En Marche! | Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt | Podcast EBC.pt Entrevista na TSF | Opinião | Objetivo SMART: 100.000 membros até 2020!

Tertúlia: Crise - Oportunidade de Transição

Qual é a natureza da Crise que estamos a viver? Que tipo de mudanças estamos a assistir? Que respostas devemos dar a esta Crise? Inserida no ciclo de tertúli...

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC

Comentário de BEMCOMUM.net em 14 dezembro 2012 às 8:43
Carla, gostei de a ler. Voltarei ao assunto.
Comentário de Carla Batista em 14 dezembro 2012 às 0:37

Olá,

Pois é, como é certo e sabido, informação nos tempos que correm é coisa que não falta, teorias muito menos, o que faz falta é partilhar a experiencia vivida e se possível dar a possibilidade a outros de darem continuidade a essa experiencia. Isso só é possível em comunidade e em comunião, quando se sabe que todos querem o mesmo e fazem ou agem no mesmo sentido. É necessário convergir em quantidade e sem medos. Para que, a onda avance mais depressa precisa de amplitude! De ações concretas, os atos isolados que se tem vindo a organizar permite sim, a partilha de parcelas de realidade, onde se mantêm um pé dentro da cerca e outro fora, isso porque o "desmame" de hábitos em "molduras sociais" são o oposto de atos em comunidade de permacultura ou de ecologia consciente.

A Colau, é a meu ver um Ser que espera encontrar um sistema ou eco-sistema a funcionar com resultados práticos em que se debate a melhoria de soluções viáveis e práticas. Faz todo o sentido, dizer: OK eu quero mudar! AGORA! Alguém de acolhe em troca da minha experiencia de vida e do que tenho para dar como SER? 

Tertúlias? Conversas de café, pois é daí que elas tem a sua origem Parisiense! Sinceramente gostaria de ver acontecer mais um gênero de Satsang ( Sat=Verdade & Sang=Companhia). Sim a unica forma de evoluir em união com o todo, porque permacultura é isso sem a menor dúvida, aplicado a um método que seja transmissível,  conhecimento veiculado para alguns, experiencia partilhada para outros, Amor ao Universo para outros. A Forma é estar em companhia de quem é VERDADE! E ser verdade é deixar todas as molduras de parte, e dizer o que se sente, o que grita em cada célula do nosso Ser ao contrário do que achamos que esperam ouvir! 

E para isso importa pouco "ser" Sr. ou Sr.ª, Dr. ou Dr.ª, Eng. ou Mestre, porque a Verdade é o Amor desprovido de interesse individual, quando conseguirmos erguer uma comunidade com essa vibração, estaremos por certo num mundo utópico :) mas REAL :D....

Mais do que mente aberta.... é coração aberto!

CRISE?

Capacidade Resolutiva de Interagir Sabiamente e Evoluir

até que dá uma bela sigla não acham!

Se vos disser, que devemos unir energias, independentemente do que cada um tem agora, porque amanhã a unica transação possível é a troca!

(o colapso bancário parece-vos assim tão distante?)

Se vos disser que devemos procurar alternativas rápidas ao que temos neste momento ao toque de um click! 

(vias de comunicação... telefone, net, tv ( se bem que esta dispensa-se bem :) .. eletricidade, água potável etc...)

Fazê-lo porque sentimos que faz sentido, e não apenas porque se diz isto ou aquilo nas noticias!

É preciso investir sim! Com tudo o que podemos! Cada um na sua medida!

O Joaquim tem o terreno ou a Herdade, o Miguel tem as sementes, a Ana conhece as plantas, o João conhece os solos, a Catarina sabe construir, o Daniel tem os materiais, e até o António que não tem habilidade nenhuma prática na área porque é cantor, e tem umas plantas na varanda que a Maria rega, mas tem verba monetária e acredita que é dessa forma que melhor ajuda!

O que quero dizer, é que todos temos lugar, mas precisamos mesmo que trabalhar em unidade.... e de coração!

12-12-12..... Dizem ser um portal....

21-12-2012 fim de um ciclo... princípio de outro...

Seja como for, muitos de nós já sentiram que algo está a mudar e melhor ainda, muitos de nós já estão em transição :) consciente!

VIVA! :D

Comentário de BEMCOMUM.net em 6 dezembro 2012 às 12:23
Viva! O objetivo é ser um ciclo de tertúlias que começa com uma apresentação. Estamos atentos a comentários e sugestões para melhorarmos..
Comentário de Vítor Hugo em 6 dezembro 2012 às 11:44

Viva Colau e Mário Rui, João e Maria

Eu não pude ir à tertúlia, com pena minha, mas pelos vistos é melhor chamar-lhe conferência, porque aí estaremos perante uma mesa de peritos(as) a absorver (ou não) a sua sabedoria e retirar proveitos, como tomada de conhecimento de estudos e experiências; parece-me que a pretensão da 'tertúlia' não era senão o que o nome indica, com convidados académicos a debitar; terá a proxima sessão um formato mais informal e participado? deverão chamar-lhe conferência e não tertúlia? a temática é sempre interessante e o modelo de apresentação e recolha pode e deve ser no modo "transição" ou seja, na linha do parecer de Colau, uma partilha em roda sem mesa de 'iluminados', sem hierarquia tipo sessão grupal, com facilitação/moderação; aguardo.

:)

Comentário de Mário Rui da Costa Laranjeiro em 30 novembro 2012 às 18:47

Concordo Contigo Colau.

Esta conferencia não me despertou interesse porque achei que seria chover no molhado.

Mas compreendo a dificuldade de fazer uma palestra que nos interessase pois ninguem sabe muito bem como o fazer.

Comentário de BEMCOMUM.net em 30 novembro 2012 às 12:25

Concordo Colau. Mais diálogo sobre práticas espera-nos :)

Comentário de BEMCOMUM.net em 30 novembro 2012 às 9:20

Gratos Eduarda. O promotor é a Direção da TPP. Uma equipa :)

Comentário de Maria Eduarda Paula Brito Pina em 29 novembro 2012 às 21:39

Agradeço ao promotor desta iniciativa, João Leitão e  aos oradores professor Viriato Soromenho- Marques e dr. Luis Queirós, a oportunidade que nos foi dada de participarmos e refletirmos em conjunto, sobre os problemas que afetam a nossa sociedade e possíveis soluções que dependem de todos e da forma como articularmos as nossas ações em conjunto. Espero que este ciclo tenha continuidade. Estarei atenta, pois gostei muito e nos dias que correm, iniciativas como esta fazem cada vez mais sentido. 

Eduarda Pina

BEMCOMUM.net Conferences

The NOVA.policies Conference. Registrations.

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, especializada na facilitação de vida a Empreendedores de Transição para as Sustentabilidades.

Impulsionamos a Permacultura como filosofia e método de design em Portugal desde janeiro de 2009.

Fomos pioneiros na adaptação do Modelo de Transição à cultura e economia portuguesas!

© 2018   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço