Rede EBC

Inovação Social, Organizacional e Política | BEMCOMUM.net | hello(at)ebc.pt

En Marche! | Volt | European SpringFale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt | Podcast EBC.pt Entrevista na TSF | Opinião | Objetivo SMART: 100.000!

Visitar gratuitamente a exposição fotográfica “Terra de Linces”

Recebi este mail da Naturlink..

Olá, boa tarde!


Quem desejar visitar gratuitamente a exposição fotográfica “Terra de Linces” http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=19533&bl=1 que foi inaugurada no passado dia 22 de Maio no Jardim Botânico Tropical de Lisboa, ao lado do Mosteiro dos Jerónimos, poderá fazê-lo descarregando um voucher/convite nessa mesma página do portal Naturlink http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=19533&bl=1 e entregando-o na entrada do Jardim.

As Escolas que desejarem visitar gratuitamente a exposição não necessitam de marcação, bastando apresentar na entrada um só voucher impresso e indicarem quantas pessoas realizarão em simultâneo a sua visita (professores e alunos).

Notamos que as entradas no Jardim para quem não entregar o voucher são pagas, podendo o portal Naturlink http://naturlink.sapo.pt , canal ambiental do portal Sapo.pt, proporcionar estas visitas gratuitas na qualidade de portal oficial da exposição e seu media partner.



Lembramos que a exposição "Terra de Linces" é constituida por um conjunto de fotografias notáveis de linces-ibéricos Lynx pardinus em liberdade no seu habitat natural, de autoria do fotógrafo Andoni Canela http://www.andonicanela.com . No fim-de-semana da inauguração, a exposição foi visitada por cerca de 1200 pessoas.

Andoni Canela é um fotógrafo profissional de nacionalidade Espanhola especializado em fotografia de Natureza. Vencedor do Prémio Godó de Fotojornalismo em 2009 por uma reportagem sobre o lobo-ibérico, o seu trabalho ilustra mais de 30 reportagens da revista National Geographic, em diferentes edições publicadas em Espanha, Portugal, Itália e França. Possui igualmente trabalhos publicados noutras publicações de prestígio como BBC Wildlife, Geo, Newsweek, La Vanguardia ou The Sunday Times.


O lince-ibérico é o felino mais ameaçado do mundo, tendo sido estimada em 2009 uma população global de 220-225 indivíduos, ocorrendo quase exclusivamente em Espanha, com algumas detecções esporádicas em Portugal. As causas do seu declínio populacional são diversas, mas relacionam-se sobretudo com a diminuição das populações de coelho-bravo, sua presa preferida, e a perda de habitat. Com efeito, a espécie sofreu um declínio acentuado desde meados do século XIX até ao final do século XX, tendo sido ainda estimado em 1988 um efectivo populacional total de 1000-1200 indivíduos, que chegou a menos de 200 indivíduos em 2005. Na sequência da implementação de diversas acções de conservação, aparentemente esta tendência negativa parece estar a inverter-se, tendo-se registado um pequeno crescimento populacional desde então.



Como resposta à precária situação da espécie, estão actualmente a ser implementados em Espanha e Portugal diversos programas de conservação, delineados para a recuperar em ambos os países, envolvendo o trabalho conjunto de equipas de dos dois lados da fronteira e de diversas instituições públicas e privadas. A exposição “Terra de Linces” enquadra-se na componente de sensibilização ambiental do projecto IBERLINX, projecto que está a ser executado pela EDIA, Águas do Algarve, Junta de Andaluzia e o Ayuntamiento de Valência del Mombuey, com o envolvimento institucional e participação do Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade, e que inclui igualmente diversas acções de conservação no terreno. A Exposição beneficia ainda do apoio do Jardim Botânico Tropical (IICT) e da Câmara Municipal de Lisboa.



Esta exposição foi organizada para que possamos entender melhor o grande desafio de dar ao lince-ibérico um futuro no bravio das vastas regiões de Espanha e Portugal que estão a procurar tornar-se de novo terra de linces. Na exposição, Andoni Canela mostra-nos, de modo íntimo, o lince-ibérico e o seu habitat. A terra de linces é a nossa terra, o local que temos de partilhar com eles. A arte do fotógrafo leva-nos a reflectir sobre o que é necessário fazer para conseguir essa partilha.



Uma parte das fotos da “Terra de Linces” http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=19533&bl=1 estará exposta no exterior, em grandes telas fotográficas distribuídas pelo muito aprazível Jardim Botânico, e outra parte estará disposta em duas salas do Palácio dos Condes da Calheta, no topo do Jardim. O horário da exposição é o seguinte:

Dias úteis: 9h00 – 18h00

Fins-de-semana e feriados: 11h00 – 19h00.



Convidamo-Vos entusiasticamente a visitar a “Terra de Linces”. As razões para o fazer são múltiplas, sendo a extraordinária beleza e raridade das fotos de linces em liberdade no seu habitat natural umas das principais.



Cordialmente

Rui Borralho


Rui Borralho
NATURLINK
Rua Robalo Gouveia, nº 1-1A
1900-392 Lisboa
Portugal
tel: +351 21 7991100; fax: +351 21 7991119
http://www.naturlink.pt
http://www.pluridoc.com
http://twitter.com/Naturlink
http://twitter.com/NaturJobs

Exibições: 43

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC

BEMCOMUM.net Conferences

The NOVA.policies Conference. Registrations.

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, especializada na facilitação de vida a Empreendedores de Transição para as Sustentabilidades.

Impulsionamos a Permacultura como filosofia e método de design em Portugal desde janeiro de 2009.

Fomos pioneiros na adaptação do Modelo de Transição à cultura e economia portuguesas!

© 2018   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço