11 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

Grupos

PREC XXI

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, promotora do projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!

Nos últimos 30 anos ocorreu uma grande mudança da consciência mundial. Esta mudança aconteceu porque muitos indivíduos se aperceberam de que embora não conseguissem mudar o mundo, poderiam mudar a forma de viverem as suas vidas.

Cultivar a sua própria comida de uma forma delicada e consciente é uma forma de mudar as suas vidas e que faz a diferença.

Estando desconectados da nossa cadeia alimentar estamos separados do solo e da vida na Terra. Produzir comida, mesmo numa pequena área, devolve poder e faz-nos entrar num processo de abrandamento das nossas vidas - é uma forma de nos sintonizarmos com as necessidades da Terra satisfazendo as nossas próprias necessidades. Colocamos vida no solo, e o solo enriquece a nossa vida.

Como animais, fazemos parte do ciclo de nutrientes da Terra, tal como as plantas e os outros animais.

A Terra convida-nos a criar nela o que necessitamos, as árvores são disto um excelente exemplo, elas absorvem o nosso dióxido de carbono e dão-nos o oxigénio.

Um solo saudável faz crescer colheitas saudáveis, o que por seu turno cria pessoas saudáveis que podem fazer crescer um ecossistema e planeta saudáveis.

Ref: How to grow more vegetables*, J. Jeavons

Exibições: 61

Tags: Sustentabilidade, bio-intensivo, consciência, solo, terra

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net

Comentário de BEMCOMUM.net em 24 setembro 2010 às 17:03
Experimentei muitas vezes quando era bem pequeno: "Produzir comida, mesmo numa pequena área, devolve poder e faz-nos entrar num processo de abrandamento das nossas vidas - é uma forma de nos sintonizarmos com as necessidades da Terra satisfazendo as nossas próprias necessidades. Colocamos vida no solo, e o solo enriquece a nossa vida."

© 2020   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço