11 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt | Renew Europe | Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.
Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, promotora do projeto ENERGizar.pt.
Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Neste momento temos duas diferentes variedades de alface, duas variedades de acelgas, cebolas frescas, alho francês, cebolinho chinês, cebolinho, espinafres, aipo, três variedades de courgetes, rúcula, pimpinela, coentros, três variedades de feijão.
Brevemente teremos doze variedades de tomate, duas de beringela, três de beterraba, melões, meloas e abóboras.
Não conseguimos comer tudo e temos mais plantas do que estamos a conseguir vender em cabazes que entregamos todas as semanas em Lisboa.
Podem acampar na nossa zona de montado e ficar por cá uns dias a ajudar a comer a nossa horta. Em troca gostaríamos que nos ajudassem a cuidar das plantas e de cinco galinhas.
Paralelamente estamos a fazer a implantação de uma área de pomar em sistema de keyline, com cerca de cinco hectares onde ainda faltam plantar, mirtilos, maçãs, pêras, ameixas e pêssegos.
Temos sete anos de experiência em agricultura biológica certificada.
Recolhemos, coleccionamos e distribuímos as nossas próprias sementes, sobretudo de variedades regionais, tradicionais e antigas. Temos ferramentas, espaço, conhecimento e muito trabalho pela frente até final doano.
Precisamos de preparar novos espaços de plantação de hortícolas (canteiros em camas afundadas), montar sistema de rega gota-a-gota, acabar dois galinheiros fixos para receber novas galinhas e plantar árvores mirtilos.
Temos duas crianças de férias (6 e 11 anos) que gostam de receber amigos para brincar.
Habitamos numa casa isolada no meio do montado, na Herdade do Freixo do Meio, perto de Montemor-o-Novo.
Temos água da fonte para beber e cozinhar. Água da mina para tomar banho, lavagens e rega.
Não temos, no entanto, todos os ingredientes para proporcionar a todos refeições ricas e equilibradas.
Por isso todos os voluntários que queiram comparecer serão convidados a contribuir com algumas coisas para partilharmos refeições: Arroz, massa, café, cereais de pequeno almoço, leite, queijo, frutas, enfim, o que quiserem. Ou contribuir com 3€/dia para custos de alimentação.
Contactos: Carlos Simões – cemcaos@gmail.com – Telm. 919806434.
CONTACTEM-NOS ANTES DE VIR!
Comentar
Obrigada Benjamim pelo retrato da vossa estadia. Ainda tenho mais pena de ainda não ser possível a nosso ida, mas acabaremos por ir, não tenho duvidas. Durante o fim de semana, vou eu a pesquisa na internet do significado das varias palavras que usaste no teu texto...e assim vou visitar a Catarina e o Carlos um pouco menos ignorante!
Catarina Roque:
Fala-nos dos teus exitos com o metodo ramos de arvores triturados ai em Palmela.
Tenho curiosidade em saber.
Benjamim Fontes em Tamera, Odemira
Carlos.
Estou em odemira num curso de espacos de retencao de água.
Estou a gostar do espaco (muita agua), muita vegetacao e pessoas de 14 paises no curso.
Gostava de vos ver. Tenho livre este domingo dia 11 de agosto de 2013 e o domingo 18 de agosto 2013. Vim com boleia de uma amiga de Braga. Há autocarros de Odemira para Foros de vale de figueira ao domingo?
A Philo ficou em Fiaes.
Escrevo num computador com teclao alemao sem acentos portugueses.
Abraco o Carlos, A Catarina, 6 Filipe e o Andre.
Benjamim Fontes
É uma tentação, não só comer esses produtos, conhecer o vosso projecto, ajudar-vos e respirar esse ar, alias que me é familiar...
Podem ver o que temos andado a fazer nos últimos 3 anos aqui: https://www.facebook.com/diasnas.arvores.7/about
COMO CHEGAR
Através da A6 – saída Montemor-o-Novo, virar à esquerda e seguir pela Nacional 114 em direcção a Coruche. À entrada de Foros de Vale de Figueira, virar à esquerda imediatamente antes do primeiro semáforo. Ao fim dessa rua seguir para uma estrada de terra, ligeiramente à esquerda até encontrar a entrada da Herdade do Freixo do Meio. Seguir depois a indicação --» “Visitas” (à direita) até chegar à Azinheira Sul situada junto do restaurante que tem cá fora uma esplanada de madeira.
Pela Nacional 114 – Vindos de Lavre, atravessar a aldeia de Foros de Vale de Figueira e virar à direita no último semáforo à saída da aldeia. Ao fim dessa rua seguir as indicações dadas acima.
Pela Nacional 4: Ao chegar a Montemor-o-Novo, vira na primeira rotunda em direcção a Coruche. Segue sempre em frente até chegar a Foros de Vale de Figueira. Logo à entrada da aldeia, a seguir ao campo de futebol, junto aos semáforos, virar à esquerda e seguir até final da rua. E seguir as indicações dadas acima.
A partir da Azinheira Sul, virar à direita (descendo) e 20 metros depois à direita seguindo as indicações “Freixo de Cima”, até ao monte isolado no meio do montado onde habitamos.
Ou então telefonar: 919806434
Até breve!
eu quero
Estamos de volta. Alguém quer vir ajudar-nos a comer a horta em Agosto e Setembro de 2013?
Este blog já ocupa 11 páginas. Parabéns, Carlos Simões.
Peço licença para pensar aqui em voz alta sobre
MÉTODOS DE RECOLHA DE ÁGUA DA CHUVA E DE NASCENTE.
O meu companheiro nesta viagem é Brad Lencaster com o exemplar do livro emprestado pelos reponsáveis de um dos vários projetos do Freixo de Cima (o autor deste blog e ...) de título rain water harvesting.
A minha pergunta é:
que métodos de recolha de água de chuva utlizam vocês (utilizamos nós) nos vossos (nossos) terrenos ou herdades? E que sucessos conseguiram 8conseguimos) através deles?
Qual é o meu ponto de situação no terreno (8000 metros) que possuo com outra pessoa?
Vou tentar logo que possa todas as possibilidades de recolher/manter a água da chuva e das nascentes (que também são reservas de água da chuva):
Vou começar pelo primeiro método do senhor Brad lencaster:
VALAS E CÔMOROS (COMBROS AQUI NO NORTE). Em inglês no livro citado, cap. 2 Berm `n Bassins (65 a 85 no citado livro).
Quem "chuta" (amanda, diriam os lisboetas) ideias ou experiências sobre o assunto?
De propósito não utilizo um nome para este método muito usado pelos permacultores. Prefiro esta designação do Brad.
Fico á espera de ideias e sobretudo de experiências. Logo que eu ponha em prática este método venho cá dar detalhes sobre a minha experiência.
Para quem não conhecer este assunto pode ver em inglês neste link descrição e imagens desenhadas destes métodos. http://watershedmg.org/sites/default/files/docs/wmg_earthworks_hand...
Toca a construir VALAS E COMBROS para a chuva que se anuncia na próxima sexta-feira.
Nota: Aqui já começou a chuviscar. Vamos fazer VALAS E COMBROS.
Abraços molhados de chuva ansiosamente desejada.
Benjamim Fontes
Olá todos.
Foi um privilégio tê-los cá, Benjamim e Philomène.
Fizeram mais de 300 quilómetros para nos ajudarem e foram inexcedíveis no carinho e atenção que nos dispensaram a nós, à nossa horta e às crianças.
Já temos saudades... E apenas nos consola saber que antes do ano acabar vamos poder visitar-vos durante o Encontro da Semente da Colher Para Semear que este ano irá decorrer em Arouca, perto de Fiães.
Obrigado por estes dias maravilhosos que passaram connosco.
Catherine serás bem vinda. Há-de chegar a tua vez. Já tens os nossos contactos. Até breve.
"Vamos finalmente, responder ao convite de comer da horta do Carlos...! Olá Carlos? só precisava de confirmares, e de ter um contacto, no caso de andarmos perdidos!"
Catherine:
Aqui no ecran vejo no texto de convite do Carlos- Contactos: Carlos Simões – cemcaos@gmail.com – Telm. 919806434.
Foi este contacto que nós usamos quando nos sentimos perdidos no meio de tantas portões improvisados das cercas da herdade do freixo do meio (600 hectares).
Isto é só uma dica enquanto o Carlos arranja tempo para te responder.
Benjamim Fontes
© 2021 Criado por BEMCOMUM.net.
Ativado por
Badges | Relatar um incidente | Política de privacidade | Termos de serviço
Você precisa ser um membro de Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net para adicionar comentários!
Entrar em Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net