10 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

MktLab

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, focada no projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

De 15 a 22 de Fevereiro de 2014 organizamos mais uma campanha de plantação em Keyline.

Proporcionamos alojamento na Quinta Anema, em Lavre, e 3 refeições diárias aos voluntários que nos queiram vir ajudar.

Temos apenas 8 vagas para esta campanha.

Podem participar 1, 2, 3 ou os dias todos.
Damos preferência a quem queira a semana toda.

Explicamos o funcionamento do sistema keyline.

Com a preciosa ajuda do Jesus Ruiz, de Espanha. (www.lineaclave.org), marcámos todos os locais de plantação das fruteiras que vão ocupar cerca de 5 hectares, no terreno onde estamos a trabalhar, dentro da Herdade do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo.

À plantação iremos aplicar composto, correctivos minerais e micorrizas. Uma oportunidade também para partilharmos conhecimentos com todos os que quiserem vir ajudar e compreender o sistema keyline.
Com origem na Austrália, nos anos 50 do século XX, pela mão de P. A. Yeomans, o sistema Keyline é uma forma de planeamento que permite efectuar uma gestão correcta da água da chuva no solo, de forma a cumprir um papel regenerativo do sistema. 
No caso do terreno do pomar, o sistema keyline permite-nos melhorar um solo pobre, pouco profundo e mal estruturado através da gestão da água do solo. Isto é feito inicialmente pela marcação de linhas-chave (keylines) e pela plantação das árvores em linhas determinadas a partir destas e, no futuro, pela passagem de um arado keyline (keyline Plow ou arado Yeomans).

Será uma das últimas oportunidades para participar neste projecto pioneiro de Agricultura Regenerativa em Portugal e que temos vindo a partilhar com dezenas de pessoas.
Só já faltam 106 ameixeiras, 21 pessegueiros, 218 macieiras e 108 pereiras.

Contactos: 
919806434 (Carlos Simões)
961285124 (Catarina Joaquim)

Inscrições por tel. ou para o mail: diasnasarvores@gmail.com

Exibições: 228

Tags: Yeomans, agricultura, ameixeira, biológica, fruteiras, keyline, macieira, pereira, pessegueiro, plantação, Mais...pomar, regenerativa, solo

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC

Comentário de ana Virginia de oliveira em 17 fevereiro 2014 às 6:20

Olá, estarei em Portugal para o verão, e gostaria de participar de plantações e tratos de fruteiras  e outros. Sou da rede wwoof , aqui no Brasil recebo jovens do mundo pela wwoof , Moro em um pequeno sítio , onde planto... enfim. Aguardo resposta.

© 2019   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço