11 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

Grupos

Fale connosco!

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, promotora do projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!

Um desafio solidário e sustentável que responda à situação económica actual dizendo NÃO à crise

O meu objectivo é desafiar os membroas de Transição e Permacultura Portugal a discutir e colaborar comigo para tarnarmos realidade um projecto que há muito tempo acarinho mas que só agora tive coragem de tornar público. Talvez seja demasiado ambicioso ou talvez seja eu demasiado velho ou demasiado irrealista. Será possível construir um sistema através do qual poderemos adquirir aquilo que necessitamos sem dinheiro? Será possível que esse sistema possa suplementar ums grande parte das nossas necessidades e contudo rejeitar o uso da moeda oficial? A resposta está na economia solidáris e nas moedas sociais:

Mas é necessário ir mais longe com o sistema que propomos desenvolver, é necesssário aplicar aqui três conceitos extremamente importantes: o de "Jak Members  Bank" http://en.wikipedia.org/wiki/JAK_Members_Bank   o conceito de "banco de terras" e o conceito de "crowdfunding". Nas minha mente o produto final de um projecto destes seria a criação de um sistema com lojas onde não se aceita moeda oficial e um banco que oferece crédito (tipo microcrédito) e capital de "startup" sem cobrar juros nem reembolsos monetários. 

Alguém acredita?

Depende apenas da vossa solidariedade de da vossa participação! Acreditam? 

Exibições: 87

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net

Comentário de Casimiro de Jesus em 24 dezembro 2011 às 21:05

Olá João:

Não esperava outra coisa.

Entretanto Feliz Natal!  

 

Comentário de BEMCOMUM.net em 24 dezembro 2011 às 19:50

Temos muito que conversar Casimiro :)

© 2020   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço