11 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

Grupos

PREC XXI

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, promotora do projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!

Prenda de Natal - TPP - Associação Transição e Permacultura Portugal

Viva!

A TPP - Associação Transição e Permacultura Portugal está aberta a pessoas, famílias, comunidades, organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Está aberta e de braços abertos a todos nós.

 

Começo por agradecer a V. disponibilidade e entusiasmo, para cocriarmos um projeto modesto mas ambicioso, na sua missão de inspirar a sociedade portuguesa para a ideia de Felicidade na Simplicidade, de acordo com os princípios da Permacultura e do Modelo de Transição.

A história desta associação, pode muito bem ser apresentada, como resultado do melhor da tradição e cultura portuguesas, a genialidade de muitos visionários/fazedores planetários, e o espírito empreendedor, universalista e cosmopolita dos portugueses que abraçam o mundo, honrando os seus antepassados e valorizando uma identidade de que nos devemos orgulhar.

Observando a situação do Mundo, intuímos a urgência de facilitarmos o nascimento de projetos e organizações exemplares de um novo paradigma ético,
mental e civilizacional.

A TPP - Associação Transição e Permacultura Portugal foi constituída na sexta-feira, dia 23 de Dezembro de 2011, em Coimbra.

A Rede Social Transição e Permacultura Portugal e a TPP - Associação Transição e Permacultura Portugal são entidades distintas, mas complementares, que estabelecerão uma sólida parceria em termos a decidir pelos órgãos sociais da associação.

Vamos iniciar 2012 com o pé direito, celebrando o 3º aniversário (13 de Janeiro) da Rede Social Transição e
Permacultura Portugal e a apresentação pública da TPP - Associação Transição e Permacultura Portugal.

Este é o momento para abraçarmos projetos, que para além de benefícios pessoais, cuidem de tudo e de todos.

A Humanidade parece estar num momento singular da sua História. Em Portugal especificamente, as crises financeira, económica e social, fazem sentir-se com especial intensidade, aunciando um período de transformação a curto, médio e longo prazo, e novas formas de abordar antigos e novos desafios.


Precisamos com celeridade, de ideias, estratégias e técnicas para criarmos Rendimento a cuidar do planeta e das pessoas.

Precisamos de uma nova prosperidade, que inclua todas as dimensões do que é ser humano num planeta finito. Intuitivamente, sabemos que temos que nos reinventar, reinventar sistemas, novas formas de mensurar objetivos coletivos de longo prazo. O universo pede-nos coragem, idealismo, mas também muita objetividade.

Somos muito mais, do que o actual modelo económico e social, nos tem permitido expressar. Somos cooperativos, criativos, amorosos, justos, inteligentes.

Acreditamos no pioneirismo, bondade e generosidade da nossa iniciativa. Estamos muito interessados desde já, em trocar ideias, emoções e realizar.

Durante a próxima semana, partilharemos as formas possíveis como todos poderão contribuir para este sonho coletivo.

"A visão sem ação não passa de um sonho. A ação sem visão é só um passatempo. A visão com ação pode mudar o mundo" (Joel Baker)

Grande abraço,

João Leitão

Exibições: 1661

Tags: permacultura, permaculture, portugal, transition, transição

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net

Comentário de BEMCOMUM.net em 30 janeiro 2012 às 15:05
Comentário de BEMCOMUM.net em 27 janeiro 2012 às 8:47

Eis a descrição do processo de pré-inscrições:
http://permaculturaportugal.ning.com/profiles/blogs/estao-abertas-a...

Comentário de BEMCOMUM.net em 24 janeiro 2012 às 12:51
Comentário de José Pinto em 16 janeiro 2012 às 22:41

ok, obrigado.

Comentário de Facilitadores EBC em 15 janeiro 2012 às 19:04

Olá José. Será possível a entidades coletivas serem sócias da Associação TPP. Estamos a ultimar os processos que permitirão receber pré-inscrições e inscrições de associados.

Comentário de José Pinto em 14 janeiro 2012 às 11:44

Como me posso associar? Uma Associação legal também pode ser sócia da TPP ?

um abraço

Comentário de Li em 7 janeiro 2012 às 14:22

Hei hei, parabéns e muito sucesso para a associação!! ;)

Ficarei atenta sobre mais desenvolvimentos e espero poder ficar entre os primeiro 100 socios

Comentário de Maurício d'O FOJO em 2 janeiro 2012 às 14:21

Boa meninos!

Espero que esta união de esforços possa efectivar o imenso trabalho que há a ser feito a todos os níveis. Que o vosso FOCO seja uma parte CONSTRUTIVA e POSITIVA para todos e, com certeza, será! Bem hajam!

2012 vai ser um excelente ano de colheita destes anos todos de trabalho! Estamos a crescer e a amadurecer, colhendo os frutos: mais e mais pessoas abertas, atentas e despertas, mais projectos, mais iniciativas, mais participantes efectivos, mais pessoas a transitar, mais hortas, mais árvores plantadas!

Temos ainda, no entanto, um caminho duro no que diz respeito às relações humanas. Será este um dos principais focos n'O Fojo em 2012. É aí, na base dos egos, que AINDA residem os maiores conflitos. É nas nossas relações e na forma como vemos o outro, e como decidimos interagir, que devemos actuar com determinação de forma  a livrar-nos de uma vez por todos deste flagelo da desconfiança, da inveja e da falta de cooperação.

Se precisarem de ajuda, estamos disponíveis dentro da nossa particular fase do processo.

ABRAÇOS DE BOM ANO A TODOS!

E bem hajam por esta associação! Desejo MESMO um óptimo trabalho e, como a Tara, MUITA LUZ!!

Comentário de BEMCOMUM.net em 27 dezembro 2011 às 19:48

Mesmo para ateus como eu, o texto de Paulo, sugere-nos um ser humano muito evoluído, concordam? Não é o meu caso...

Comentário de BEMCOMUM.net em 27 dezembro 2011 às 16:12

"O amor é paciente, o amor é prestável, não é invejoso, não é arrogante nem orgulhoso, nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita nem guarda ressentimento. Não se alegra com a injustiça, mas rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" - São Paulo, I Coríntios, 13, 4-7."

© 2020   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço