13 anos de Plataforma BEMCOMUM.net! Fale connosco: +351 239100351 ou info(at)ebc.pt
Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros.
Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, ECG, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Comentar
Partilho mais um blog amigo do ambiente e das dicas bastante uteis
http://365coisasquepossofazer.blogspot.pt/
podemos fazer de tudo, é preciso é imaginação...
http://receitasdeprodutoscaseiros.blogspot.pt/
Parece bem simples, e funcional... vou experimentar e depois digo algo :)
nada como a experiência...
Oi malta! Também tenho andado a fazer Sabões e sabonetes de glicerina e quero partilhar algumas informações que fui encontrando.
Para começar todo o sabão é feito com Soda cáustica (o que também fiquei admirado ao saber) e supostamente, se a quantidade de óleo para soda cáustica e água for a certa, a soda cáustica desaparecerá (embora decerto que ficam sempre vestígios de químicos). O único modo natural de substituir a soda cáustica, pelo que li, é ferver cinzas de madeira na água durante 2 a 4 horas de modo a tornar a água o mais alcalina possível. Isto porque para o óleo saponificar (endureçer) precisa de uma substância alcalina (soda cáustica é a mais alcalina). Para saberem bem que medida de soda cáustica, água e óleo devem usar podem usar este site: http://www.soapcalc.net/calc/SoapCalcWP.asp
Se usarem pouca soda cáustica o sabão vai ficar mole e vai demorar a endurecer (ou pode nem endurecer) e se usarem soda cáustica a mais o sabão vai ficar com cristais brancos (excesso de soda) e não é nada bom para a pele.
Do processo de saponificação do sabão resulta também a glicerina, que se pode dizer que são os açucares dos óleos e gorduras vegetais ou animais. Normalmente só alguém com formação na área é que sabe como extrair a glicerina desse processo. A glicerina é mais neutra em termos de PH do que o sabão que é mais alcalino, daí ser mais áspero na pele e sendo usado mais para a roupa, e a glicerina sendo usada mais para a pele.
Para fazer um sabonete de glicerina é mais fácil do que fazer sabão, pois só é preciso derreter a glicerina e adicionar os corantes, essências, etc.. e deixar endurecer na forma desejada. A dificuldade é que a glicerina para se usar tem de ser glicerina em barra que só poderá ser adquirida por compra, por exemplo na New Directions.
De qualquer modo, é sempre melhor sermos nós a fazer o produto pois assim temos a certeza da sua qualidade e origem.
Normalmente, quando se pensa em negócio, dinheiro, tende-se a adulterar a qualidade de um bom produto.
Eu não confio muito nos produtos que andam à venda e se diz serem naturais ou biológicos..
Boa sorte com as experiências :)
Bela dica essa do chá!
Também tenho dúvidas sobre qual o rácio sabão/àgua para criar um detergente liquido para a máquina. Tenho estado a testar isto e penso que talvez seja por volta das 150/200gr de sabão clarim para 1l de àgua, mas como disse ainda ando em testes para obter uma consistência ideal (nem demasiado liquida, nem demasiado pastosa). E também ainda me falta testar a eficácia na remoção de nódoas díficeis, mas a máquina de lavar entretanto tem tido problemas (não relacionados com esta experiência) e está tudo um pouco parado. Também gostaria de saber se alguém que já utilize o sabão há algum tempo na máquina teve algum problema com isso: tenho medo que o sabão possa "resolidificar" e acumular-se em alguma parte da máquina...Ainda por cima agora que vou ter de comprar uma máquina nova e não quero que a garantia fique comprometida por causa disso.
Também tenho comecei a usar sabão clarim no banho (para o corpo) e até como creme de barbear e os resultados têm sido excelentes: o cheiro a sabão desaparece ao fim de 5/10 minutos (apesar de eu não o achar desagradável) e é extremamente hidratante (nota-se no barbear).
Também existe um sabão para roupas delicadas (é amarelo), mas agora não me lembro do nome.
As drogarias são excelentes sitios para encontrar "reliquias" de antigamente que são mais ecológicas (pasta medicinal couto, máquinas de barbear de lâminas "gillete simples" - comprei uma por apenas 4,5€!, sabões e sabonetes tradicionais, produtos avulso, etc., etc....)
Olá Telmo, se tiveres algum óleo essencial pode resultar, mas o chá fica mais barato, mais caseiro e parece-me que dá também para, além de perfumares o "detergente", acresecentares o potencial da planta que escolhes ao produto. Que tal melaleuca? É desinfectante.
Encontrei isto:
SABÃO LÍQUIDO PARA LOUÇA
Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar.
DETERGENTE ECOLÓGICO
Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida,esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem.Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.
Deixo uma sugestão para fazer o próprio sabão que tirei da página Mundo da tribos
"Óleo de cozinha (já usado) não deve ser descartado de qualquer forma, muito menos derramado no ralo da pia, pois está atitude prejudica o meio ambiente e o seu bolso, pois causa danos no encanamento.
Assim, seria ideal utilizar alternativas sustentáveis, medidas que irão deixar você com a consciência tranquila, mas o que fazer então?
Veja uma super receita: sabão ecológico.
Ingredientes:
4 litros de óleo comestível usado;
2 litros de água;
½ copo de sabão em pó;
1kg de soda cáustica em escamas;
5ml de óleo aromático de sua preferência.
Preparo:
Ferva a água e use meio litro para diluir o sabão em pó. Em seguida dissolva a soda na água restante. Adicione devagar as duas soluções ao óleo de cozinha e mexa por 20 minutos. Depois adicione a essência misturando bem e despeje nas formas escolhidas.
Corte e desinforme as barras de sabão no dia seguinte.
Cuidado com a soda cáustica, pois pode ocasionar queimaduras e é altamente tóxica.
Use materiais de madeira e plástico no preparo.
Sabão caseiro é uma atitude a favor do meio ambiente!"
Olá João
A resposta para a dúvida sobre o sabão azul e branco está aqui: http://www.socipole.com/site/php/saboes.php
Claro que tem quimicos mas parece-me que as gorduras e quimicos se anulam durante o processo reactivo e sim, vou continuar a "borrifar" as plantinhas para afastar os insectos.
Um abraço
Alguém me pode indicar onde é que se podem comprar óleos essenciais? Em drogarias?
obrigado
Tininha, o sabão caseiro que faço tem químicos sim. Tem a soda cáustica, óleo vegetal e água. Este processo é chamado de saponificação. Neste processo há uma reacção química entre um ácido (existente no óleo vegetal) e uma base (soda cáustica). Ou seja, adicionando Éster de ácido graxo + Base forte → Álcool + Sal de ácido graxo (sabão). Após a saponificação não ficam restos de soda cáustica. A meu ver, o sabão É um produto químico. Mas parece-me a melhor solução em relação aos champôs que normalmente se vendem.
Miguel, obrigada pelas informações sobre os ingredientes do sabão azul (o problema que vejo nesse sabão é o óleo de palma - sabemos que florestas inteiras são desvastadas para a plantação massiva de palma!).
Cati, bela experiência. Vou fazer o mesmo :-D
Alicia, sofri desse mal há pouco tempo (cabelos tipo palha depois de usar sabão de alcatrão). Há pouco tempo, através da descoberta da Rita Vegan, comprei os champoos do Lidl, sem ser da Cien - http://ritavegan.blogspot.com/2011/02/produtos-de-higiene-vegan-de-...) e usei logo a seguir ao alcatrão e voilá! Mas ouvi dizer também que os champôs de argila também são bons para combater a caspa.
Sabão feito na colónia de férias de verão de 2010 do CEA-AdDP - os miúdos adoraram a esperiência! :-D
© 2022 Criado por BEMCOMUM.net.
Ativado por
Badges | Relatar um incidente | Política de privacidade | Termos de serviço
Você precisa ser um membro de BEMCOMUM.net Economia para o Bem Comum para adicionar comentários!
Entrar em BEMCOMUM.net Economia para o Bem Comum