10 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

MktLab

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, focada no projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Viva!

 

A Rede EBC | Economia do Bem Comum, com mais de 6.000 membros, tem mais de de nove anos de vida e muita informação útil para quem a conhece. Pretendemos com este texto (em melhoria permanente), facilitar o acesso a informação relevante, que otimize os benefícios de cada visita.


 

Um dos objectivo desta Rede é ajudar Portugal a ser uma referência mundial de resiliência e felicidade, através de um dinâmico Movimento de Transição em Portugal (história). Este deveria ser um desígnio nacional em qualquer circunstância, mas é particularmente importante, num contexto em que, a saúde mental dos portugueses, a sua capacidade financeira para investir em mudança, a sua segurança energética e o descontentamento com o sistema político, precisam do contributo de todos. Temos a oportunidade de Reinventar Portugal!

 

Para o concretizarmos, sugerimos que investigue sobre Permacultura, independentemente das competências profissionais e ou académicas que já possui. Se está mais focado em integrar ideias sociais e ecológicas com as empresas e a economia, co-organize EBC Sessions!

 

Seguidamente, sugerimos que coloque parte do seu tempo e energia, em algo que o beneficie a si e à sua comunidade, ou seja, que comece uma Iniciativa de Transição no local em que vive.

 

Propomos que verifique se já existe algum grupo geográfico que corresponda à sua região, localidade, ou bairro. Se não, crie um.

 

Depois sugerimos que conheça melhor o Movimento de Transição, aqui. Junte-se pelo menos a mais duas pessoas, e comece a Transição para uma Permacultura, perto de casa.

 

A tarefa é exigente mas divertida. Em pouco anos, devemos ajudar-nos a nós, família e amigos, comunidade, país, e o Planeta Terra.

 

Comece agora, e traga amigos!

 

Gratos.

 

João Leitão

 

P.S: Está com tempo? Visite a nossa extraordinária colecção de vídeos. 

Exibições: 2705

Tags: permacultura, permaculture, portugal, transition, transição

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC

Comentário de João de Figueiredo Rodrigues em 4 abril 2018 às 13:30

Uma Inês com 5 filhos que "gosta de BEBER" felicidade formará por certo "boa equipa" de 6 ARTISTAS, em auto gestão. Era esse o conceito sócio/económico da já "cinquentenária" GERAÇÃO de 60, quando a ideia de BEM COMUM, ainda que bonita se afigurava um tanto vaga. De facto, não sendo, então como agora, o BEM dos banqueiros que tudo controlam NADA COMUM aos anseios desta pobre HUMANIDADE que "marca passo" , não se vê facilmente como se poderão acertar tais ponteiros e talvez seja por isso que achei uma certa graça à Inês e resolvi entrar também nesta CONVERSA que se espera evolua em ESCUTA CRIATIVA, a fim de se chegar ao tal BOM TERMO, habitado por esse tão desejado quão pouco edificado BEM COMUM. Embora já em Abril, não sendo, no meu caso, o 6 de Março um dia qualquer, aqui estou para o que DER E VIER...

Comentário de BEMCOMUM.net em 6 março 2018 às 13:21

Parabéns pelos cinco filhos Inês :)

Comentário de Inês em 6 março 2018 às 9:30
Olá a todos! Sou a Inês vivo em Cascais e bebo há 30 anos ;) ihihihi
Brinco
Vivo em Cascais,tenho 5 filhos e penso adquirir um terreno em breve. Depois... Mãos ao trabalho! ;) obrigada pelas dicas, videos e sinergias.
Até breve!
Comentário de paulo torres em 3 fevereiro 2015 às 17:34

vivo da regua tras dos montes hoje entrei  deste site espero que tudo seja eficaz

Comentário de BEMCOMUM.net em 25 março 2012 às 9:06

Gratos Rosário!

Comentário de Rosario Lobolopes em 25 março 2012 às 0:27

Oi Pessoal. Vivo em Lisboa,Marvila,e peguei aqui mesmo junto á minha casa um pedaço de terreno aonde tenho cultivado desde há 8 anos, onte tenho um pilriteiro enorme,uma figueira pingo mel,e mais 8 arvores de fruto e várias especies mais. Gostava se alguens gostasse de fazer uma experiencia de permacultura,que eu não fiz nada na area, se sentissem desde já convidados.Grata

Comentário de BEMCOMUM.net em 30 novembro 2011 às 21:21

Obrigado Paulo. Haverá melhorias significativas nos próximos meses...

Comentário de Chelonia mydas em 3 maio 2011 às 15:10
Roteiro 5 estrelas. Maravilha para um passeio virtual!
Comentário de Luís Amaral em 5 abril 2011 às 10:18

Parabéns Helder!

Pela iniciativa e coragem de, poucas horas após entrares na Rede TPP, te sentires à vontade para dar a tua opinião e contributo. Todos os que quase diariamente ou, por vezes, várias vezes ao dia têm oportunidade, necessidade, ou vontade de aqui regressar, se sentem, certamente entusiasmados quando verificam que cada dia há mais e mais pessoas partilhando da mesma língua e de visões do mundo muito semelhantes, por vezes até coincidentes.

Obrigado a ti e a todos os que fazem do TPP uma referência, qual farol luminoso apontando vias e alternativas nestes tempos de efervescência e de "dominância pardacenta".

Bem-hajam :-)

Comentário de Helder Renato Gonçalves em 5 abril 2011 às 2:27

Olá a todos,

Acabei de criar a minha conta e estou no inicio da minha caminhada e aprendizagem mas com uma forte vontade de aprender e ajudar nesta nobre missão!

Obrigado por toda a informação e até já :)

© 2019   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço