10 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

Regenerar solo com o sistema Keyline

Caros amigos!

Já na próxima sexta-feira (10 de Outubro 2014) inicia-se o Curso Teórico-Prático de Keyline, na Courela da Ponte Velha, no Lavre (Montemor-o-Novo). Este curso é dirigido sobretudo a agricultores e a técnicos e gostaríamos de vos convidar a comparecer, assim como a passarem esta informação a outros possíveis interessados.

O sistema Keyline é uma forma de planeamento da paisagem com base no seu relevo natural que, como resultado, permite a melhor distribuição da água no terreno e maior infiltração, usando as propriedades físicas da água. Permite também aumentar em poucos anos a profundidade do solo útil, ou seja, a espessura de solo que é efectivamente explorada pelas raízes das plantas. Um aumento do volume de solo explorado pelas raízes traduz-se num aumento de nutrientes e de água disponível para as plantas, resultando no aumento da produção obtida, seja em pastagens, cereais, fruta, hortícolas, etc.

Este planeamento permite saber, do ponto de vista económico e ecológico (coincidem), a melhor localização das barragens, das estradas, das vedações, dos edifícios agrícolas, da plantação de árvores, etc. Isto permite iniciar uma exploração agrícola da melhor forma, ou, em explorações já instaladas, indicar quais as alterações preferenciais a serem executadas. Foi desenvolvido em território ondulado, como o Alentejo, em zonas com reduzida precipitação (300 mm), com verões quentes e secos, chuvas erráticas, secas e solos empobrecidos pelo uso agrícola. Nós instalámos o nosso pomar segundo este sistema, em 2012/2014, num dos piores solos da região e os resultados no solo são já visíveis.

Neste momento, o sistema Keyline está em acelerada expansão mundial, especialmente na Austrália, onde surgiu, e nos Estados Unidos, onde chegou há poucos anos, com milhões de hectares planeados e cultivados desta forma. Isto deve-se à rápida melhoria, nos solos e nos rendimentos, observada pelos agricultores. São estes que estão a divulgar o sistema.

Para o curso que irá decorrer no Lavre, será trazido um arado Yeomans, desenvolvido na Austrália por Yeomans, o criador do sistema, para aumentar a profundidade do solo.

Mais informações em: Blog: dias-nas-arvores.blogspot.pt; email: diasnasarvores@gmail.com 

Exibições: 369

Tags: Alentejo, Yeomans, agricultura, keyline, máquinas, planeamento, solo, água

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC

Projeto ENERGIZAR

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, especializada na facilitação de vida a Empreendedores de Transição para as Sustentabilidades.

Impulsionamos a Permacultura como filosofia e método de design em Portugal desde janeiro de 2009.

Fomos pioneiros na adaptação do Modelo de Transição à cultura e economia portuguesas!

© 2019   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço