11 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

Grupos

Fale connosco!

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, promotora do projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!

Querem participar no início do Movimento Transição em Portugal?

Olá a todos,

É com grande satisfação que partilho a discussão dum evento, que poderá ser um passo muito importante, na concretização do Movimento de Transição em Portugal.

De facto, estão criadas as mínimas condições para discutir com muita seriedade, o diagnóstico da actual situação social e ambiental da humanidade, e dos portugueses em particular, e sobretudo, as soluções que poderão fazer com que o nosso futuro colectivo possa ser uma obra magnífica a ser criada, e não algo assustador a ser temido.

Temos local, temos pessoas. Vamos mostrar aos portugueses, que a sociedade civil, tem o poder para mudar para melhor. Vamos criar sistemas que nos coloquem em sintonia com a Natureza e nos façam felizes! Vamos fazer acontecer!

Peço-vos que participem activamente, tornando o programa do Encontro o mais interessante possível, para que, mais do que palavras, passemos rapidamente para uma acção vigorosa, na construção dum país e dum mundo melhor!

Obrigado pela atenção.

Discussão em: http://permaculturaportugal.ning.com/group/transitionportugal/forum...

João Leitão

Exibições: 450

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net

Comentário de Filipa em 18 dezembro 2009 às 13:48
Olá Dora,

Sim eu percebo-te quando dizes que muita gente se predispõem a abandonar uma vida, o seu próprio pensamento, em troca de seguir um caminho que alguém lhe propôs... Também não concordo nada com isso... aliás sempre tive alguns problemas com o conceito de seguir aquilo que está estabelecido sem questionar... e confesso-te que a base de ideias do Sr. Rob Hopkins me agrada mis do que a visão do Sr. Peter Jackson....Mas no entanto questiono-me se terei percebido bem as ideias expostas?!

e questiono-me porquê? porque vejo-me a ser bombardeada todos os dias com ideias que se denominam: de esquerda; de direita; com base no capitalismo; com base no socialismo, ideias que defendem o proletariado; que apoiam o desenvolvimento; que apoiam o desenvovimento sustentável!!! Bom ....fico completamente confundida, e acho que os ideais que deram origem a estes movimentos estão hoje em dia ultrapassados e desvirtuados....

A ideia dos movimentos de transição, parece-me que pertende quebrar com estas ideias estabelecidas pela sociedade moderna... Mas tal como tu (Dora) disses-te é bom que saibamos aquilo que defendemos... Será que o conceito está bem apreendido?!

por isso volto a propôr, seria assim tão precipitado convidarmos alguns deste intervinientes para virem a Portugal exporem as suas ideias e projectos??

Só para finalizar, eu penso que ao existir vontade, penso que se conseguiria pensar/concretizar uma aldeia de transição...a minha proposta anterior tem a ver o o conceito de transição em mais larga escala (conceito que me assuta um bocado)....
Comentário de Filipa em 16 dezembro 2009 às 18:07
Olá Dora,

Vi o teu comentário... espero que tenha conseguido passar a mens. de que ainda sou muito novinha nesta comunidade, e tenho andado a tentar pesquisar e perceber as ideias desenvolvidas por outras pessoas/ grupos...Acho que apenas assim, conseguirei no futuro encontrar o meu próprio caminho...

Também não concordo com sistemas generalistas aplicados tipo "carimbo", a qualquer grupo social ou comunidade!!! Mas não será produtivo ouvir e perceber ideias desenvolvidas pelas diversas pessoas/organizações já espalhadas por esse mundo a fora??

Do meu ponto de vista, não existem fórmulas milagrosas, não existe nenhuma vertente que se consiga aplicar mundialmente de forma restrita...Mas talvez possa colocar as coisa de outra forma: "posso ver num livro de culinária uma receita que me interesse, mas quando cozinhar, meto-lhe os ingredientes que me apetecer" (isto era só para não estar a utilizar o mesmo eufesmismo que o João) :)
Comentário de BEMCOMUM.net em 15 dezembro 2009 às 18:42
Olá Dora,

Percebo a tua questão. É uma opção de cada pessoa ou grupo querer ou não aderir ao Movimento de Transição. Já conheço razoavelmente os princípios, objectivos do movimento e a personalidade anti-ego do Rob. Eu prefiro, se possível, aderir a um movimento com estas características, em que de facto há espaço para muita criatividade e adaptação ao local específico. Não há uniformização no mau sentido, há ideias e métodos partilhados que dão coerência aos vários grupos a nível mundial. Se não fosse esse o caso, jamais me interessaria aderir a algo que já existe. Não precisamos que nos digam como fazer as coisas, mas não gosto de perder tempo a inventar a roda, quando ela já foi inventada, ainda que depois possa produzir uma roda com a minha assinatura...
Comentário de Filipa em 13 dezembro 2009 às 17:36
Obrigado João,

Olha a informação que eu tive a ver está relacionada com uma palestra de um Sr. chamado Peter Joseph

http://chapters.thezeitgeistmovement.com/wa/index.php?option=com_co...

mas é um conceito bastante mais complexo do aquele defendido pelo Rob Hopkins... (bom pelo menos para mim)...

quando puderes dá uma vista de olhos e diz-me o que axas??
Comentário de BEMCOMUM.net em 13 dezembro 2009 às 16:19
Comentário de BEMCOMUM.net em 13 dezembro 2009 às 16:17
Olá a todos,

Este blog post visa promover a discussão que decorre no link apresentado.

Filipa,

O Movimento de Transição (desconheço muito do que é proposto no "zeitgeist movement") propõe precisamente uma progressiva descentralização, ou localismo, se preferires, para que se consiga resiliência face a choques externos, nomeadamente, o pico do petróleo e as alterações climáticas.

O Rob Hopkins, um dos co-fundadores do Movimento Transição, era e creio que ainda é, professor de Permacultura...

Se calhar este Movimento, é o verdadeiro espírito da época...
Comentário de Filipa em 13 dezembro 2009 às 10:38
Olá João,

Comecei a investigar um pouco acerca do movimento de transição, há pouco tempo... e obviamente que gostaria de colocar algumas duvidas... Até agora, segundo percebi, o "the zeitgeist movement" é que está a ser o motor desta ideologia, e embora me tenha impressionado com muitas das ideias expostas, terei também de dizer que outras me trazem alguma apreensão. Tal como a centralização de várias decisões atravèz de uma base de dados mundial!!

Obviamente, a minha investigação não foi profunda, e provavelmente alguns conceitos não terão sido bem compreendidos, e é por isso que deixo aqui a ideia:

- Então e se convidássemos o movimento Zeitgeist a Portugal, para poderem expor melhor as suas ideias??!!

P.S desculpem lá o descaramento da proposta

© 2020   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço