11 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

Grupos

Fale connosco!

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, promotora do projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!

Projecto de Design e Desenvolvimento Sustentável - Comunidade Eco-Village

O meu nome é Rui Pessoa Vaz de Figueiredo Vasques , sou recentemente Mestre em Design de Produção Industrial e Sustentabilidade e terminei este ciclo de estudos, em IADE Creative University , Lisboa, com um projecto de construções sustentáveis : "Comunidade Eco-Village" em que obtive 20 valores , contudo também exerco actividade em Design Comunicação e Multimédia , Design de Ambientes e Design Urbano.

Neste momento estou numa fase em que pretendo continuar a divulgar e a desenvolver este projecto para prosseguir à sua aplicação real em Portugal e no mundo, dadas as suas mais valias nos mais variados campos como; Sustentabilidade Ambiental , Factores Humanos, Baixos Custos, Materiais e Técnicas Inovadoras, Impacto Social e Desenvolvimento Global Sustentável para o futuro, entre outras...

Na parte da pesquisa integrada do projecto apresento o Movimento Zeitgeist como uma das grandes bases para a criação deste projecto , pelas suas ideologias, perspectivas e inovações. Este é um projecto que se adequa perfeitamente ao estilo de vida e aos princípios de uma comunidade, e ao que é pretendido pelo Movimento Zeitgeist onde as pessoas são livres para criar e onde se pretende o "regresso às origens", juntando outras instituições e seus valores como o instituto Cal-Earth na California (pioneiros na tecnologia de construção de casas em sacos de Adobe, à prova de catástrofes naturais), e a comunidade Tamera,no Alentejo.

Este projecto é para um mundo melhor, para que exista uma evolução positiva na sociedade e consciência humana, para que estes estejam finalmente em sintonia com o planeta, seus recursos e eco-sistemas.

Este modelo de organização foi inspirado no "Projecto Venus" (The Zeitgeist Movement) mas o seu conceito é virado para uma forma mais simples de viver, de valores mais tradicionais e não tão futuristas, de produção de recursos local, onde a tecnologia existe e apoia o ser humano ao máximo através de energias renováveis e equipamento inteligente no interior das casas, e onde os trabalhos duros são automatizados pela máquina, deixando assim o homem livre para a criação.

Fico à disposição para apresentar o projecto aos diversos públicos interessados, das mais diversas áreas, assim como defender, divulgar, partilhar e inovar com este conceito de "cidade do futuro" onde os valores regressam à sua essência ( solidariedade, cooperação, produção local de recursos, harmonia) apoiados pelo conhecimento e tecnologias do futuro (casas sutentáveis inteligentes, mínimo material para maior espaço possível, casas à prova das catástrofes naturais, etc...). Também estou a disposição para colaborar com especialistas e técnicos de diversas áreas de modo a tornar cada vez mais aprofundado e real este projecto visionário.

Projecto Comunidade Eco Village
http://www.behance.net/gallery/Eco-Village-Community/2801459

Deixo os meus contactos para esclarecimentos futuros
Os melhores cumprimentos
Rui Vasques

E-mail: ruivasquesdesign@gmail.com
rui.vasques@iade.pt

Tel: +351 912408691

Portfolio: http://www.behance.net/yankrui
Curriculum Vitae: http://www.behance.net/gallery/Curriculum-Vitae/2603449

Web: http://www.facebook.com/yankrui
http://artworkrui.blogspot.com/
http://soundcloud.com/rui-vasques

Exibições: 673

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net

Comentário de Rui Vasques em 3 abril 2012 às 22:45

Olá Simão

Muito obrigado é de pessoas experientes e com vontade de mudar o que está mal que eu tenho procurado e me tentado aliar. Gostei muito de saber que este tipo de construções têm sido desenvolvidas e já existem em Portugal :) fico mesmo com vontade de ir visitar o local e aprender mais, certamente que o irei fazer em breve até para entrar em contacto convosco pessoalmente.

Vou estar atento ao vosso blog e actividades e darei notícias em breve.

Os melhores cumprimentos, Rui Vasques

Comentário de Simão S. em 2 abril 2012 às 17:52

Boas Rui,

Grato pela iniciativa. Para Construções em SuperAdobe, podes contar com a minha ajuda e participação desse projecto.

Abraços

Simão.

superadobeportugal.blogspot.com

© 2020   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço