10 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

MktLab

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, focada no projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!.

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Portugal uma inspiração mundial de resiliência e felicidade?

Viva!

Vivemos tempos difíceis. Mas também vivemos tempos fascinantes.

Há quem diga que não há coincidências. Tendo a pensar que muito do que nos acontece é aleatório, mas por outro lado, se reflectir no que me aconteceu e à minha família nos últimos três anos, parece haver uma história com sentido, que se cruza com outras histórias, uma das quais, a história do Movimento de Transição.

Como muitos sabem, há pelo menos três acontecimentos que marcam o nascimento do Movimento de Transição em Portugal: o colóquio de Abril; Paredes, a 1ª cidade portuguesa em Transição; e o 1º curso de Iniciativas de Transição em Outubro.

Nas próximas semanas e meses vamos dar seguimento a essa história, co-construindo uma outra visão do nosso futuro colectivo.

Não tenhamos ilusões, é um trabalho que vai durar muitos anos, mas é um esforço que vale a pena. Vários estudos indicam que os principais factores que conduzem à felicidade, para além de evitarmos dor e termos momentos de prazer, são, a qualidade das nossas relações interpessoais, sobretudo com o parceiro(a) de vida, e ter uma vida com propósito, muito para lá da nossa existência individual. Quero-vos dizer que eu sinto esse bem-estar, que se transforma numa força interior que dá serenidade e persistência.

A ambição do nosso sonho deve ser grande, e por isso pergunto:

Vamos tornar Portugal uma inspiração mundial de resiliência e felicidade começando Iniciativas de Transição em todo o lado?

Estamos a co-criar as Tertúlias de Transição para chegar a mais pessoas, e gostaria imenso que em poucos anos existissem muitos facilitadores para nos ajudarem a partilhar a história da Transição para uma Permacultura.

Para já deixo o convite para nos ajudarem, participando no Congresso do Associativismo e da Democracia Participativa no próximo dia 14 de Novembro, no ISCTE.

Vivemos tempos fascinantes, que exigem de nós coragem e determinação.

Acredito que faremos deste país um paraíso na Terra!

Obrigado pela atenção.

João Leitão



Exibições: 237

Tags: permacultura, permaculture, transition, transição

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC

Comentário de Anabela dos Santos Val-Flores em 8 dezembro 2010 às 19:15
Jack Soifer, consultor sueco que escolheu Portugal para viver, disse no passado dia 6 no programa Prós e Contras que Portugal é o melhor país do mundo! Na linha de Fernando Pessoa e de Agostinho da Silva este país tem uma missão (espiritual) que sinto que já se está a cumprir...
Bem haja João pela iniciativa, inspiração, persistência e por acreditar e nos levar a acreditar que o "caminho" também é por aqui.
Comentário de bruno tambellini em 3 novembro 2010 às 12:41
nao vendes,consomes e partilhas oq nao consomes! falo nao numa escala familiar,nao numa escala nacional!era exelente se isso utopicamente conseguisse atingir uma escala global! assim como dizes o povo poderia consumir produtos ecologicos sem depender de um governo!
grande abraço e boa sorte na tua luta!
Comentário de bruno tambellini em 3 novembro 2010 às 11:16
vitor de novo nessa discussao meu??nao sao os politicos que decidem se o povo tem dinheiro para consumir produtos ecologicos! a palavra nao é consumir! a palavra é PRODUZIR!e diminuir o consumo!
Comentário de BEMCOMUM.net em 2 novembro 2010 às 19:58
Viva Vítor!

Há muitas soluções...

© 2019   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço