11 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

Grupos

PREC XXI

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, promotora do projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!

Portugal uma inspiração mundial de resiliência e felicidade?

Viva!

Vivemos tempos difíceis. Mas também vivemos tempos fascinantes.

Há quem diga que não há coincidências. Tendo a pensar que muito do que nos acontece é aleatório, mas por outro lado, se reflectir no que me aconteceu e à minha família nos últimos três anos, parece haver uma história com sentido, que se cruza com outras histórias, uma das quais, a história do Movimento de Transição.

Como muitos sabem, há pelo menos três acontecimentos que marcam o nascimento do Movimento de Transição em Portugal: o colóquio de Abril; Paredes, a 1ª cidade portuguesa em Transição; e o 1º curso de Iniciativas de Transição em Outubro.

Nas próximas semanas e meses vamos dar seguimento a essa história, co-construindo uma outra visão do nosso futuro colectivo.

Não tenhamos ilusões, é um trabalho que vai durar muitos anos, mas é um esforço que vale a pena. Vários estudos indicam que os principais factores que conduzem à felicidade, para além de evitarmos dor e termos momentos de prazer, são, a qualidade das nossas relações interpessoais, sobretudo com o parceiro(a) de vida, e ter uma vida com propósito, muito para lá da nossa existência individual. Quero-vos dizer que eu sinto esse bem-estar, que se transforma numa força interior que dá serenidade e persistência.

A ambição do nosso sonho deve ser grande, e por isso pergunto:

Vamos tornar Portugal uma inspiração mundial de resiliência e felicidade começando Iniciativas de Transição em todo o lado?

Estamos a co-criar as Tertúlias de Transição para chegar a mais pessoas, e gostaria imenso que em poucos anos existissem muitos facilitadores para nos ajudarem a partilhar a história da Transição para uma Permacultura.

Para já deixo o convite para nos ajudarem, participando no Congresso do Associativismo e da Democracia Participativa no próximo dia 14 de Novembro, no ISCTE.

Vivemos tempos fascinantes, que exigem de nós coragem e determinação.

Acredito que faremos deste país um paraíso na Terra!

Obrigado pela atenção.

João Leitão



Exibições: 239

Tags: permacultura, permaculture, transition, transição

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net

Comentário de Anabela dos Santos Val-Flores em 8 dezembro 2010 às 19:15
Jack Soifer, consultor sueco que escolheu Portugal para viver, disse no passado dia 6 no programa Prós e Contras que Portugal é o melhor país do mundo! Na linha de Fernando Pessoa e de Agostinho da Silva este país tem uma missão (espiritual) que sinto que já se está a cumprir...
Bem haja João pela iniciativa, inspiração, persistência e por acreditar e nos levar a acreditar que o "caminho" também é por aqui.
Comentário de bruno tambellini em 3 novembro 2010 às 12:41
nao vendes,consomes e partilhas oq nao consomes! falo nao numa escala familiar,nao numa escala nacional!era exelente se isso utopicamente conseguisse atingir uma escala global! assim como dizes o povo poderia consumir produtos ecologicos sem depender de um governo!
grande abraço e boa sorte na tua luta!
Comentário de bruno tambellini em 3 novembro 2010 às 11:16
vitor de novo nessa discussao meu??nao sao os politicos que decidem se o povo tem dinheiro para consumir produtos ecologicos! a palavra nao é consumir! a palavra é PRODUZIR!e diminuir o consumo!
Comentário de BEMCOMUM.net em 2 novembro 2010 às 19:58
Viva Vítor!

Há muitas soluções...

© 2020   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço