11 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

Grupos

Recrutamento

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, promotora do projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!

Ponto de situação do projecto Integrativo e Permacultura " Entre a Terra e o Sol"

 O do ponto de situação actual, quando esta terra me foi concedida para cuidar, era só terra desgastada pela agricultura de "lucro#, trigo, trigo e mais trigo. 30ha de Campo vazio e uns Sobreiros e Azinheiras, triste de ver, mas estava cá tudo, candidatei-me a um projecto de reflorestação em 25ha, com floresta mediterrânica, Azinheiras com Pinheiro Manso como pioneiro de vida. Passados estes dezasseis anos de reflorestação, existem Azinheiras saudáveis e Pinheiros vigorosos, alguns terão que dar lugar aos outros e às Azinheiras. Agora existe de novo sombra, plantas silvestres, animais silvestres e fixação de energia. Foi só preciso um empurrãozinho e recriar a Natureza uma vez mais. O desafio agora é instalar e viver aqui em Permacultura.
Na minha vinda para aqui, à cerca de 1 ano, depois de trabalhar como Terapeuta com consultório aberto durante alguns anos no centro de Lisboa, foi um salto muito grande, mas um apelo de Alma. Para já estou aqui a viver improvisado, Armazem de chapa (tipo garagem), Local para dormir (tipo roulote), duche ao ar livre, casa de banho de compostagem,cozinha aberta, etc... Tem sido uma experiençia fantástica, de auto-integração e de parar para aprender bem a Natureza, muito Xamânico, muito Natural, muito Real, muito o que descobri ser ainda mais. Alem do mais tem sido fabuloso para quem aqui tem vindo usufruir um pouco tambem, amigos e familia. Moro aqui, tenho uma morada sem casa, completamente fora da rede. (só telemóveis e Computador). Neste momento entendi, sinto e sei, que não tem mais sentido avançar nesta direcção sózinho, o periodo de incubação terminou, neste momento procuro parcerias saudáveis para desenvolver projectos que ajudem a Terra e as Pessoas, principalmente consciencia. Alem de ajudas para desenvolver aqui um polo de interesse nesta energia e forma de estar, em principio um polo aberto à contemplação, acção, troca de experiencias e vivencias práticas, o futuro ditará o resto, porque a Terra tem a sua vontade e necessidade tambem. Pretendo construir um espaço social, colectivo possivelmente com madeira destes pinheiros que irão dár lugar aos que ficam. Reaproveitar, reutilizar, respeitar, etc.. Contrução em superadobe e fardos de palha, etc...
Estou aberto a parcerias saudáveis, Permacultura, desenvolvimento deste e de outros projectos no meio, fluir com o que muitos já vivem dentro de si e vão transportando para as suas vidas.
Se te interressa conhecer melhor o local, as ideias, sentir esta terra aqui, e quem sabe participar directa ou indirectamente, a porta está aberta, paertilhar com quem entender, existe muito campo, água, banho, os minimos assegurados. Se te suscita interesse divulgar o que aqui acontece com algumas pessoas para quem faça sentido conhecer quase do zero um projecto de integração. Todas as perguntas que queiras fazer serão benvindas.
O Futuro/Presente alem dos 25ha de floresta, dinamizar os outros 3ha de encosta e vale com ribeiro, preparar a legalidade, candidaturas a projectos de Permacultura e Micro-Comunidade, desenvolver projecto com plantas/sementes, reaferir o design e optimizar recursos. Construção de espaço comunitário para estare viver, construção de pequenos acudes, construção de camas altas, socalcos, arte viva, etc... Iniciar as condições para no futuro abrigar e alimentar cerca de 20 a 30 pessoas de cada vez, já não é um projecto, é uma realidade. As portas estão abertas à partilha, basta contactar-me.

Abraço

Exibições: 326

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net

Comentário de Anabela Martins Goulão em 5 outubro 2011 às 23:02

Precisamente o contrário!

o PRODER ajuda-te a realizar o teu projecto, como tu o ambicionas!

Se realizas o teu projecto/sonho como tu o visualizas, sais do sistema!

 

 

 

Comentário de Quadrilha Valente em 5 outubro 2011 às 3:06

Saudações Paulo

Cuidado com o Proder, se realmente queres sair da rede e ter algum controlo no teu projecto/futuro, nem penses nisso, eles apenas querem que tu não saias do sistema porque é mau para o negocio deles.

Onde fica essa maravilha? parece-me alentejo.

Comentário de Anabela Martins Goulão em 19 setembro 2011 às 14:07

olá paulo! li a tua mensagem e dou-te um conselho MUITO IMPORTANTE!! se tens pouco orçamento, candidata-te ao PRODER para receberes dinheiro a fundo perdido, e estamos a falar de uma preciosa ajuda em milhares de Euros!!!! APROVEITA!!!!

 

até já!!

Comentário de Paulo Brito FénixSpirit em 18 setembro 2011 às 23:16

Olá,

estou grato pelo acolhimento e entusiamo que manifestaram, este projecto precisa mesmo de contributos de partilha e vivencia. É um projecto muito rico, mas de orçamento reduzido, pelo que enrriquecerá ainda mais a vivencia e contributo de todos, muito para aprender e mais para fazer, conto em Outubro (porque por enquanto está muito calor para amaioria das pessoas que não estão aclimatadas) pedir ajuda para quem quiser participar. Faremos alem das actividades de Permacultura algumas outras mais ludicas ainda, de encontro com a Natureza. Aceitam-se sugestões...

Abraço,

Paulo

Comentário de Anabela Martins Goulão em 18 setembro 2011 às 22:32

olá Paulo!!!

gostaria de fazer o projecto desenhado do teu terreno, com os principios de permacultura e arq paisagista...já o fiz para a Biovila, no concelho Palmela (de momento esta em fase de analise no parque nartural da serra da arrabida)

Fica com o meu contacto tlm: 93 116 16 80

fica em que zona de beja o teu terreno???

até breve!

Comentário de Francisco Manuel Mitelo Monteiro em 15 setembro 2011 às 12:49
Onde fica isso? Vamos todos, não empurrem!!!
Comentário de Mafalda Loureiro em 15 setembro 2011 às 0:14

Bem haja Paulo,

Parabéns pela iniciativa, resiliência e perseverança. Nesta fase de transição, à qual designo de etapa 0, porque por enquanto o que prevalece é a enorme vontade de caminhar no sentido de uma vida simples e harmoniosa, no sentido de uma filosofia de vida baseada na permacultura. Tenho um pequeno quintal que servirá de "fase experimental" para novos voos e viagens e neste momento gostava de conhecer locais  e espaços onde pudesse aprender partilhando a minha energia e trabalho. Gostava de visitar esse espaço de que falas e gostaria de saber onte fica.

Namasté.

:) Mafalda Loureiro, Porto

 

© 2020   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço