10 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

Programa de Parcerias Locais

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, focada no projeto ENERGIZAR.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009 pelo gosto de pensar o futuro.

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

olá a todos,

 

estreio-me na partilha de pensamentos e ideias com os esboços de um trilho que se está a construir aos poucos. tem sido também com pequenos passos que me vou deixando embrenhar nas ideias ou filosofias por aqui reinantes, permitindo ao tempo o necessário período de aclimatação e ajuste findo o qual as sementes podem germinar. regadas com muitas das ideias aqui presentes e com alguns acasos da realidade exterior, as pequenas radículas têm vindo a singrar e fortalecer-se. sinto agora iminente o romper da terra.

 

comecei o percurso académico com biologia, uma decisão do coração, e terminei essa etapa com a certeza de que o rumo passaria pela ligação da ciência ao mundo prático (para além da investigação per se) com um interesse incontornável na agricultura. convém dizer que também não auferi notas tais que me pusessem no colo a oportunidade de seguir a academia, pelo que tenho a acrescentar um sincero "ainda bem". procurei a biologia da conservação como meio para esse fim, mas várias circunstâncias ditaram que ficaria pendente. atribuí esse desenlace a uma falta de maturidade que hoje identifico e que, no entanto, me parece ter sido oportuna. saltitei entretanto entre vários trabalhos, com a plena consciência de que nem em todos dei o meu melhor, até me achar num relativamente estável, de que não desgostava e que me permitia ter parte da vida que queria depois das 18h. foi suficiente até deixar de o ser, passe a la palisse, quando o bichinho insatisfeito com esse modelo de vida se começou a queixar. e foi nesse seguimento que me despedi e viajei para a grécia, para um programa de mestrado em agricultura sustentável que me veio dar um novo sopro de entusiasmo.

 

por razões pessoais principalmente, mas também por razões do foro prático, optei por realizar a tese em terras lusas. combinando conservação e agricultura, encontro-me agora a explorar o gigantesco mundo dos polinizadores silvestres. paralelamente, surge a oportunidade de frequentar um curso de empreendedorismo para mulheres promovido pela comissão para a igualdade de género emparelhada com uns primórdios de ideia de desenvolvimento rural. depois, a oportunidade semi-fortuita de experimentar a apicultura em modo turístico (muito em breve mais a sério). o turbilhão de ideias cresce, as potencialidades multiplicam-se e as consequentes dúvidas também.

 

uma das que mais presente se encontra é a da integração. tenho lido muita coisa por aqui acerca de começar do zero, criando sociedades de raiz, através por exemplo das eco-aldeias. sem qualquer desmérito destas ideias, a maioria da população não está ciente ou sequer disponível para transições tão radicais. e, com franqueza, eu também não, para já pelo menos. até porque quanto mais radical soe, mais afastamento cria. pelo que entendo como subjacente ao movimento de transição, esse percurso é voluntário, resultante de um processo de consciencialização do indivíduo que então busca soluções melhores. assim, e voltando à dúvida propriamente dita, como encetar um projecto que, estando integrado numa comunidade pré-transição, possa, de forma lenta, estudada e subtil, aproximando as pessoas do outro paradigma para este que se crê melhor? 

no fundo, trata-se de minar o sistema através de dentro, mostrando alternativas viáveis e consistentes, umas mais simples e imediatas, outras que requerem uma análise mais aturada, que desaguam numa sociedade mais justa, livre e tolerante. falta o como. o que talvez só se encontre com os erros da prática.

 

espero ter sido clara (e não demasiado enfadonha) =)

 

ósculos & amplexos

 

Exibições: 45

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC

© 2019   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço