10 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

MktLab

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, focada no projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

O Caminho de transição faz-se passo a passo, com alegria e resiliencia. Cada um como é a cada momento, e todos somos muitos.

A todos quanto queiram conhecer, esperenciar, partilhar, ou simplesmente estar.

Estou neste momento a dar a conhecer o espaço que tenho cuidado ao longo de 18 anos, recriando a natureza deste pedaço de terra. Neste espaço a floresta mediteranica volta a ocupar o seu logar, o ecossitema regenera expontaneamente muito do seu equilibrio. Muito foi feito, muito pode ser feito. o processo de transição está a acontecer aqui tambem, com os seus desafios, com as suas particularidades.

Neste momento, o passo seguinte está em curso, ainda em projecto de estar e sentir, muito trabalho neste passo, criar retenção de água, acudes, cisternas e poços, construção de camas altas para gerar vida e alimento, construção de sanitários secos de compostagem, desenvolver e recriar a Natureza. A contrapartida é Vida. Mais vida à Vida. Não há contrapartida, só processo e Caminho, a sentir esta Natureza cada vez mais viva e natural, cuidada e feliz.

Para quem queira, de perto ou de longe, trazer consigo a sua resiliencia, ou a vontade de a desenvolver, vem.

Muito está a ser feito, e quem sabe se aqui o teu caminho cresce e fortaleçe a tua resiliencia.

O futuro deste local está a ser construido, vivido dia a dia, podes participar se sentires o apelo de conhecer.

muitos já têm interesse, uns de ficar a vêr, outros de vir estar uns dias e participar, outros de vir desenvolver ideias e projectos concretos de Permacultura e Sustentabilidade.

Aqui a Natureza Cuida, Acarinha e Ama. O fluxo da Natureza está aberto agora è o momento para mim de abrir a Todos os que sentirem o apelo conhecer e sentir. Se este fluxo te faz sentido vem conhecer, as portas estão a abrir-se aqui tambem. Esta Terra precisa de Pessoas que são corpo, emoções, pensamentos e muito mais. Pessoas comprometidas consigo próprias, que se liberam do mundo-velho, dando espaço interno a si próprias para o seu caminho individual e colectivo.

Estou aqui como guardião e cuidador desta parcela de Terra, bem no Coração do Distrito de Beja

Estou Grato a todos os que lerem esta mensagem.

Paulo Brito

Exibições: 106

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC

Comentário de BEMCOMUM.net em 16 agosto 2011 às 14:26
Abraço Paulo!

© 2019   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço