11 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

Grupos

Fale connosco!

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, promotora do projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!

O Caminho de transição faz-se passo a passo, com alegria e resiliencia. Cada um como é a cada momento, e todos somos muitos.

A todos quanto queiram conhecer, esperenciar, partilhar, ou simplesmente estar.

Estou neste momento a dar a conhecer o espaço que tenho cuidado ao longo de 18 anos, recriando a natureza deste pedaço de terra. Neste espaço a floresta mediteranica volta a ocupar o seu logar, o ecossitema regenera expontaneamente muito do seu equilibrio. Muito foi feito, muito pode ser feito. o processo de transição está a acontecer aqui tambem, com os seus desafios, com as suas particularidades.

Neste momento, o passo seguinte está em curso, ainda em projecto de estar e sentir, muito trabalho neste passo, criar retenção de água, acudes, cisternas e poços, construção de camas altas para gerar vida e alimento, construção de sanitários secos de compostagem, desenvolver e recriar a Natureza. A contrapartida é Vida. Mais vida à Vida. Não há contrapartida, só processo e Caminho, a sentir esta Natureza cada vez mais viva e natural, cuidada e feliz.

Para quem queira, de perto ou de longe, trazer consigo a sua resiliencia, ou a vontade de a desenvolver, vem.

Muito está a ser feito, e quem sabe se aqui o teu caminho cresce e fortaleçe a tua resiliencia.

O futuro deste local está a ser construido, vivido dia a dia, podes participar se sentires o apelo de conhecer.

muitos já têm interesse, uns de ficar a vêr, outros de vir estar uns dias e participar, outros de vir desenvolver ideias e projectos concretos de Permacultura e Sustentabilidade.

Aqui a Natureza Cuida, Acarinha e Ama. O fluxo da Natureza está aberto agora è o momento para mim de abrir a Todos os que sentirem o apelo conhecer e sentir. Se este fluxo te faz sentido vem conhecer, as portas estão a abrir-se aqui tambem. Esta Terra precisa de Pessoas que são corpo, emoções, pensamentos e muito mais. Pessoas comprometidas consigo próprias, que se liberam do mundo-velho, dando espaço interno a si próprias para o seu caminho individual e colectivo.

Estou aqui como guardião e cuidador desta parcela de Terra, bem no Coração do Distrito de Beja

Estou Grato a todos os que lerem esta mensagem.

Paulo Brito

Exibições: 106

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net

Comentário de BEMCOMUM.net em 16 agosto 2011 às 14:26
Abraço Paulo!

© 2020   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço