13 anos de Plataforma BEMCOMUM.net! Fale connosco: admin(at)bemcomum.net
Dar o exemplo: "Não tenhamos ilusões, os próximos anos e décadas vão ser difíceis! Fácil é ser radical ambiental ou cúmplice das componentes destrutivas do sistema, díficil é fazer uma Transição que inclua a todos!"
Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros.
Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, ECG, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Adicionado por BEMCOMUM.net
Milhares de pessoas em todo o mundo participam ativamente na Rede EBC internacional - quase que exclusivamente como voluntários. Espalham a mensagem, apoiam empresas e comunidades. Estão empenhadas em que o Modelo seja adotado a nível político.
"Especialmente forte é a repercussão em Espanha e na América Latina. Desde 2011, só na Península Ibérica constituiram-se mais de 30 grupos locais da EBC (...). Em Valência foi decidida a criação de uma cadeira de Economia do Bem Comum; a Universidade de Barcelona foi a primeira no mundo a elaborar um Balanço do Bem Comum (...). Também nas empresas se está a avançar: no final de 2016, chegou de Estugarda a notícia de que, em breve, quatro empresas municipais com até 2500 funcionários irão elaborar o balanço do Bem Comum."
Pode participar num capítulo local na sua região ou até num hub internacional. Nós recebemos qualquer pessoa que se queira envolver!
Temos três livros EBC para oferecer aos três comentários mais interessantes!
O que é que gostaria de fazer no Movimento EBC?
Comentar
Em relação aos princípios, para sermos sintéticos, o Modelo EBC descreve um sistema económico que se baseia em valores que promovem o bem comum. Que valores? Confiança, sinceridade, apreço, respeito, escutar o outro, empatia, cooperação, ajuda mútua, desejo de partilhar. Para isso, criámos métricas e sistemas que incentivam essas virtudes humanas.
A principal fonte financiamento da Rede EBC internacional são as quotizações do associados e donativos. Na Assembleia Internacional de Delegados em Paris a representação portuguesa esteve num grupo de discussão sobre financiamento. Cresceu a ideia da importância de financiar indiretamente a estrutura através de projetos que sigam princípios definidos. Por exemplo, em Portugal, o Podcast EBC.pt será apresentado como projeto para certificação.
A estrutura obedece a um funcionamento de baixo para cima. Os capítulos locais agregam-se em regiões. As regiões em países. Os países em hubs internacionais. Todos os níveis decidem de acordo com os princípios democráticos das associações. A estratégia global é decidida nas Assembleias Internacionais de Delegados. O parlamento do Movimento EBC.
© 2023 Criado por BEMCOMUM.net.
Ativado por
Badges | Relatar um incidente | Política de privacidade | Termos de serviço
Você precisa ser um membro de BEMCOMUM.net Economia para o Bem Comum para adicionar comentários!
Entrar em BEMCOMUM.net Economia para o Bem Comum