BEMCOMUM.net Economia para o Bem Comum

Inovação Social e Política

13 anos de Plataforma BEMCOMUM.net! Fale connosco: admin(at)bemcomum.net

Artigo em destaque

Dar o exemplo: "Não tenhamos ilusões, os próximos anos e décadas vão ser difíceis! Fácil é ser radical ambiental ou cúmplice das componentes destrutivas do sistema, díficil é fazer uma Transição que inclua a todos!"

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, ECGBCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!

Envolva-se! O que é que gostaria de fazer no Movimento EBC?

Milhares de pessoas em todo o mundo participam ativamente na Rede EBC internacional - quase que exclusivamente como voluntários. Espalham a mensagem, apoiam empresas e comunidades. Estão empenhadas em que o Modelo seja adotado a nível político.

"Especialmente forte é a repercussão em Espanha e na América Latina. Desde 2011, só na Península Ibérica constituiram-se mais de 30 grupos locais da EBC (...). Em Valência foi decidida a criação de uma cadeira de Economia do Bem Comum; a Universidade de Barcelona foi a primeira no mundo a elaborar um Balanço do Bem Comum (...). Também nas empresas se está a avançar: no final de 2016, chegou de Estugarda a notícia de que, em breve, quatro empresas municipais com até 2500 funcionários irão elaborar o balanço do Bem Comum." 

Pode participar num capítulo local na sua região ou até num hub internacional. Nós recebemos qualquer pessoa que se queira envolver!

Temos três livros EBC para oferecer aos três comentários mais interessantes!

O que é que gostaria de fazer no Movimento EBC?

Exibições: 189

Tags: ebc

Comentar

Você precisa ser um membro de BEMCOMUM.net Economia para o Bem Comum para adicionar comentários!

Entrar em BEMCOMUM.net Economia para o Bem Comum

Comentário de Facilitadores EBC em 1 fevereiro 2018 às 23:16

Em relação aos princípios, para sermos sintéticos, o Modelo EBC descreve um sistema económico que se baseia em valores que promovem o bem comum. Que valores? Confiança, sinceridade, apreço, respeito, escutar o outro, empatia, cooperação, ajuda mútua, desejo de partilhar. Para isso, criámos métricas e sistemas que incentivam essas virtudes humanas.

A principal fonte financiamento da Rede EBC internacional são as quotizações do associados e donativos. Na Assembleia Internacional de Delegados em Paris a representação portuguesa esteve num grupo de discussão sobre financiamento. Cresceu a ideia da importância de financiar indiretamente a estrutura através de projetos que sigam princípios definidos. Por exemplo, em Portugal, o Podcast EBC.pt será apresentado como projeto para certificação.

A estrutura obedece a um funcionamento de baixo para cima. Os capítulos locais agregam-se em regiões. As regiões em países. Os países em hubs internacionais. Todos os níveis decidem de acordo com os princípios democráticos das associações. A estratégia global é decidida nas Assembleias Internacionais de Delegados. O parlamento do Movimento EBC.

Comentário de António Matias em 1 fevereiro 2018 às 22:31
Seria interessante alguém enunciar os princípios fundamentais da Rede EBC, como está organisada e quais as fontes de financiamento. Peço desculpa se isso já está escrito, mas não encontrei.

© 2023   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço