Rede EBC

Inovação Social, Organizacional e Política | BEMCOMUM.net | hello(at)ebc.pt

En Marche! | Volt | European SpringFale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt | Podcast EBC.pt Entrevista na TSF | Opinião | Objetivo SMART: 100.000!

Empreendedorismo Social em Sintra/Cascais

Queridos todos,

Antes de mais obrigado ao grupo "Transição e Permacultura Portugal" pelas partilhas e parabéns pelo trabalho em prol do N/país e mundo.

Vou-vos falar um bocadinho do meu projecto q n/sei se se poderá chamar de “Empreendedorismo Social” pois visa também a minha sobrevivência e porque não dizê-lo “o lucro”.

É um projecto que nasce de um sonho. Nasce da consciência da inevitabilidade da tomada de decisões inadiáveis, relativamente à minha vida, ao que eu queria ser nela e ao legado que eu queria deixar aos meus filhos. É um projecto que deverá estar imbuído dos valores que eu quero para a minha própria vida. Escolhi a Autenticidade/Simplicidade/Humildade a Ecologia/Sustentabilidade/Resiliência e o Amor ao Próximo como os valores que o definirão.

Este projecto consiste na constituição de um hostel (albergue da juventude em português) que inicialmente era para ser desenvolvido na Vila de Sintra, de princípios sustentáveis (e.g. maioria dos fornecedores serão organizações sociais, materiais de construção ecológicos, etc.).

No fundo, um espaço para jovens que possa servir de estadia, mas também de ponto de partida para experiencias sociais e ambientais.

Do contacto com o Miguel Martins do IES - obrigado Carmen Maraschin pela recomendação :) – que tem sido uma ajuda preciosíssima, surgiu a possibilidade (através do DNACascais) de o fazer em Cascais devido quer ao seu ecossistema na área social e ambiental quer no apoio ao empreendedor/empreendedor social.

Já me reuni com a Câmara que demonstrou interesse em me apoiar assim que houvesse demonstração da viabilidade económica do projecto. O DNA Cascais (que também esteve presente na reunião) vai-me ajudar na validação destes dados e na procura de financiamento.

Devo salientar que um dos argumentos por mim usados, e que gerou mta curiosidade por parte do Luís Capão (adjunto do Vereador Miguel Pinto Luz), foi precisamente o de ter participado no primeiro curso de Iniciativas de Transição.

Vou precisar de ajuda (pelo q vi e ouvi há muita gente disposta a isso) quando tiver o espaço, na elaboração do caderno de encargo das obras com princípios de permacultura (julgo que n/se aplica somente à agricultura) e na escolha dos fornecedores (quer para as obras quer depois de aberto) que deverão ser preferencialmente as chamadas organizações do terceiro sector.

Vou também precisar, eventualmente, de ajuda na parte informática (site, blog, etc.).

Se houver voluntários…

Assim que a parte escrita do projecto estiver acabada (está em fase de adaptação à realidade de Cascais) disponho-me desde já a partilha-lo com quem tiver interesse.

Beijos e abraços aqui de Almoçageme,

Exibições: 82

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC

Comentário de BEMCOMUM.net em 9 novembro 2010 às 23:37
Força João Mello!
Comentário de joakimpaz em 9 novembro 2010 às 17:13
Cascais esta a precisar dalguma accao concreta...as hortas comunitarias planeadas e apresentadas ha tempos com toda a pompa da modernidade continuam a ser apenas uma brilhante ideia virtual...
A Quinta do Pisao - Cascais/Sintra parece-me uma optima opcao, com todas as condicoes para desenvolver projectos semelhantes ...seria matar dois/tres coelhos numa cajadada...alem de recuperar a Quinta como espaco de producao agricola ...

BEMCOMUM.net Conferences

The NOVA.policies Conference. Registrations.

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, especializada na facilitação de vida a Empreendedores de Transição para as Sustentabilidades.

Impulsionamos a Permacultura como filosofia e método de design em Portugal desde janeiro de 2009.

Fomos pioneiros na adaptação do Modelo de Transição à cultura e economia portuguesas!

© 2018   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço