10 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

MktLab

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, focada no projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!.

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos



"A deflorestação é um problema ambiental grave que pode ter consequências de longo prazo. Nas últimas décadas a área de floresta no Mundo caiu de 31,6% para 30,7% da superfíce. As quedas são particularmente grandes nas zonas mais pobres do mundo: América Latina e África.

Na América Latina estão em grande parte concentradas na Amazónia. Apesar de tudo, o ritmo de deflorestação tem baixado nos últimos anos, assim como a área ardida.

No Brasil, um dos países mais afectados pelos incêndios, o ritmo de desmatamento da Amazónia caiu fortemente durante o período de expansão económica desde um máximo de 27.800Km2/ano em 2004 até 4.571Km2/ano em 2012.

As oportunidades de emprego e investimento, aliadas a uma política conservacionista, permitiram travar a destruição da Amazónia.

A crise económica que afectou o Brasil desde aí contribuiu para que a área ardida tivesse aumentado, cifrando-se em 7.536Km2/ano em 2018, ainda longe dos valores de 2004.

É nas regiões mais ricas do Mundo que este processo se tem invertido, contrariando a ideia de que o desenvolvimento económico não é amigo do ambiente. O decrescimento, defendido por alguns ambientalistas, é um risco, não só para as pessoas, como para o próprio ambiente."

Exibições: 214

Tags: amazónia, bem, comum, ecologia, floresta, liberais, liberal, liberalismo, pobreza, portugal, Mais...social

Os comentários estão fechados para esta mensagem de blog

Comentário de BEMCOMUM.net em 22 agosto 2019 às 23:05

Muito bem a Iniciativa Liberal a fazer o trabalho de casa e a desmontar a crescente mitologia ecológica criada intencionalmente para promover uma agenda ecossocialista. Quanto mais ricos, mais podemos cuidar do Ambiente. Toma nota Greta.

© 2019   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço