10 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

Programa de Parcerias Locais

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, focada no projeto ENERGIZAR.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009 pelo gosto de pensar o futuro.

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos



"A deflorestação é um problema ambiental grave que pode ter consequências de longo prazo. Nas últimas décadas a área de floresta no Mundo caiu de 31,6% para 30,7% da superfíce. As quedas são particularmente grandes nas zonas mais pobres do mundo: América Latina e África.

Na América Latina estão em grande parte concentradas na Amazónia. Apesar de tudo, o ritmo de deflorestação tem baixado nos últimos anos, assim como a área ardida.

No Brasil, um dos países mais afectados pelos incêndios, o ritmo de desmatamento da Amazónia caiu fortemente durante o período de expansão económica desde um máximo de 27.800Km2/ano em 2004 até 4.571Km2/ano em 2012.

As oportunidades de emprego e investimento, aliadas a uma política conservacionista, permitiram travar a destruição da Amazónia.

A crise económica que afectou o Brasil desde aí contribuiu para que a área ardida tivesse aumentado, cifrando-se em 7.536Km2/ano em 2018, ainda longe dos valores de 2004.

É nas regiões mais ricas do Mundo que este processo se tem invertido, contrariando a ideia de que o desenvolvimento económico não é amigo do ambiente. O decrescimento, defendido por alguns ambientalistas, é um risco, não só para as pessoas, como para o próprio ambiente."

Exibições: 206

Tags: amazónia, bem, comum, ecologia, floresta, liberais, liberal, liberalismo, pobreza, portugal, Mais...social

Os comentários estão fechados para esta mensagem de blog

Comentário de BEMCOMUM.net em 22 agosto 2019 às 23:05

Muito bem a Iniciativa Liberal a fazer o trabalho de casa e a desmontar a crescente mitologia ecológica criada intencionalmente para promover uma agenda ecossocialista. Quanto mais ricos, mais podemos cuidar do Ambiente. Toma nota Greta.

© 2019   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço