11 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

Grupos

Fale connosco!

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, promotora do projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!


http://vimeo.com/40658606

Para quem não tiver paciência para ver tudo, veja MESMO este resumo actual de toda a teia e de como ela é feita, a partir de 40:12…

E gostaria de lembrar a todos que estamos em grave perigo, pois esta “gentalha” ESTÁ-SE A PREPARAR PARA MEXER NA NOSSA CONSTITUIÇÃO, que como devem perceber, não deverá ser para melhorar a vida do povo, mas sim a vida destes “donos de portugal”…que serão ainda por cima estrangeiros, países como a China, Angola, etc, em que os direitos humanos não existem nem no papel.
Deveríamos ter em mente não deixarmos que se mexa na constituição, pois se com ela ainda se faz tanta trafulhice, imaginem o que será se lhe mexerem…
e TODOS NÓS deveríamos ser pessoas políticas, mas no bom sentido da palavra. E para isso, basta ter opinião e fazê-la ouvir.

Exibições: 771

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net

Comentário de Li em 12 maio 2012 às 16:05

http://vimeo.com/40658606

Podem ver aqui o documentário completo on-line

Comentário de Ana Teresa Simões em 3 maio 2012 às 3:29

Olá Fátima, obrigada!

Fico contente pela partilha sobre a bebida de aveia ter sido tão bem recebida.

Queria acrescentar que em receitas que levam leite de vaca, substituo pelo de aveia e fica tudo óptimo.

Quanto ao Miguel, lamentei mesmo por ele e por ser uma das "aves raras" que se calou...

Comentário de fatima colaço em 2 maio 2012 às 21:53

Pois é Teresa...normalmente os 'bons' ou estão sozinhos ou são vistos como 'aves raras'! A voz do Miguel Portas não voltará a pedir castigo para os politicos estupidos; mas se o silêncio for consentindo a (des)governança....então sim, as actuais alternativas serão a tal ficção! Bem hajas pela partilha da bebida de aveia (andava à procura, sem sucesso).

Comentário de Ana Teresa Simões em 1 maio 2012 às 3:27

E eu estou de acordo com ambos e com as duas atitudes.

Se na "luta" contra as propinas, e como sendo uma questão justa, se todas as pessoas com a mesma opinião do Pedro (mesmo que não fossem estudantes) se juntassem a apoiar essa causa, com certeza seria mais difícil o  "monstro" ter ganho.

Está aí um trunfo dos políticos que "des"governam. Sabem que as pessoas só se juntam por causas que só  lhes dizem respeito e daí não verem a força de uma população junta e solidária uns com os outros. Outro, contam com as desistências dos "bons". É que há bons (poucos, é verdade), mas normalmente estão sozinhos.

Mas percebo  muito bem a frase do Nietzche, é uma chamada para a atenção que temos sempre que ter, mesmo no nosso dia a dia.

E lembro-me disto do B.Bretch:

"Primeiro levaram os negros,
mas não me importei com isso,
eu não era negro.
Em seguida levaram alguns operários,
mas não me importei com isso,
eu também não era operário.
Depois prenderam os miseráveis,
mas não me importei com isso,
porque eu não sou miserável.
depois agarraram uns desempregados,
mas como tenho o meu emprego,
também não me importei.
Agora estão a levar-me,
mas já é tarde,
porque ninguém também se importa comigo."

Bertold Bretch (1898-1956)

Mas sim, é difícil.

Do que tenho medo, é de que um dia não tenhamos mesmo as alternativas que ainda hoje temos...mas que temos vindo a perder..."só" isso...

Basta perceber que se continuarmos a deixar fazerem o que querem, um dia, que até poderá ser mais próximo do que imaginamos, já não nos restar sequer sementes sem serem modificadas geneticamente (com patente e com tecnologia terminator), ou guardar sementes de variedades não aprovadas poderá ser ilegal, por exemplo.

Parece ficção, mas...já não duvido de nada...

Comentário de luis.caldas.costa em 30 abril 2012 às 17:25

Na minha opinião não Pedro, e vou-lhe citar Nietzche "Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro".

Eu não quero ser um monstro, acredito mais em criar uma alternativa real e diária à sociedade em que vivo e vivemos, se conseguir(mos) outras pessoas farão o mesmo. Fui particularmente activo na luta contra as propinas de 86/87 a unica coisa que conseguimos foi adiar o que hoje já é encarado como uma obrigação.

Já não acredito nessas "soluções" mas têm o meu respeito.

Comentário de Pedro Uima em 29 abril 2012 às 22:57

 A Teresa tem toda a razão, todos nós devemos, ou melhor, temos o dever de ser políticos.

 Se assim fosse desde o 25 de Abril, talvez hoje não estivéssemos neste estado, nesta crise de valores.

O que realmente falta ao nosso povo, e não só, é sermos nós a participar na politica em vez de passar a vida a dizer que a culpa é dos políticos. Nós também temos culpa ao não sermos participativos , activos, nas atitudes que temos, nas compras que fazemos. 

Por exemplo a abstenção nas eleições. Se não gostamos do partido A , nem do B , então vamos dar um pouco de força ao F . O ditado diz " dividir para reinar", se o povo quer reinar, tem de dividir e muito a assembleia da republica. São 5 partidos, e se fossem 10, como seria?

Comentário de José António de Sousa e Silva em 27 abril 2012 às 7:45

Parabéns Teresa pelo desassombrado post !!!

E agora .. "o que faz falta é avisar a malta para o que faz falta."

Comentário de luis.caldas.costa em 27 abril 2012 às 5:56

O que está nesse video é o que me fez procurar a Permaculture ... farto da treta de sociedade em que vivo.

Comentário de Fernando Gama em 26 abril 2012 às 21:58
Olá Ana, já tinha conhecimento desta análise, mas o problema de Portugal é o Povo ser um pouquinho " Manso ", isto no bom sentido, é claro.... :)

© 2020   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço