10 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt | Conferência NOVA.policies Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

A minha visão do Colóquio da Transição no aqui e agora

A grande conversa do passado Sábado, com o nome "Transição para uma economia e cultura pós-carbono", que tive a honra de co-organizar, foi uma experiência extraordinária, que fortaleceu os laços de todos aqueles, que já estão a escrever uma história alternativa do nosso futuro colectivo.


O evento começou com um animado diálogo com o Prof. Vítor Rodrigues sobre "Quem somos? Valores e Crenças", onde debatemos o que são atitudes, e alguns exemplos muito concretos, de como em geral, tendemos a acreditar que somos o que possuímos, e que o nosso valor como pessoas, está sobretudo dependente dos objectos que compramos, com que formamos a nossa identidade de cidadãos-consumidores. Sugeriu-se a necessidade e urgência de evoluirmos no nosso sistema de crenças dominante, no trabalho interno de cada um, que nos leve a valorizar muito mais o Ser, como fonte de bem-estar.


No painel 2, discutiu-se sobretudo, a pressão que estamos a fazer sobre os recursos da Terra, a situação energética, e a forma como os media, e em particular a televisão, informa ou desinforma os portugueses, das questões energéticas, e o nosso processamento típico dessas notícias, não contextualizadas no todo da vida colectiva, bem como, os constrangimentos financeiros que a maioria das famílias tem, para preparar as suas habitações, para o desafio da eficiência energética. Tomás Marques, Engenheiro do Ambiente, Luís de Sousa, especialista em Energia e membro da ASPO Portugal, e Luísa Schmidt, Socióloga e investigadora no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, ajudaram-nos a fazer um diagnóstico alternativo ao dominante, absolutamente essencial. Teremos que repensar os sistemas de crenças, alimentar, energético, financeiro, económico, de transportes, de saúde, de governo local, nacional e global.


Durante a tarde centrámo-nos nas soluções. David Avelar, investigador na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa ajudou-nos a pensar sobre Permacultura. Uma ideia central. Nós somos apenas mais uma espécie na Terra, totalmente dependente dos ecossistemas de que fazemos parte. Permacultura é design para a genuína sustentabilidade, e está na base, do Movimento de Transição (www.transitionetwork.org). O Painel 3, passou a contar então com as histórias do casal Maraschin.


Um destaque especial para Carmen Maraschin, Bióloga, que nos contou como o co-fundador da Rede de Transição, Rob Hopkins, considera que o Grupo "Heart & Soul", é o mais importante e o mais transversal em cada Iniciativa de Transição, e em a toda a Rede. Na prática, a oradora falou da sua experiência com os "Home Groups", em que, num ambiente de alguma intimidade, se partilham sentimentos, ideias, sobre a Transição interna de cada um de nós, num contexto exterior adverso.


O Painel 4, "Boas práticas de Transição em Portugal", foi dos mais estimulantes, com exemplos muito práticos, de projectos diferentes, em que nomeadamente, novas formas de ocupar o Território (Associação Rio Vivo), e sistemas alternativos de produção e distribuição alimentar (Herdade do Freixo do Meio), foram discutidas. Destaco igualmente a história do Fojo (www.o-fojo.blogspot.com). Foi uma apresentação notável, com uma energia transbordante, que nos levou ao mais alto nível de coragem em sustentabilidade.


Na fase final do encontro, muitos dos participantes, estiveram informalmente no Jardim da Várzea (Praça da República), a trocar ideias sobre o colóquio, o Movimento Transição em Portugal, e os próximos passos que iremos dar.

Estamos juntos!


Exibições: 68

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC

Comentário de Caminhante Acompanhado em 16 abril 2010 às 11:34
A propósito do "transition on tour" ....Não sei se já tinha dito, mas gostava de ver um colóquio preparado para transmitir estas ideias em primeira mão (para quem nunca ouviu falar nesta problemática e transição). Que perguntas faz o cidadão comum da realidade actual? como pode a transição ajudar-nos a encontrar as respostas? O colóquio de Pombal levou a transição a quem já a procura, o Transition tour levará a transição ao mais desatento cidadão da comunidade. Era "porreiro, pá" que o colóquio de Pombal fosse o embrião de uma tournée a nível nacional.
Comentário de Gui... Guilherme Alves Barbosa em 16 abril 2010 às 2:56
muito bom há que agitar as mentes por este pais fora...
Comentário de BEMCOMUM.net em 15 abril 2010 às 22:19
Ricardo, a ideia do "transition on tour", tem potencial. Voltarei ao tema :)
Comentário de Ricardo em 15 abril 2010 às 20:07
Sem dúvida João, o colóquio foi muito bom, mais uma vez os meus parabéns a ti e a quem te ajudou a organizar, todos os oradores e participantes. Sinto-me bastante feliz por ter participado. Agora vamos tentar organizar o "Transition on Tour" :)
Comentário de Caryn em 15 abril 2010 às 18:33
Parabéns João ,a minha alma ficou la mais o corpo em casa...a descansar depois encontro
Comentário de BEMCOMUM.net em 14 abril 2010 às 17:05
Eu sei que dava um livro. Perdoem-me pelo esquecimento de muita coisa importante. Imagens que valem mais do que mil palavras, brevemente...

Projeto ENERGIZAR

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, especializada na facilitação de vida a Empreendedores de Transição para as Sustentabilidades.

Impulsionamos a Permacultura como filosofia e método de design em Portugal desde janeiro de 2009.

Fomos pioneiros na adaptação do Modelo de Transição à cultura e economia portuguesas!

© 2019   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço