10 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

MktLab

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, focada no projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

A CAMPANHA FISH FIGHT

Hugh Fearnley-Whittingstall

 Em Janeiro de 2011 o programa de TV de Hugh Fearnley-Whittingstall, Hugh's Fish Fight foi transmitido no Canal 4 do Reino Unido. Hugh é um popular activista pela comida verdadeira, escritor e comentador britânico. É amplamente conhecido pelo seu compromisso intransigente para com os alimentos sazonais e de produção ética, e ganhou um número enorme de seguidores no Reino Unido graças à sua série de TV e livros River Cottage.

Hugh’s Fish Fight concentra-se na questão das devoluções ao mar. Devido às loucas leis da UE, metade de todo o peixe capturado no Mar do Norte é lançado de volta ao mar morto. Os filmes do Hugh’s Fish Fight foram transmitidos como parte da época do Big Fish Fight, que apresentou programas de outros chefes populares no Reino Unido, incluindo Jamie Oliver, Gordon Ramsay e Heston Blumenthal, e visavam promover alimentos do mar sustentáveis e celebrar espécies menos conhecidas de peixes deliciosos.

Hugh’s Fish Fight lançou uma petição online apelando ao fim das devoluções, que é apoiada por uma ampla coligação de Organizações Não-Governamentais (ONGs) ambientais e também por um número crescente de pescadores, grupos industriais e responsáveis políticos.

Os programas tocaram num ponto sensível no público britânico, que ficou indignado com tal desperdício e com as leis da UE que forçam os pescadores a deitarem fora o peixe Dentro de dias, centenas de milhares de pessoas que se inscreveram na petição online adicionando o seu nome a uma carta endereçada à Comissária para as Pescas, Maria Damanaki, e os Membros do Parlamento Europeu.

Nos próximos meses, a campanha avançou. Fish Fighters de todo o Reino Unido enviaram e-mails para os seus membros do parlamento, incentivando-os a assinarem uma moção parlamentar apoiando a campanha. Mais de 245 políticos do Reino Unido inscreveram-se e em Maio a moção foi debatido na Câmara dos Comuns do Reino Unido tendo sido aprovada 

As vendas de peixe sustentável também dispararam nos supermercados britânicos, e actualmente mais de 675.000 pessoas aderiram à campanha online.

CAMPANHA NA UE

 Ainda mais importante, a campanha já começou a gerar grandes agitações na Europa.

Em Março de 2011, a Comissária da UE Maria Damanaki organizou uma “reunião extraordinária em Bruxelas” e propôs uma integração faseada de uma proibição das devoluções do peixe.

O Reino Unido, Dinamarca, França e Alemanha assinaram rapidamente uma declaração de apoio a isto e comprometendo-se com uma ambiciosa reforma contida da Política Comum das Pescas. São óptimas notícias, mas não é uma garantia que de algo vá realmente mudar. Para isso, precisamos degerar apoio de pessoas em toda a Europa continental, em todos e cada um dos 27 Estados-Membros.

 

Exibições: 60

Tags: campanha, fish

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC

© 2019   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço