11 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

Grupos

Fale connosco!

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, promotora do projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!

O Dia Internacional Parem as Tar Sands, está de volta. No dia 5 de Maio 2012, cidadãos da Nova Zelândia, Europa, canadianos, americanos, africanos e da América do Sul irão sair á ruas para informar e…

O Dia Internacional Parem as Tar Sands, está de volta.


No dia 5 de Maio 2012, cidadãos da Nova Zelândia, Europa, canadianos, americanos, africanos e da América do Sul irão sair á ruas para informar e pedir o fim do pior desastre ambiental do Planeta nos dias de hoje: Tar Sands do Canadá.


“Tar Sands, Oil Shale, e Shale gás aumentam a quantidade de poluição para a atmosfera, e a destruição de habitats naturais. E se queremos um mundo sustentável para todos temos de parar estas formas de energia”. João, organizador do Dia ISTS Portugal.


Como portugueses e europeus, temos a responsabilidade e o dever de parar a destruição dos meios naturais, neste caso evitar que as Tar Sands (areias betuminosas), Oil Shales e Gás Fracking (extracção de gás natural) sejam as energias do futuro.


Portugal está marcado como fonte de Oil Shale desde os anos 30, e companhias petrolíferas pressionam Portugal para aceitar a exploração de gás natural (já em andamento) e mais tarde se possível de petróleo.


No dia 5 de Maio vamos dar a conhecer as nossas preocupações e procurar soluções, No Príncipe Real, Lisboa, Portugal.


Concentração no Príncipe Real, razões: Dia da feira biológica no jardim, local do Reservatório da Patriarcal. (Foi em tempos passados o reservatório mais importante na rede de distribuição de água da baixa lisboeta. Hoje em dia é palco de várias iniciativas culturais, nomeadamente espetáculos, exposições de fotografia e escultura, entre outras). e da sede da PortoEnergy (representante em Portugal das empresas responsáveis pela extração de gás natural (Gas fracking)), planeamos um percurso até à embaixada do Canada. Todos os grupos ambientalistas e dos direitos humanos e dos direitos dos animais podem e devem participar. Durante o tempo que estaremos no Príncipe Real, esperamos ter pessoas a apresentar soluções alternativas a uma sociedade dependente das energias fosseis e da importância de olhar todos os elementos do ecossistema mundial como iguais.


Ao pé da estátua de Fernando Pessoa, pensamos ler umas palavras de Alberto Caeiro e seus outros… ( todos estão convidados a trazer a sua escolha e ler).


As Tar Sands (areias betuminosas) são atualmente o maior complexo industrial do Mundo, e ainda è só a ponta do iceberg. Só no Canadá e na Venezuela as explorações estão comercializadas. As Tar Sands são proibidas na Europa devido aos valores de gases

libertados para a camada de ozono, os valores são 23% mais elevados que os do petróleo convencional.
Explorações Tar Sands esperam pela aprovação da CEE, para poderem iniciar a extração de crude no Continente Africano e no Continente Europeu, ainda sem extração comercial devido á inviabilidade financeira, causada pelos custos de exploração e segurança, que aumenta o preço final do combustível ao consumidor.


Em 2011 a pressão criada por movimentos ambientalistas, movimentos dos direitos humanos, movimentos de libertação animal, cientistas, economistas, grupos de cidadãos locais, etc., conseguiu ser superior ao “lobbing” das indústrias petrolíferas, governo do Canada e EUA, e a lei da Diretiva para a Qualidade os Combustíveis de Transporte, que vai ditar se as Tar Sands podem ou não ser comercializadas na Europa foi favorável aos que apoiam a vida.


A Directiva para a Qualidade dos Combustíveis de transporte é um alvo mandatário para os fornecedores de combustível. O art.7ª define as linhas para se atingir os limites de CO2 acordados no tratado de Quioto (Que o Canada abandonou em 2010).
Este é o ponto central da Acão ISTS Day na Europa, levar o público a estar ciente do que se passa politicamente no que diz respeito às Tar Sands, mudanças climáticas e defesa do ambiente.
Importante é que em 2012 esta diretiva vai ser votada outra vez, e o lobbing a favor de uma legislação favorável ao comércio das Tar Sands na Europa é grande e mais intenso e tem de encontrar resistência.


Para esclarecimentos ou entrevistas: Internacional – Derek Leahy – derek.outdecade@gmail.com
Portugal – João Vinagre – tarsandsportugal@gmail.com

Exibições: 207

Tags: energias, gas, gás, lisboa, manif, natural, oil, portoenergy, sands, shale, Mais...tar

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC - Economia do Bem Comum | BEMCOMUM.net

© 2020   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço