BEMCOMUM.net Economia para o Bem Comum

Inovação Social, Empresarial e Política

13 anos de Plataforma BEMCOMUM.net! Fale connosco: +351 239100351 ou info(at)ebc.pt

novidades brevemente

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, ECGBCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!

Maria Fernanda Martins Ferreira
  • Feminino
  • Viana do Castelo
  • Portugal
Compartilhar no Facebook

Amigos de Maria Fernanda Martins Ferreira

  • Paulo J Godinho Sousa
  • Maria Teresa Alves
  • Facilitadores EBC
  • Hugo Esmeriz
  • Denis Kern Hickel
  • Nascimento João
  • Chelonia mydas
  • Bruno Miguel
  • cristina dinis roldao
  • Manuela Araújo

Presentes recebidos

Presente

Maria Fernanda Martins Ferreira ainda não recebeu nenhum presente

Dar um presente

 

Página de Maria Fernanda Martins Ferreira

Informações do Perfil

Como quer contribuir para a Rede?
Trabalhei no Porto. Agora, muito pouco, no Minho Litoral
E-mail:
Turismo e Ensino.

Quinta das Musas - Fontaínhas

No passado sábado, dia 2 de Julho, no Porto, fui assistir à sessão "Criar Uma Agrofloresta", uma iniciativa da Universidade Livre da Quinta Musas da Fontinha, "uma plataforma organizada que tem como principal objectivo promover, realizar e articular acções de carácter voluntário e educativo que contribuam para a promoção da sustentabilidade nas diferentes esferas sócio-ambientais e para o desenvolvimento integral dos indivíduos que nelas participam". (Fonte: Terra Solta)Aproveitei para conhecer a Quinta das Musas da Fontinha, onde um projecto de hortas comunitárias (mas mais que isso) nasceu a partir da sociedade civil, e posso-vos garantir que está a dar frutos: para além dos frutos reais e das mais variadas espécies hortícolas (e não só), foi com muita satisfação que verifiquei a alegria com que as pessoas da cidade se dedicam ao cultivo dos seus alimentos, à partilha de experiências e conhecimentos, enquanto convivem como uma comunidade interligada. Um verdadeiro exemplo de Transição.O vídeo que se segue, extraído do programa Biosfera de 12/05/2011, explica como começou e como funciona esta fantástica iniciativa. Mais abaixo, algumas fotos e um pequeno vídeo que registei lá no dia 02/07/2011.Extracto de um trabalho da minha amiga Manuela do Blog http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/Próximo passo, convidá-la a juntar-se a este grupo que tem muito mais a ver com ela e a sua vida profissional do que com a minha.Estivemos juntas na Campanha Limpar Portugal e somos Bloggers há muitos anos.Espero que gostem deste seu trabalho e que de algum modo ele seja informativo e útil.Eu fiz as pesquisas que se impunham, e embora viva no campo e tenha a noção exacta que a sustentabilidade é o FUTURO mais próximo e que dele dependemos, sou muito menos activa, pelo menos por enquanto.CumprimentosFernanda Ferreira

Caixa de Recados (5 comentários)

Você precisa ser um membro de BEMCOMUM.net Economia para o Bem Comum para adicionar comentários!

Entrar em BEMCOMUM.net Economia para o Bem Comum

Às 13:02 em 11 julho 2011, David Ruben disse...
Obrigado Maria
; )
Às 11:36 em 10 julho 2011, Denis Kern Hickel disse...

Certo! Gosto muito de VN de Cerveira!

Quando andarmos por estas bandas faremos uma visita. E o mesmo da nossa parte, quando vierem cá para baixo podem sempre vir visitar a quinta. Estamos em Torres Novas.

abraço!

Às 11:07 em 10 julho 2011, Denis Kern Hickel disse...

Olá Fernanda!

Seja sempre bem vinda as nossas fotos

As compotas estão com muito bom aspecto! :) Também gosto de fazer geléias e doces...na realidade estou aprendendo para poder aproveitar as frutas da quinta. Quem sabe numa oportunidade trocaremos receitas :)

Um abraço, Denis

Às 1:21 em 8 julho 2011, Manuela Araújo disse...

Olá querida amiga Fernanda!

Que bom vê-la aqui pela rede, e obrigada por divulgar aqui o post sobe a Quinta das Musas da Fontinha.

Julgo que já estou nesta rede há pelo menos ano e meio, e já falei dela algumas vezes lá no blogue (como aqui ou aqui). Venho aqui às vezes para aprender alguma coisa, e já tenho levado daqui algumas coisas também para o blogue.

Só não venho mais vezes porque o tempo é pouco e a informação é tanta, que me perco...

Entretanto, parece que a Transição está para arrancar em Famalicão :) Visite o blogue que criei e que agora é comunitário - Famalicão por um Mundo Melhor, de que sei que já é seguidora :) e que um dia destes muda de nome para Famalicão em Transição :) E já temos um fórum para trocar ideias, mas ainda está tudo no princípio :)

Beijinhos, bem vinda e obrigada :)

Às 11:19 em 6 julho 2011, Chelonia mydas disse...

Bem-vinda Maria Fernanda!

O caminho nesta estrada da Transição e Permacultura Portugal (TPP) tem múltiplos acessos. Preparamos para os novos membros um breve Roteiro. Sessões de cinema são possíveis todos os dias: espreita os Videos disponíveis. Uma visita à Transition Network pode ser estimulante. Para te juntares a temas de interesse acede ao  MENÚ DE GRUPOS DA REDE , um guia para o conhecimento gerado pela comunidade.

Em preparação temos um curso de Iniciação TPP, a decorrer na sala de Conferências Virtual e a anunciar breve, breve!

A tónica da rede TPP é: “TRAZ UM AMIGO, ESPALHA A SEMENTE!”

Qualquer questão, podes encaminhá-la para facilitadorestpp@gmail.com

 

Blog de Maria Fernanda Martins Ferreira

Eliminar as ervas daninhas De vez em quando surgem as ervas daninhas indesejadas. Existem alguns produtos para resolver esse problema, mas que muitas vezes são prejudiciais para o ambiente e para a s…

Eliminar as ervas daninhas

De vez em quando surgem as ervas daninhas indesejadas. Existem alguns produtos para resolver esse problema, mas que muitas vezes são prejudiciais para o ambiente e para a sua saúde. Para se libertar das ervas daninhas do seu jardim, terraço, entradas, etc., que se instalam em sitios que não devem, espalhe a água de cozer as batatas, nos sitios onde houver as ervas indesejadas.

Nunca desperdice a água de cozer as batatas, porque a batata liberta toxinas…

Continuar

Postado em 4 julho 2012 às 17:48 — 2 Comentários

Ovos de Páscoa ...

Já o ano passado aqui publiquei como decorar os famosos ovos da Páscoa. Como cá em casa, Páscoa sem ovos não parece Páscoa, todos os anos nos entretemos a decorar os nossos “ovitos”. Então, este ano, surgiu a ideia e explicar acompanhando com imagens, passo a passo, o processo de decoração.

1º…

Continuar

Postado em 13 abril 2012 às 9:54

Limpeza anual das margens do rio Minho, em Campos Vila Nova de Cerveira

CENTRO DE CULTURA DE CAMPOS

Parceria Ambiental

Cumprindo mais uma das suas actividades o Centro de Cultura de Campos voltou à limpeza das margens do Rio Minho em parceria com o Colégio de Campos e o envolvimento dos escuteiros de Campos e a preciosa colaboração da Junta de Freguesia e o apoio da Câmara…

Continuar

Postado em 23 março 2012 às 20:09 — 1 Comentário

MFC - Pé de Meia Parque Natural do Douro Internacional Não são aves predadoras, mas necrófagas... o que as torna muito mais simpáticas em termos ecológicos. Esta espécie de Grifo só pode ser vista aq…

MFC - Pé de Meia
Parque Natural do Douro Internacional
Não são aves predadoras, mas necrófagas... o que as torna muito mais simpáticas em termos ecológicos. Esta espécie de Grifo só pode ser vista aqui nestas arribas que marginam o Douro, estando em risco de extinção. Chegam a atingir 2,5 metros de envergadura de asas, sendo o seu voar…
Continuar

Postado em 18 fevereiro 2012 às 19:17

 
 
 

© 2022   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço