10 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt | Conferência NOVA.policies Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

Informação

Sistemas de rega

Grupo para discutir vários sistemas de rega.

Membros: 45
Última atividade: 10 Set, 2018

Experiência de rega em Tribodar

Depois de alguma experimentação, conseguimos montar um sistema de rega que funciona bem (agora que vai chover :)

 

Ainda estamos a testar, mas queria já partilhar a nossa experiência, e convidar todos a fazer o mesmo.

 

Podem ler mais na nossa página em http://tribodar.drupalgardens.com/content/tribodar-automatic-watering-system

 

O texto é em Inglês, porque para mim é mais fácil exprimir-me, mas posso traduzir se houver algum interesso...

 

Curioso de aprender mais sobre este assunto :)

Fórum de discussão

Consultor para sistema de rega gota-a-gota Precisa-se - URGENTE

Iniciado por Catarina Joaquim. Última resposta de João Alberto Monteiro Fernandes 9 Abr, 2014. 5 Respostas

Precisamos com urgência de um consultor de rega. Ou seja, precisamos de instalar já um sistema de rega gota-a-gota em 2,6 ha de pomar (temos as plantas à espera) e as empresas de rega andam cheias de…Continuar

Bombas Manuais

Iniciado por Ricardo 15 Jan, 2012. 0 Respostas

Olá a todos!Por acaso sabem onde se podem adquirir bombas manuais para puxar água.Bombas deste género:…Continuar

Slow Delivery System - Leaky Hose ou Leaky Pipe

Iniciado por Ricardo. Última resposta de Ricardo 6 Nov, 2011. 4 Respostas

Peço desculpa pelo título em inglês, alguém já usou ou usa este sistema de rega?Aqui ficam alguns links para o produto em questão, se alguém usa ou já usou este material pode postar aqui a sua…Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Sistemas de rega para adicionar comentários!

Comentário de Mauro Andrade Moura em 22 março 2012 às 10:59

No Dia Mundial da Água, de agora em diante todo o cuidado com ela é pouco: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/03/rio20-e-momento-de-cri...

Comentário de Mauro Andrade Moura em 22 março 2012 às 9:37

Antigamente os mouros sabiam muito bem o valor das águas na Península Ibérica e hoje em dia estas mesmas águas das chuvas continuam menosprezadas.

No Brasil, na região Sudeste, os maiores dramas com relação à natureza ocorrem exatamente pelo excesso e não aproveitamento adequado destas águas de chuva.

Comentário de EcoAlentejo em 4 fevereiro 2012 às 14:56

Boa tarde,

Preciso de ajuda. Vamos iniciar um projeto de permacultura no Alto Alentejo - www.ecoalentejo.blogspot.com.

No terreno que arrendámos existe uma barroca (uma linha de água) queríamos aplicar um sistema de rega gota-a-gota, mas não sabemos como podemos tirar a água da barroca :) É preciso fazer uma espécie de uma torneira? Qual o sistema para puxar a água da barroca para depois entrar no circuito de rega.

Se nos puderem ajudar, agradecemos muito.
ecoalentejo@hotmail.com

Comentário de Michael Tribodar em 5 junho 2011 às 11:59

Olá Pedro,

 

Boa sorte com o teu sistema de rega. O nosso tem pressão dum balão de expansão ligado a bomba do furo, quer dizer, é bastanta pressão.

 

Se vais enterrar mesmo os tubos, tens que ver que os buracos não ficam entupidos. Eu tenho medo que desta forma a agua não circule bem.

O diametro do tubo depende do comprimento e do numero e tamanho dos buracos. Tens que contar que a pressão diminua com cada buraco que fazes, com cada curva que o tubo tem e quando o tubo sobe. Eu usei primeiro tubo de 16, mas agora estou a usar tubo de 20. Com os buracos pequenos que faço (estou agora na duvida se são 1.5 ou 1 mm), continuo com boa pressão, mesmo depois de fazer até 12 buracos num tubo.

Dependente da dimensão do teu sistema, convem ter um tubo com 32 mm que serve de alimentação a vários tubos de 20 mm. O tubo de 32 garante que ficas com boa pressão, mesmo com muitas camas.

Eu não te aconcelho de enterrar os tubos. Também se tens um problema, tens que cavar a tua cama... O que eu fiz funciona super bem, é de abris a cama no meio com uma pa direita numa profundidade de +- 25 cm e uma largura em cima de 5-10 cm. Dentre desta cavidade pões o tubo. Desta forma a água vai logo para baixo e infiltra-se egualmente na cama toda.

Se tiveres mais dúvidas, pergunta :)

Se quizeres vir cá ver o que temos, estás bem vindo.

Abraço,

Michael

Comentário de Pedro Serpa em 5 junho 2011 às 0:37

Olá Michael , 

obrigado pela info detalhada sobre o teu sistema de rega. Estou com uma ideia semelhante, aplicada as "camas capilares". Preciso de irrigar um terreno com barro e outro com solo arenoso. No arenoso estou a pensar colocar camas constituidas por uma camada de barro compactado em nivel, uma camada de areia, outra de serradura ou madeira triturada, solo rico em materia organica e mulch / palha. Estou a pensar colocar um tubo de 16 mm PE a cerca de 20 cm de profundidade, perfurados em cada 30 cm, ao longo das camas. Pela tua experiencia, dirias que resulta com 16 mm ou é melhor usar os 20 mm ou mesmo 32 mm ? Qual a pressão que precisaste c os furos de 1.5 mm?  a pressao que tens é por gravidade ou da rede ? 

Obrigado !

Comentário de Michael Tribodar em 19 maio 2011 às 22:40

Olá Hanna,

Com o teu comentario aparecem já os links :)

Ainda não dei mais feedback sobre o nosso sistema de rega, porque ainda estou a observar como corre. Até agora os resultados são exelentes. A terra fica humida em todo lado igual e a agua vai logo para baixo.

Parece ser mesmo um sucesso. Para quem tiver agua sob pressão, acho que é uma solução exelente. Quem estiver interessado, pode vir ca ver como funciona, ou fazer perguntas neste grupo. 

Comentário de Chelonia mydas em 19 maio 2011 às 22:21

Boas,

Andei pela TPP à procura de informação sobre AGRICULTURA e fiz uma pesquisa nos Grupos. Encontrei 7 que me pareceram complementares:

 

Por ter achado interessante esta ligação pensei em deixar esta nota e saber se não poderiam ligar os grupos para ser mais fácil de consultar (tipo com links na descrição dos grupos ou criando um local comum na ficha dos Grupos).

O que achas? Vou postar esta mensagem nos outros grupos também...Pode ser que ajude outros "pesquisadores".

E os resultados do teu teste?! Podes publicar?

 

Membros (44)

 
 
 

Projeto ENERGIZAR

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, especializada na facilitação de vida a Empreendedores de Transição para as Sustentabilidades.

Impulsionamos a Permacultura como filosofia e método de design em Portugal desde janeiro de 2009.

Fomos pioneiros na adaptação do Modelo de Transição à cultura e economia portuguesas!

© 2019   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço