Rede EBC

Inovação Social, Organizacional e Política | BEMCOMUM.net | hello(at)ebc.pt

En Marche! | Volt | European SpringFale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt | Podcast EBC.pt Entrevista na TSF | Opinião | Objetivo SMART: 100.000!

Até aqui temos publicado os relatos dos encontros de São Brás em Transição na página 'Relatos das Reuniões' e a partir de agora iremos passar a publicar os relatos dos encontros através deste tópico, de forma a permitir comentários dos participantes.

Também poderão aceder a mais informação sobre São Brás em Transição através do endereço http://saobrasemtransicao.pt.vu

Até breve.

Tags: alportel, brás, encontros, relatos, são, transição

Exibições: 153

Respostas a este tópico

Data: 12/12/2011

Hora: 18h

Local: Associação In Loco

Presentes: Artur, Carlos, Lília, Maria e Priscila

Assunto: Reunião da Iniciativa de Transição de São Brás de Alportel

 

Ordem de trabalhos:

  1. Criação do núcleo fundador da Iniciativa de Transição de SBA.
  2. Identificação de possíveis entidades/pessoas de SBA interessadas em integrar o movimento.
  3. Definição do primeiro plano de sensibilização juntos de algumas entidades de SBA.
  4. Encontro de Transição em SBA.

 

Relativamente ao ponto 1, fizemos um ponto de situação do estado actual da Iniciativa de SBA e troca de opiniões acerca do caminho a seguir para encontrar pessoas sensíveis ao tema e interessadas em integrar o núcleo fundador. Decidimos que deveríamos iniciar algumas sessões de apresentação da Iniciativa junto de entidades e espaços de SBA para cativar mais pessoas para esta fase inicial.

Quanto ao ponto 2, identificámos a Associação dos Amigos do Museu de SBA, a Associação In Loco, a Associação Alportel, a Junta de Freguesia, a Associação Rota da Cortiça e a Galeria Zem Arte como possíveis entidades interessadas em disponibilizar espaço para as sessões de apresentação acima mencionadas e/ou integrar estas sessões em eventos a realizar por estas. Estas entidades foram divididas pelos presentes para cada um efectuar os primeiros contactos.

Relativamente ao ponto 3, decidimos preparar uma breve sessão de esclarecimento sobre Transição acompanhada de debate, para dar início à apresentação deste movimento junto das entidades acima descritas.

Finalmente, decidimos adiar o “Encontro de Transição de SBA”, previsto para o dia 15 de Janeiro, para Fevereiro ou Março. A nova data será marcada em função da finalização deste processo inicial, descrito nos pontos anteriores. O Carlos irá comunicar aos convidados esta alteração.

 

Próximo encontro: 21 de Dezembro de 2011 na Galeria Zem Arte

Data: 21/12/2011

Hora: 18h

Local: Zem Arte Galeria

Presentes: Carlos, Emanuel, Lília, Paulo e Sofia

Assunto: 2ª Reunião da Iniciativa de Transição de São Brás de Alportel

 

Ordem de trabalhos:

  1. Ponto de situação da Iniciativa de São Brás de Alportel.
  2. Definição e estruturação do funcionamento das reuniões.
  3. Análise sobre São Brás de Alportel relativamente à mobilização da comunidade e definição do plano de divulgação e sensibilização junto da comunidade.

 

Relativamente ao ponto 1, realizámos uma breve apresentação dos novos membros do núcleo, o Paulo e a Sofia, e o Carlos relatou os assuntos abordados na reunião anterior.

Quanto ao ponto 2, discutimos algumas propostas para o funcionamento das próximas reuniões e decidimos que deveríamos respeitar os seguintes pontos:

a)      Ter duração de cerca de uma hora;

b)      Definição da ordem de trabalhos da próxima reunião;

c)       Marcação da data, hora e local da próxima reunião;

d)      Variação do local da reunião entre espaços já disponibilizados (Zem Arte Galeria, Museu do Trajo, Associação In Loco);

e)      Aplicação de um sistema rotativo para a dinamização das reuniões, ou seja, cada reunião é monitorizada por um membro diferente do núcleo, definido na reunião anterior;

f)       Realização de um relato da reunião pelo dinamizador da mesma;

 

Quanto ao ponto 3, cada membro partilhou a sua experiência a nível de mobilização local, e reflectimos em conjunto acerca da dificuldade de captar as pessoas para os eventos locais. Concluímos que uma sensibilização teórica é insuficiente e que poderíamos já arrancar também com eventos práticos que fossem de encontro aos interesses das pessoas e que estivessem inteiramente relacionados com os objectivos da Transição. Algumas ideias abordadas:

a)      Mercado local de produtos e serviços.

b)      CineDoc Transição: criar um ciclo de cinema com apresentação de filmes sobre sustentabilidade acompanhados de debate.

c)       Tertúlias e sessões de esclarecimento.

d)      Dossier da Iniciativa: elaborar um dossier com a documentação da Iniciativa para disponibilizar em diversos espaços para consulta da comunidade.

e)      Ligação com projectos em curso: Hortas comunitárias e Rota da Cortiça.

f)       Workshops/Cursos de Permacultura.

A discussão destas ideias ficou adiada para a próxima reunião.

 

Data: 09/01/2012

Hora: 18:30h

Local: Museu do Trajo

Presentes: Artur, Carlos, Emanuel e Paulo

Assunto: 3ª Reunião da Iniciativa de Transição de São Brás de Alportel

 

Ordem de trabalhos:

  1. Ponto de situação da Iniciativa de São Brás de Alportel.
  2. Continuação da definição do plano de divulgação e sensibilização junto da comunidade

Relativamente ao ponto 1, o grupo concluiu que é necessário encontrar mais pessoas para integrar o núcleo da iniciativa para que possamos ser um grupo mais amplo e flexível, de forma a conseguirmos avançar com as ideias propostas e também para mais facilmente chegarmos às pessoas de SBA.

Cada elemento referiu algumas pessoas que poderão estar interessadas em integrar a iniciativa e ficaram responsáveis por contactar as mesmas durante os próximos dias.

Ficou também definido que iremos agendar a próxima reunião depois de serem efectuados os contactos.

 

Quanto ao ponto 2, aprofundámos ligeiramente as ideias do mercado local e troca de saberes.

Mercado local

  • Envolver pequenos produtores locais (agricultores, artesãos, etc)
  • Poderá incluir um sistema de mercado de trocas
  • Actividades paralelas
    • Troca de saberes;
    • Apresentação da iniciativa à comunidade;
    • Demonstração de alternativas mais sustentáveis (fornos solares, detergentes ecológicos, compostagem doméstica, etc.)
    • Actividades pedagógicas com crianças/jovens ligadas ao tema da sustentabilidade/ambiente/ecologia;

 

 

 

 

Troca de Saberes

  • Ciclo de encontros entre pessoas que queiram aprender/partilhar o seu conhecimento em diversas áreas (por exemplo, enxertia (Abril/Maio), poda, apicultura, etc.)

Também surgiu a ideia de criar um grupo de “Ajudadas”, no qual periodicamente um grupo de pessoas se reúne para ajudar alguém numa determinada tarefa (por exemplo, limpar um terreno, apanhar fruta, plantar árvores, construir/remodelar uma casa).

 

 

4º Encontro São Brás em Transição

Voltámos à Galeria Zem Arte para mais um encontro da iniciativa de transição de SBA.

O tema abordado foi a divulgação da iniciativa junto da comunidade de São Brás de Alportel.

Vamos divulgar “São Brás em Transição” junto da comunidade através da web (através de email e blog) e de um “cartão” (que será em formato de separador de livro, em papel reciclado) para entregar em locais públicos de SBA. Este cartão/banner será constituído pela identificação da iniciativa, “São Brás em Transição”, e terá o endereço web e de email. Juntamente com esta informação teremos algumas palavras relacionadas com a “Transição”. As palavras escolhidas foram: Equilíbrio, Sustentabilidade, Proximidade, Comunidade e Autonomia.
Ficou também decidido que iremos ter um “Encontro aberto” a realizar-se 1 vez por mês, o dia sugerido foi a primeira Segunda-Feira do mês (sujeito a confirmação).
Surgiu também a ideia de preparar no final do próximo mês uma troca de saberes com “Introdução à Apicultura”, facilitada pelo Emanuel.


5º Encontro São Brás em Transição


No passado dia 13 de Fevereiro realizou-se mais um encontro de São Brás em Transição. Reunimo-nos no bar do Museu do Trajo de São Brás de Alportel e tivemos a participação de mais um elemento, a Fernanda, que mostrou o seu interesse em participar activamente na iniciativa.

Segue abaixo os pontos discutidos.
  1. Divulgação
    1. A primeira versão do blog está praticamente concluída (faltam alguns conteúdos) e até ao final da semana fica pronto.
    2. O cartão/banner de divulgação está pendente (aguardamos novidades por parte do José). Para a impressão deste cartão há disponibilidade do Museu de SBA e, em caso de necessidade, iremos tentar pedir à CM.
    3. Surgiu a ideia de criar alguns cartazes “despertadores de curiosidade” para colocar em locais chave de São Brás para divulgação (talvez para o evento de lançamento, ver ponto 3)
    4. Foi sugerida a 1ª Segunda-Feira de cada mês para a realização de um encontro periódico. Este dia não ficou agendado pois a maioria não esteve presente.
    5. Iremos ter em conta eventos festivos de São Brás (Feira da Primavera, Páscoa, Feira da Serra, etc) e outros acontecimentos para nos envolvermos e a partir dos mesmos continuar a divulgar e apresentar a iniciativa.
  2. Próximo encontro (talvez a 5 de Março)
    1. Para este encontro ficou decidido que iremos entre 2 ou 3 de nós fazer uma breve introdução/apresentação da iniciativa, para integrar os novos interessados, e continuar com o mesmo formato de debate que temos utilizado.
    2. Seria interessante existir já algumas propostas/ideias de possíveis “coisas a fazer em SBA” para que, no concreto, estes novos elementos consigam identificar-se e ter vontade de participar activamente na implementação dessas ideias.
  3. Evento de lançamento da Iniciativa São Brás em Transição
    1. Decidimos que já faz sentido voltar a pensar na realização de um evento com convidados relacionados com a transição após o próximo encontro.
    2. Vamos voltar a contactar as pessoas envolvidas e tentar marcar esse encontro para o final de Março/início de Abril.
    3. Para este encontro seria interessante realizar uma análise acerca de SBA no que respeita a importação de alimentos e energia, dependência externa de matéria-prima e serviços/bens de consumo, estatísticas de empregos (por exemplo, a percentagem de pessoas que vivem e trabalham em S Brás), tratamento de resíduos, relação entre produtores locais e compradores, pobreza, situação escolar, etc para que seja apresentada aos participantes, servindo de base para um debate acerca do que pode ser feito em SBA no âmbito da Transição.
  4. Associação São Brás em Transição
    1. Reflectimos sobre a criação de uma Associação São Brás em Transição e os presentes concordaram em não avançar por este caminho. Vamos concentrar as nossas energias em conseguir fortalecer esta iniciativa, apresentando-nos como um grupo informal de pessoas residentes ou relacionadas com SBA preocupadas com a situação actual e que pretendem agir agora para tornar São Brás mais resiliente e feliz no futuro.
    2. No futuro, caso haja mesmo necessidade, voltaremos a pensar no assunto.
  5. Ajudada – Transformar o desperdício em alimento 
    1. Vamos criar um evento sazonal de Ajudadas para transformar o desperdício em alimento. Verifica-se que existem alguns terrenos com árvores de fruto ao abandono (laranjas, oliveiras, alfarroba, etc). O que propomos é tentar identificar todos os terrenos de São Brás onde isto acontece, contactar os responsáveis e propor que um grupo de pessoas se reúna para recolher estas frutas. Estas serão partilhadas por todos, transformadas (p.e. em azeite) ou também poderão ser oferecidas à população em algum evento onde a iniciativa esteja a ser apresentada (ou outro fim interessante).
  6. Introdução à Apicultura
    1. Iremos realizar um ciclo de troca de saberes dedicados à Apicultura. Começaremos por organizar uma sessão de Introdução à Apicultura e posteriormente com outras sessões para aprofundar o tema. Dentro de alguns dias o Emanuel irá sugerir uma data para esta primeira troca de saberes.
    2. Este evento poderá ser o ponto de partida para a criação de um primeiro grupo de trabalho, onde um dos projectos poderá ser a criação de colmeias comunitárias com a partilha de tarefas, mel e rendimentos entre cada elemento, por exemplo.
  7. Grupo de Artes e Grupo de Alimentação
    1. Abordámos também a possibilidade de propor à Lília que o grupo de teatro que se está a criar em SBA seja integrado no âmbito da iniciativa. A partir deste poderá ser criado um grupo de trabalho de Artes, onde um dos projectos é o grupo de teatro.
    2. O mesmo poderá acontecer com o grupo de pessoas aderente à Iniciativa aHorta. Tentar despertar junto deste grupo interesse em dinamizar um grupo com produção de alimentos, transformação de alimentos, troca/partilha etc.

6º Encontro São Brás em Transição

No encontro do passado dia 5 de Março estiveram presentes mais 6 pessoas novas. Foram abordados vários assuntos e sugeridas várias ideias de possíveis projectos a implementar que passamos a relatar:


  1. Divulgação
    • Blog: criar zona para descrever os projectos em curso, “Troca de Saberes”, “Ajudadas”, etc
    • Logótipo: será criado um logótipo com base no banner feito pelo irmão do José
    • Cartão (Separador de livro): será criada uma versão do banner com fundo transparente para imprimir em cartão reciclado
    • Agenda Cultural: falar com a câmara para ver a possibilidade de integrar os nossos eventos na agenda cultural. Isto implica ter um plano definido para o mês seguinte;
    • Facebook: criado um perfil de São Brás em Transição
  2. Troca de Saberes
    • Podas (?)
    • Enxertias (?)
    • Fornos Solares (Celestino Ruivo?)
    • Permacultura (Carlos, Daniela, Rui, João e Hélder?) talvez organizar um ciclo explorando os vários aspectos da permacultura  ou um evento mais alargado
    • Agricultura Biológica (Ana Arsénio?)
    • Fazer Pão / Forno Comunitário (?)
    • Rendas (Sra. do Grupo das Rendas?)
    • Cestos em Palma (Sr. Custódio?)
    • Conservas (José?)
    • Aquaponia (José?)
    • Detergente ecológicos (?)
    • Sabonetes ecológicos (?)
    • Cosméticos ecológicos (Fernanda?)
    • OpenSource (Carlos?)
    • Manutenção de bicicletas (?)
    • Compostagem/vermicompostagem
  3. Ajudadas
    • Transformar o desperdício em alimento:
      • Laranjas: Contactar o Sr Barracosa dos Vilarinhos e José Amândio dos Machados e outros que tenham terrenos com laranjas, para tentar saber se os restos das apanhas que não servem para comercializar são aproveitados pelos mesmos. Caso não sejam, propor que sejam recolhidos numa ajudada;
      • Azeitonas, Romãs, Medronho, Amêndoas, Alfarrobas, Figos, Uvas são outros frutos que poderemos recolher neste contexto;
    • Ajudada mensal ou bi-mensal: mensalmente um grupo de pessoas reúne-se para ajudar alguém numa tarefa (limpar um terreno, ajudar na horta, tratar de espaços comunitários, etc)
  4. 23 Março Noite de Poesia no Zem Arte
    • No âmbito da nossa iniciativa, iremos organizar no Zem Arte uma noite de poesia. Será feita uma escolha de poemas ligados à Natureza/Homem para serem declamados. Haverá performance e música. O Paulo irá enviar-nos notícias em breve sobre este evento.
  5. Boleias em Rede
    • Criar um programa de boleias em rede. Boleias de e para SBA. A ideia é criar um formulário de inscrição, através do qual a população se inscreve para pedir boleia, oferecer boleia ou ambos de e para SBA. Foi sugerido criar este projecto com a Junta de Freguesia, sendo a sua sede o local onde as pessoas se inscrevem. Através do nosso blog também poderá ser criada uma zona com este formulário.
  6. Serviços em Rede
    • Semelhante às boleias criar um programa de serviços em rede onde as pessoas se inscrevem referindo quais os serviços que oferecem e quais os que procuram. Também poderia ser proposto à Junta de Freguesia esta parceria.
  7. Grupo Alimentação
    • Hortas Comunitárias: ligação com a Horta do Nascimento e criação de outras hortas deste género. Identificar quem queira disponibilizar terrenos para outros cultivarem à semelhança do projecto Movimento Terra Solta.
    • Banco de Sementes: propor a criação de um banco de sementes, onde as pessoas possam ir trocar sementes.
    • Terrenos Comunitários: identificar terrenos abandonados ou disponíveis para pastagem, aquisição de lenha, apicultores, etc.
    • Colmeias Comunitárias: no seguimento da troca de saberes sobre apicultura foi sugerido criar um clube de apicultores. Vamos aguardar o interesse dos participantes.
  8. Grupo de Transporte
    • Clube de ciclistas: propor ao Bike Club de SBA para participarem na iniciativa no desenvolvimento de um projecto que promova a utilização da bicicleta como meio de transporte principal
    • CiclOficina: propor ao Bike Club de SBA a criação de uma oficina comunitária de bicicletas, inspirado na iniciativa http://cicloficina.wordpress.com/
  9. Grupo das Artes
    • Grupo de teatro: terça-feira irá haver um encontro no Zem Arte com o grupo de teatro para integrar este grupo em São Brás em Transição
  10. Grupo de Educação
    • Bolas de Sementes: evento didáctico para crianças cujo objectivo é aproximá-las da natureza. Utilizando o método de Masanobu Fukuoka as crianças criam bolas de sementes com argila e atiram-nas para zonas desertificadas de SBA.
  11. Evento de Lançamento
 - Apresentação
 - Situação actual. O que é a Transição? Transition Town Totnes – Sérgio Maraschin e Carmen Maraschin
- Iniciativas de Transição em Portugal e Iniciativa da Aldeia das Amoreiras – André Vizinho
 - São Brás de Alportel em Transição / Reflexão e Debate
  • Disponibilidade dos convidados
    • Os convidados Sérgio e Carmen Maraschin estão disponíveis para o dia 1 de Abril
    • André Vizinho não está (só  27 de Maio e 17 de Junho)
  • Análise de São Brás
    • Ainda não temos os dados para preparar esta análise a apresentar
    • O Paulo irá enviar um estudo feito em 2007 que será publicado no blog
  • Datas
    • 1 de Abril/Feira da Primavera: seria o ideal mas provavelmente não teremos tempo para preparar o evento, no entanto podemos estar presentes de outra forma.

O próximo encontro será no dia 2 de Abril.

olá bom dia tudo bem por ai?os meus planos não estão a correr como eu gostaria.

estou neste momento na hol,espero estar no algarve a meio de abril.

prometi a mim mesmo que embora tenha muito pra fazer vou entrar em contacto,

assim que chegar.

um abraço da holanda nemesio.

RSS

BEMCOMUM.net Conferences

The NOVA.policies Conference. Registrations.

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, especializada na facilitação de vida a Empreendedores de Transição para as Sustentabilidades.

Impulsionamos a Permacultura como filosofia e método de design em Portugal desde janeiro de 2009.

Fomos pioneiros na adaptação do Modelo de Transição à cultura e economia portuguesas!

© 2018   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço