Renew Europe. Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt | Conferência NOVA.policies Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

Para quem se interessa pelas propriedades terapeuticas das plantas deixo um link que me pareceu muito útil.

Gostava que se possivel partilhassem as vossas experiências na aplicação de plantas medicinais nas diversas patologias. Sou licenciada em medicina chinesa e trabalho com ervas chinesas muito dificeis de encontrar no ocidente, estou a fazer um estudo sobre a equivalencia entre as propriedades terapeuticas dessas mesmas plantas com as plantas existentes no nosso clima, agradecia a vossa ajuda.

Obrigada.

Tudo de bom.

Site em Espanhol:

Ervas medicinais

Exibições: 953

Respostas a este tópico

ta mt bom o site... bigada :-) pois esta é uma área que adoro, mas certamente nao tenho assim tantos conhecimentos... tenho apenas uma pequena horta com as plantas mais conhecidas, as quais uso mt para chás... mais, ando agora numa fase de pesquiza e descoberta ********

Também acho realmente um assunto fascinante. Em medicina chinesa os conceitos são diferentes da medicina convencional. Há plantas que aquecem, plantas que arrefecem, tónicas do yang, tónicos do yin, etc para conseguir perceber onde se encaixa cada uma das nossas ervinhas tenho de perceber o efeito que ela realmente tem no organismo. Mas não basta saber, por exemplo que baixa a febre é necessário mais informações, tal como que tipo de febre, gripe? de verão ou de inverno? Alta ou baixa? Tinha sede ou não? Sentia frio ou calor? Daí que só as vossas experiencias pessoais na toma de ervas me pode dar as informações necessárias, basta terem passado por alguma situação em que a toma de determinada erva causou um efeito especifico. Todas as vossas situações são uma excelente ferramenta para as minhas pesquisas não é necessário terem muitos conhecimentos, mas apenas alguns mal-estares que trataram com ervas. :-)

Obrigada.

olá Paula,

Essa iniciativa é sem duvida uma mais valia para o teu trabalho neste "canteirinho" da Terra :D

Eu também iniciei uma pesquisa semelhante mas com referencia às plantas associadas à medicina Ayurvédica, pois parece que neste nosso "continente" é que descuidámos o legado em sabedoria que os nossos antepassados tinham de forma quase que instintiva sobre todas as plantas que os rodeavam.

Tem graça que com uma pesquisa sobre os florais de Bach soube que o próprio era bastante intuitivo quanto às particularidades das plantas que utilizava, digamos que ele se conectava com a sua vibração e estabelecia um diálogo... para mim faz todo o sentido.

Ainda assim é preciso ter essa conexão muito afinada :)

E hoje antes de vir a este grupo, li: " Fitoenergia - As plantas e sua elevada função na Terra",  o que mais uma vez vai ao encontro do que sinto em relação a essa realidade, à nossa volta temos tudo o que precisamos para equilibrar o nosso ser nas mais diversas dimensões...

Precisamos é de estar em sintonia e escutar o pulsar que existe em cada celula/particula de energia que nos completa e nos rodeia.

Podemos trocar ideias e partilhar experiências, sempre que possivel.

Bem haja e vibra muito com o verde ;)

ola paula , nao consigo ver qual é o site, caso o possas postar aqui agradecia...ja agora posso te contar um pouco da minha experiencia pessoal com ervas medicinais populares. sempre que posso evito ao maximo ir á farmacia, ando sempre a perguntar aos mais velhos o nome das ervas e para que servem, depois com mais alguma pesquisa na internet la vou experimentando...das ervas mais importantes e consideradas daninhas posso destacar a erva macela que tem sabor pouco amargo mas com efeitos muito bons para o estomago (como tenho problemas digestao posso comprovar que esta erva é excelente) e tambem a erva malva que tambem é muito boa para infecçoes entre outros tratamentos..ambas as ervas na aldeia sao arrancadas pelas pessoas para dar aos animais ou simplesmente consideradas pragas sem qualquer uso, devido a falta de informaçao,etc..ate ao momento tenho conseguido sempre bons resultados com ervas medicinais e tambem com uma boa alimentaçao em legumes e frutas...ha um ditado que diz "o teu remedio é comer e o que comes é o teu remedio"..

Olá Pedro, obrigada pela informação, essas já ficam registadas. A erva macela usas também para dores de estômago ou só para má digestão? Preparas uma infusão?

O site é: http://hierbamedicinal.es/

Tudo de bom!

ola, obrigada o site é muito bom mesmo. quanto á macela uso principalmente para a má digestao, mas também é muito boa para diversos disturbios do estomago, porque a macela tem propriedades tonicas. faço uma infusao, mas como tem um sabor forte aconselho a usar 6 pezinhos da planta em 0,5l. uso esta planta regularmente..a planta é muito facil de encontrar nos campos, mas so nasce na primavera e sobrevive ate outubro, se precisares mais alguma informaçao dispoe..cumprimentos 

Gostaria de tambem partilhar com voce, minhas esperiencias  com as propriedades medicinas do-CORIANDRUM SATIVUM.O TAO CONHECIDO-COENTRO.PLANTA DA FAMILIA DAS UMBELIFERAS.-possui grandes propriedades digestivas ,o que o uso diario desta plantinha  nas saladas  torna-se muitissimo eficaz no tratamento de problemas intestinais e disturbios estomacais,auxiliando no combate de ptose-tecidos conjuntivos-ao combater alteraçoes no tratogastrointestinal-observei que atraves de  suas funçoes quimica o coentro COMBATE AS FERMENTAÇOES INTESTINAIS PUTRIDAS , E SUA AÇAO E NOTAVEL NO SISTEMA NERVOSO AO AGIR  de forma energetica-no triplice aquecedor , AUXILIANDO NO  EQUILIBRIO DE PRANA E APANA--UNINDO CEU E TERRA -YIN YANG  ja  auxiliando no combate das oses como  no caso de ulcera pepticas pelo  grande poder cicatrizante.resultanto em grande aliado para equilibrar o fluxo energetico do hara -linha VG E VC-

olà... olha eu deiso aqui algumas planta que tenho... se quiseres saber informação sobre alguma em específico, diz... entao tenho a salsa, coentros, tomilho, tomilho limão tomilho laranja, tomilho dos gatos, sentolina verde, artemísia branca, lucia.lima, erva cidreira, erva principe, boldo, salva, salva ananás, poejo, hortelã, hortelã-pimenta, hortelã da ribeira, segurelha, camomila e pelargónia (familia das sardinheiras...) *********

RSS

Projeto ENERGIZAR

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, especializada na facilitação de vida a Empreendedores de Transição para as Sustentabilidades.

Impulsionamos a Permacultura como filosofia e método de design em Portugal desde janeiro de 2009.

Fomos pioneiros na adaptação do Modelo de Transição à cultura e economia portuguesas!

© 2019   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço