10 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

MktLab

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, focada no projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Receitas de Excedentes da Horta

Informação

Receitas de Excedentes da Horta

Não querem fazer deste grupo um lugar de partilha de receitas?

Tenho excedentes de tomate, abóbora, pimentos, pepinos.

Gostava de saber como fazer conservas e doces, para comer todo o ano e presentear os amigos!

Local: Portugal
Membros: 70
Última atividade: 10 Fev, 2016

Fórum de discussão

Quinta Nemus e Grupo Colher e Semear

Iniciado por Chelonia mydas 15 Ago, 2011. 0 Respostas

Há muita informação por aqui.Numa tentativa de ligar a informação e contribuir para uma consulta mais eficiente, aqui fica o link da Quinta Nemus…Continuar

Abóbora: mil maneiras doces

Iniciado por Chelonia mydas 9 Ago, 2011. 0 Respostas

Bom, passo aqui a primeira receita do doce que fiz e que parece ter funcionado bem, já que cá em casa comemos como sobremesa, no pão, com queijo e com frutas cozidas (pera e maçã). Cortar e descascar…Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Receitas de Excedentes da Horta para adicionar comentários!

Comentário de Laurinda Padeiro em 14 janeiro 2012 às 13:22

Olá Ricardo!    A minha árvore tem 14 anos. Fui eu que enterrei os caroços directamente no chão. A da foto está a prodzir há 7, 8 anos e já foi fortemente podada umas 3 ou 4 vezes pois parece que quer chegar ao céu... Nasceram mais 3 uma dá frutos mas poucos e são um pouco diferentes da qe está na foto. As outras duas nunca deram fruto, por isso, penso que sejam masculinas. Uma delas arranquei-a pois estava a fazer sombra a uma anoneira. Aqui na minha zona muita gente tem um abacateiro no jardim, por isso, não tenho problemas de polinização. Um abraço

 

Este ano não sei o que vou fazer com tanto abacate pois devo ter quase 100 K

Comentário de Ricardo em 14 janeiro 2012 às 0:23

Olá Laurinda! Estive a ver as fotos do teu abacateiro, está muito bonito! Há quantos anos tens essa árvore? Foste tu que plantaste? Quantas tens?

Pergunto isto porque li que os abacateiros teem uma polinização muito difícil quandop estão sós devido as suas flores masculinas e femininas terem horários diferentes, por isso normalmente usa-se mais do que uma árbore. Abraço

Comentário de Laurinda Padeiro em 13 janeiro 2012 às 23:14

Eu tenho muitos abacates e por isso vou fazendo experiencias que até têm resultado. Gosto muito batido com leite, em pasta com atum ou com salmão e é excelente e muito saudável. Com camarão também é muito bom mas faço pouco por causa do colestrol.

Com sumo de limão e açúcar dá uma excelente sobremesa. Há quem use vinho do porto, mas eu gosto mais com o sumo do limão.

Uso em saladas e também faço guacamole.

A rama da cenoura uso em sopa ou no arroz de cenoura.

Com os fisalis faço sumo.

 

 

 

 

 

 

 

c

Comentário de Andréa Medeiros em 11 janeiro 2012 às 12:15

As ramas de cenoura também dá para fritar tipo panadas e ficam estaladiças. Ainda não experimentei porque evito frituras embora parecem boas.

Comentário de Topas em 11 janeiro 2012 às 10:14

Nelson, no outro dia vi na internet, que a rama de cenoura, depois de seca, pode ser pulverizada até fazer farinha. Depois dá para fazer bolos, pão, panquecas, crepes, …

Ainda não fiz nenhuma receita, mas já tenho lá algumas ramas secas para pulverizar.

Comentário de Topas em 11 janeiro 2012 às 10:05

Olá.

A Pêra abacate é excelente para fazer o típico guacamole. De qualquer forma, eu costumo usá-lo em saladas de alface, tomate e sementes germinadas com massa, por exemplo. A phisalys e o tomate brasileiro dão para fazer compota. Ou congelados e depois picados, dá para fazer gelado. Dá para fazer molhos agridoces para juntar a seitan assado, por exemplo.

Comentário de Andréa Medeiros em 9 janeiro 2012 às 12:15

Pedro Manuel quais são os problemas que você tem com os abacates, pêra abacate e tomate brasileiro? O physalis também não sei fazer nada com isso, só o vejo enfeitando bolos.

Comentário de Laurinda Padeiro em 16 setembro 2011 às 22:16
Tenho algumas receitas de produtos da horta, algumas das quais aprendi com a minha mãe, que posso partilhar .
Comentário de Nelson Soares em 1 setembro 2011 às 14:23
Será que se pode considerar rama de cenoura um excedente da horta? :) Pelo menos numa perspectiva de permacultura faz sentido utiliza-la (assim como tudo que seja passível de consumo). É que acabei de experimentar uma sopa de rama de cenoura. E gostei. Tem um sabor característico, mas não é desagradável. Aconselho.
Comentário de milene da silva santos em 31 agosto 2011 às 16:57

Olá nós temos um saquinho com stevia em casa, foi uma amiga que enviou da Índia, mas ainda não utilizámos em nada. está em forma de pó muito grosso. Não sei bem como utilizar. Por exemplo para fazer umas bolachinhas ou algo do género, mistura-se aquele pó com a farinha?

Obrigada,

Milene 

 

Membros (66)

 
 
 

© 2019   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço