Renew Europe. Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt | Conferência NOVA.policies Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

Informação

portugalvegan

Para todos os vegans, crudívoros veganos, frutarianos e frugívoros. Partilhar ideias e conhecimentos sobre alimentação e quintas e cooperativas ou mercados orgânicos e biológicos neste portugal.

Membros: 51
Última atividade: 20 Ago, 2015

O melhor livro de saúde do mundo!!!

O livro 80-10-10 do Dr. Douglas Graham, infelizmente o livro está em Inglês. O livro analisa ao pormenor não só aquilo que ele denomina de dieta ideal do ser humano, mas também aborda vários temas controversos acerca da dieta vegetariana, b12, proteína, assim como outros temas de saúde, candidíase, diabetes, problemas de pele, síndrome de intestino irritável (será que é assim que se chama em português?), fadiga crónica, dentes, etc.

A dieta que este doutor defende chama-se de low fat raw vegan. existem mais vídeos dele em youtube. Para mais pesquisas existe o forum www.30bananasaday.com, composto por pessoas que seguem saudáveis nesta dieta, mas mesmo saudáveis :)

Fórum de discussão

SaúdeFrugal

Iniciado por Eduardo Corassa 23 Out, 2011. 0 Respostas

Olá a todos, sigo a dieta frugívora higienista, nomeada pelo Dr. Douglas Graham de 80/10/10 há 5 anos. Como não existe literatura em português, sobre o assunto, ou sobre a Higiene Natural ou até…Continuar

Inicio de dieta crudivora (alimentos vivos nao processados)

Iniciado por Natacha 27 Nov, 2010. 0 Respostas

No Verao experimentei iniciar uma alimentacao baseada apenas em alimentos naturais nao processados. Ou seja, basicamente fruta e legumes, tudo sem ser cozinhado nem processado. A transicao nao é…Continuar

Tags: saúde, Comida

80-10-10 o que significa?

Iniciado por Kassula. Última resposta de Kassula 12 Maio, 2010. 4 Respostas

O.k. então vou postando aqui regularmente alguns princípios desta dieta...Antes de mais esta é uma dieta crudívora... ou seja os alimentos são consumidos no seu estado inteiro (arroz, massas e…Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de portugalvegan para adicionar comentários!

Comentário de Fabio Acciai em 26 abril 2011 às 22:52

Hello everybody,
I’m writing to ask you for some suggestions on our trip to Portugal.

I’m not good for speaking or writing in Portuguese. For me is better in English (or Italian).  

So we need some suggestions/advices on vegan/vegetarian friendly : Hotels, Organic
Farms, Bed and Breakfast, Shops etc.

Also we prefer to choose Fair Trade and Local products, and to use Public Transport.

We have already found a lot of restaurants vegan/vegetarian friendly.

Basically we have a problem to discover some accommodations.

A Bed and Breakfast near a sandy beach is our little dream.

We are vegan, and we’d like to support people with the same ideals as us.

Looking forward to receiving advices.

Best wishes,

 

Fabio and Maria

Tuscany (Italy)

Comentário de FLORॐ DEॐ LISॐ: em 5 março 2011 às 14:20
Comentário de Natacha em 9 dezembro 2010 às 23:47

Olá Maria

Na Alemanha compram-se produtos de leite nao pasteurizado. O queijo raw é de cabra. Por mim acho mais seguro do que os produtos pasteurizados. Principalmente se forem de qualidade controlada, origem biológica. Mas mesmo assim, só como lacticinios de vez em quando, se sinto falta. Nao precisamos de tanta proteina como nos querem fazer crer.

Quanto aos ovos só como se conseguir ovos de galinhas cujo dono conheco. Sem carimbos e galinhas soltas que comem da terra. Além disso só como a gema, a clara dispenso. Foi um conselho de pessoas que sao crudivoras há muitos anos. Acredito que a longo termo precisamos de proteinas animais e assim protegemo-nos de problemas de deficiência de vitamina B12.

Qualquer dúvida estou à disposicao ^_^

Beijinhos

Comentário de Natacha em 27 novembro 2010 às 21:52
Comecei a comer alimentos vivos faz agora quase um mês e sinto-me lindamente :-) Nao sigo a dieta 80 10 10, porque por enquanto acho que nao é para mim e nos países do norte torna-se complicado no Inverno. No entanto, reestrurei a cozinha, os hábitos e até o espirito (he he) e devo dizer que me sinto com uma energia incrivel. Já nao preciso de café :-))
Comentário de Kassula em 30 agosto 2010 às 0:08
o SENHOR que está na foto em baixo é Doug Graham... escritor do livro que defendo neste site: 80-10-10, crud'ivoro mas uma corrente mais higienista... mais saudável... e científica. CUIDADO COM OS CHARLATÕES.
Comentário de Kassula em 29 agosto 2010 às 23:46
penso que restaurantes não existem mas sei de uns cafés em Lisboa que fazian o 'sumo da vida'.

se gostaste desse então o que dizer deste com 57 anos
http://www.30bananasaday.com/forum/topics/dougsters-muscles?id=2684...
Comentário de Marika Nirankari em 29 agosto 2010 às 15:01
Este raw vegan é algo extraordinário. Com os seus 47 anos parece um rapaz de 30. Porque? Retirou toxinas da sua alimentação. Bora!!!

http://www.markusrothkranz.com/go_raw_now/go_raw_now.html
Comentário de Marika Nirankari em 29 agosto 2010 às 14:58
Existe algum restaurante raw vegan in Portugal?
Comentário de Kassula em 25 maio 2010 às 22:11
olá ana ... tás à vontade para expor as tuas opiniões :)... não é confronto nenhum :)... o.k.... o uso do fogo para cozinhar e a importância do fogo na nossa evolução... no fundo nós somos a evolução do planeta, nós somos o planeta, o planeta existe há quê?? 400 biliões de anos... enquanto que nós andamos cá há 200 mil anos... e apenas nos ultimos 10 mil começámos a utilizar o fogo... nós somos o planeta e só assim se explica que a humanidade partilhe pensamentos universais como se de uma consciência colectiva se tratasse, isto é como se fosse a consciência do planeta, c.f. kymatica no youtube, ... em relação ao uso do fogo no mundo vegetal, na minha opinião, lá está a informação está disponível mas também muita contra-informação, cabe a cada um informar-se de acordo com aquilo que para ele faz mais sentido baseado em factos claro está, na minha opinião, a única vantagem do fogo nos vegetais é que nos permite tornar mais digestíveis certas plantas que de outro modo seriam menos digestiveis para o nosso tracto intestinal, e por outro lado como a comida está cozida... ocupa menos espaço no estômago o que nos permite comer mais e deste modo ingerir mais nutrientes, no caso dos vegetais. No entanto o uso do fogo vem destruir as enzimas existentes nos alimentos, não incluo os cereais, carnes ou lacticínios na secção dos alimentos, o que vem além de outras coisas sobrecarregar a digestão... a digestão e as emoções são as duas fontes de maior desgaste físico para o corpo humano. O fogo vem também desidratar os alimentos, retirando-lhes a àgua neles existentes, mais uma vez dificulta a digestão e uma absorção óptima dos nutrientes... por penúltimo e mais importante o uso do fogo vem alterar os componentes nutricionais, esta alteração caracteriza-se pelo que se chama de produtos cancerígenos para o nosso corpo, mesmo os vegetais a baixas temperaturas libertam acrimilase... químico cancerígeno que em altas doses é bastante prejudicial para a saúde... os testes usados no entanto ainda não são exactos o suficiente para determinarem a quantidade de acrimilase libertada pelos vegetais cozidos... mesmo a vapor e a baixas temperaturas. Em último, esta comida vem além de dificultar o processo digestivo, e se a digestão requer uma grande parte da nossa energia como será possível o corpo auto-regenerar-se???, vem também tornar o nosso sangue mais àcido, o que penso que estamos todos de acordo é o ambiente ideal para o desenvolvimento de cancros.
Quanto aos cereais, na minha opinião, é comida de aves... elas sim conseguem germinar as sementes no papo e em pleno vôo razão pela qual lhes permite voar grandes distâncias... para nós as sementes são tóxicas... vamos germiná-las para quê??? ah e tal as proteínas... lá está eu acredito que as proteínas não são sequer uma questão... mais não equivale a melhor... o nosso corpo não necessita de grandes quantidades de proteína, assim como não necessita de grandes quantidades de gordura, desde que ingeramos a quantidade suficiente de fruta, sim as frutas têm proteína e gordura, nas proporções correctas para o nosso organismo desde que comamos fruta suficiente. Os cereais refinados são como um kg de açucar... ou ainda pior frutose... calorias vazias, nutricionalmente nulas, 100% hidratos de carbono complexos que nos vêm engrossar as paredes do estômago e intestinos dificultando a absorção nutritiva e funcionamento do corpo. Para que preciso de hidratos de carbono complexos se posso obter hidratos de carbono simples??, muito mais fácil de transformar em glicose, o alimento das células, todo o excesso de gordura e de proteínas o corpo terá que transformar primeiro em hidratos de carbono simples e depois em glicose para entrarem nas células e o que não conseguir metabolizar será transformado em gordura e armazenado... o que é um kg de açucar senão a extração do açucar da fruta em produto condensado... mas para que preciso eu desse açucar vazio em calorias??, sem fibras e sem àgua... que o figado não vai conseguir metabolizar convenientemente e grande parte dele irá ser transformado em gordura??... os cereais refinados ainda pior... já para não falar do seu efeito extremamente aditivo e opiáceo... opium??? ... não obrigado... como os crudívoros os conseguem consumir??? existem vários tipos de crudivorísmo eu defendo como já deves ter percebido uma corrente mais higienista e naturalista, 811 (80-10-10, as proporções ideais para uma dieta equilibrada, 80 de hidratos de carbono, 10 de proteina e gordura)... basicamente todo o alimento que não és capaz de ingerir na quantidade necessária para fazeres uma refeição é porque não é o alimento certo da dieta específica do ser humano, assim como vemos os animais na natureza que consomem apenas um alimento de cada vez, as chamadas monorefeições.... não sei a que te referes quando falas em diferentes tipos de energia... com esta alimentação e passadas as semanas de desintoxicação só vais conhecer um tipo de energia, a vibrante :)... quanto ao facto da comida ter influência na temperatura corporal isso é uma falsa questão, não é a comida que nos dá calor... é o exercício físico, o movimento, o gastar de energia, o queimar de energia... se comeres comidas pesadas vais queimar mais energia, logo vais ter mais calor suponho que terás razão... mas também vais ficar sem energia após a digestão para manter o teu corpo quente... porque já não tens energia de sobra para gastar e voltas a comer e por aí afora... o estômago no inverno é mais eficiente... tenho de voltar a ver porquê... sei que a natureza antes dos meses mais frios nos dá frutos secos e abacates, pela sua grande quantidade de gordura... o homem é originário do equador e hoje em dia nós conseguimos trazer condições de aclimatização até aos nossos locais de habitação... que me digas que um vagabundo que dorme na rua necessite de uma sopa quente ... aceito, mas nós não, basta-nos fazer dez flexões por exemplo ou dez saltos e já começamos logo a ficar mais quentes. Os bébes são muito mais intuitivos e inteligentes que nós e quando nesta dieta, se souberes inglês vai a 30bananasaday.com ao grupo das mães para teres mais informação ou à secção dos videos para veres a saúde daqueles miúdos, quando nesta dieta eles instintivamente sabem o que querem comer... lembra-te não foram tão intoxicados como nós :)... o único problema com a liquidifiadora que sei é o facto da lâmina a girar gerar calor, o que não me parece que atinja mais de 45º centigrados...claro que o ideal é a comida inteira, natural, mas penso ser bastante seguro e saudável beber sumos de fruta... o pior ´mesmo é a oxidação... tens que ser rápida a beber o sumo...
Como já disse... super alimentos para mim são frutas, as da época, locais, biológicas e orgânicas o mais possível e folhas verdes escuras e tenras... mais não significa melhor... se o corpo só consegue absorver 10 para que quero 1000??... super alimentos fazem parte da contra informação e marketing negócio na minha opinião.
O que como?? 95% de fruta, outros 5% de vegetais pelos minerais, e possivelmente uma meia mão de nozes. Tudo na quantidade suficiente para atingir o número suficiente de calorias...
SIMPLICIDADE... PROSPERIDADE.

KASSULA
Comentário de ana marreiro em 25 maio 2010 às 12:54
oi kassula eu entrei aqui no grupo...à procura de sapatos e entretanto andei a ler o que por aqui se passava... eu sigo uma alimentação mais macrobiotica... até abri uma discussão no grupo de saude natural e depois é que vi este grupo e o de alimentação natural... bem eu não sou totalmente vegan (apesar de comer apenas peixe uma ou duas vezes por mês) e no conceito macrobiotico, o uso do fogo para transmutar o mundo vegetal foi um importante passo na evolução do ser humano e o uso do mesmo permite-nos adquirir diferentes tipos de energia... bem, eu não quero confrontar-te apenas partilhar e saber também a tua opinião e perceber melhor... outra coisa que para a macrobiotica é basico é o uso de cereais, sendo estes as especies mais evoluidas do mundo vegetal e base da nossa alimentação... como os crudivoros os conseguem consumir ? E é possivel ser frugivoro ou crudivoro em paises frios? E esse tipo de alimentação seria possivel fazer logo para um bebé?
Eu já participei num workshop de comida viva e depois fui ficando com duvidas sobre algumas coisas... também achei que não usam o fogo mas depois usam imenso a electricidade pelo uso de liquidificadores para preparar a comida... e eu penso que a energia electromagnetica passada para os alimentos não é tão saudável... e também fiquei com a ideia como tu também falaste aí num outro comentário que muito à base de super alimentos... na macrobiotica temos noção do que são alimentos principais e secundários... quais são os critérios que usas para escolher o que vais comer? espero não ter sido confusa...
 

Membros (48)

 
 
 

Projeto ENERGIZAR

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, especializada na facilitação de vida a Empreendedores de Transição para as Sustentabilidades.

Impulsionamos a Permacultura como filosofia e método de design em Portugal desde janeiro de 2009.

Fomos pioneiros na adaptação do Modelo de Transição à cultura e economia portuguesas!

© 2019   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço