Rede EBC

Inovação Social, Organizacional e Política | BEMCOMUM.net | hello(at)ebc.pt

En Marche! | Volt | European SpringFale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt | Podcast EBC.pt Entrevista na TSF | Opinião | Objetivo SMART: 100.000!

Informação

Farm for a future

Espaço Criado para trocar impressões sobre técnicas de agronomia e horticultura do ponto de vista ambiental económico e social

Membros: 94
Última atividade: 11 Dez, 2015

Fórum de discussão

Escaravalho da couve "Os mal casados"

Iniciado por Carlos B.. Última resposta de vitor manuel capucho paula santo 21 Abr, 2013. 6 Respostas

Olá a todos, Há dias apareceram escaravelhos na minha horta, que estão a dar conta das couves e dos bróculos. Alguém tem uma solução (mais natural possível) no imediato que me possa ajudar?Eis uma foto dos artistas:…Continuar

Tags: pragas, escaravelho

Alelopatia - Consórcios entre plantas

Iniciado por Miguel Braz. Última resposta de Paulo Bessa 12 Maio, 2012. 2 Respostas

Há muita informação sobre este importante assunto, segue uma pequena contribuição. Manejo de plantas de cobertura do solo consorciadas com…Continuar

Tags: consorciação, alelopatia, horticultura, biológica, agricultura

PRAGAS - Piolhos, o que fazer?

Iniciado por Rita Pacheco. Última resposta de Paulo Bessa 12 Maio, 2012. 2 Respostas

Estamos a passar uma fase complicada, uma batalha difícil contra piolhos!Alguém sabe de algum método natural, biológico, orgânico, para vencer esta batalha?Experimentámos pulverizar com a água demolhada de urtigas mas não é 100% eficaz e gasta muita…Continuar

Produção Agroecológica de mudas de Hortaliças

Iniciado por Miguel Braz 11 Maio, 2011. 0 Respostas

Produção agroecológica de mudas de hortaliçasPostado por Ferreira    Frequentemente o produtor de hortaliças tem seu planejamento prejudicado em…Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Farm for a future para adicionar comentários!

Comentário de Paulo Bessa em 12 maio 2012 às 15:31

Olá,

Nós aqui na Islandia crescemos um acabateiro em vaso há vários anos, numa estufa e nao temos qualquer problema. Tem cerca de 2 metros de altura e praticamente estabilizou num crescimento lento.

Mas eu tenho um abacateiro pequeno em casa e praticamente morreu (a planta nao aguentou a falta de luz durante o inverno e ficou demasiado fraca).

Comentário de Mauro Andrade Moura em 1 março 2012 às 10:31

Nunca vi um abacateiro em vazo, mas sei que as raízes dele costumam ser do tamanho do tronco e da copa da própria árvore.

Comentário de CAOS em 1 março 2012 às 8:55

Esqueci-me de uma ou duas recomendações importantes. Rega primeiro muito bem os vasos antes da aplicação (convém a planta estar bem hidratada). Testa primeiro numa planta ou parte da planta. Nunca experimentei em abacateiros e por vezes pode haver plantas mais sensíveis aos tratamentos que outras.

Comentário de CAOS em 1 março 2012 às 8:46

Viva Ricardo. Provavelmente os abacateiros estão a dizer-te que querem saír dos vasos para um pedaço de terra mais alargado. Estão a entrar em stresse, sem espaço para desenvolver as raízes, ficam fragilizados e são mais facilmente atacados. Aconteceu-me este ano com o alecrim que tenho ainda em vasos (às vezes não conseguimos fazer o que as plantas nos pedem).

Se forem poucas plantas podes sempre tentar esmagar as cochonilhas com as mãos. Se tiveres uma grande quabtidade podes tentar sufocá-las com óleo e sabão, uma solução semelhante à que é recomendada para os piolhos. Uma colher de sopa de óleo de cozinha, uma colher de detergente (sabão de potassa ou Ecover da loiça - não uses fairy, ou outros detergentes muito poluentes). Misturar os dois em emulsão e depois juntar um litro de água e borrifar as plantas com essa mistura. É preferível borrifar à hora de maior calor e repetir o tratamento algumas vezes.

Comentário de Ricardo em 29 fevereiro 2012 às 21:58

Olá CAOS e todos os membros deste grupo. Qual a solução para as conchonilhas? Segundo o que li existem dois tipos, o que me está a atacar os meu abacateiros é aquele tipo que produz uma substância branca tipo algodão ou casulo do bicho da seda. Estes abacateiros são relativamente novos, estão em vasos e são enxertados.

Um abraço e bem hajam!

Comentário de Nascimento João em 29 fevereiro 2012 às 12:17
Comentário de CAOS em 17 fevereiro 2012 às 1:41

Tenho alguma experiência em Agricultura Biológica (estou certificado desde 2006 como produtor de hortícolas e estou agora a inicar-me na fruticultura). Estou disponível para partilhar alguns dos conhecimentos que fui coleccionando. Sejam o mais concretos possível na descrição das doenças e se possível façam fotos dos insectos que consideram pragas. Há soluções para tudo... sem químicos:-)

Comentário de MARIA DO CARMO MARTINS DE SOUSA em 30 novembro 2011 às 17:28

OLÁ   BOA TARDE!

ESTOU A INICIAR  PARTICIPAÇÃO NESTE GRUPO.

NA MINHA MINI HORTA TENHO DIVERSAS PLANTAS E ARVORES QUE FREQUENTEMENTE APARECEM COM UMA DOENÇA QUE LHE PROVOCAM ASPECTO DE FOLHAS QUEIMADAS,PARECENDO  QUE FORAM ATINGIDAS POR  UMA CHAMA DE FOGO, O QUE LHE PROVOCA A MORTE.ALECRIM,ALFAZEMAS,

MACIEIRAS, É FREQUENTE. QUAL O NOME DA PRAGA? QUAL O TRATAMENTO??

ALGUÉM SABERÁ EXPLICAR?

OBRIGADA.

MªMARTINS

 

 

 

Comentário de Chelonia mydas em 19 maio 2011 às 22:15

Boas,

Andei pela TPP à procura de informação sobre AGRICULTURA e fiz uma pesquisa nos Grupos. Encontrei 7 que me pareceram complementares:

 

Por ter achado interessante esta ligação pensei em deixar esta nota e saber se não poderiam ligar os grupos para ser mais fácil de consultar (tipo com links na descrição dos grupos ou criando um local comum na ficha dos Grupos).

O que achas? Vou postar esta mensagem nos outros grupos também...Pode ser que ajude outros "pesquisadores".

A propósito, bom trabalho!!

Comentário de Sara Tudela Zúquete em 28 abril 2011 às 12:04
mhmmm... e cadê os belos animais indispensáveis a qualquer FARM? :)
 

Membros (91)

 
 
 

BEMCOMUM.net Conferences

The NOVA.policies Conference. Registrations.

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, especializada na facilitação de vida a Empreendedores de Transição para as Sustentabilidades.

Impulsionamos a Permacultura como filosofia e método de design em Portugal desde janeiro de 2009.

Fomos pioneiros na adaptação do Modelo de Transição à cultura e economia portuguesas!

© 2018   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço