10 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

MktLab

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, focada no projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Informação

ALIMENTAÇÃO CRUA

São cada vez mais os amantes da comida não cozinhada - a que se chama «crudivorismo» geralmente - pois está provada a sua eficácia na saúde.

Membros: 119
Última atividade: 13 Abr, 2016

Fórum de discussão

SaúdeFrugal

Iniciado por Eduardo Corassa. Última resposta de Maria Gomes 1 Jul, 2012. 1 Resposta

Informações sobre o crudivorismo vegano frugívoro e o higienismo emwww.saudefrugal.comouwww.saudefrugal.blogspot.com…Continuar

Slowfood vs Locavore

Iniciado por Alexandre Sequeira. Última resposta de Alexandre Sequeira 16 Maio, 2011. 6 Respostas

Boas a todos, tenho andado a fazer umas pesquisas mas ainda nada de concreto.Os conceitos dos movimentos Slowfood e Locavore penso-se que se enquadram na temática, e gostava de saber de algumas opiniões vossas.Se nós somos aquilo que come-mos, já…Continuar

Links a ver...

Iniciado por Alexandre Sequeira 13 Maio, 2011. 0 Respostas

Aqui ficam alguns links a ver... Se acharem por bem que vá adicionando mais ou vocês também tenham outras fontes, pff. toca a add. :) …Continuar

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de ALIMENTAÇÃO CRUA para adicionar comentários!

Comentário de MARIA ॐ ॐ LUISAॐ: em 18 fevereiro 2014 às 0:52
Magia das flores na culinária.

Flores comestíveis:

A capucine, vermelha, laranja, rosa, e amarelo que floresce o ano inteiro. O miniamor-perfeito em suas cores clássicas roxo, vermelho, lilás, amarelo e branco. A calêndula amarela e laranja com um aroma especial. E, ainda, a flor de abobrinha, a de funcho e a de tomilho. E, já no final da safra, a flor de bourrache ou bourago que floresce somente durante o inverno.



Podemos montar saladas coloridas e deliciosas, é só misturar os ingredientes e temperar como desejar
Comentário de MARIA ॐ ॐ LUISAॐ: em 18 fevereiro 2014 às 0:50

Comentário de Vera Filipa Ripley em 26 janeiro 2012 às 21:33

Desde que foi publicado há mais de 30 ANOS, o livro "Survival 21st Century" de Victoras Kulvinskas tem sido uma referncia e inspiração para todos os que buscam uma vida saudável baseada nas LEIS DA NATUREZA.

"Viktoras' pioneering work is considered by many as a "New Age Bible" in the holistic and health field. Although written 27 years ago, it was the first holistic book to be published with medical journal references. Viktoras popularized Dr. Ann Wigmore and wheatgrass. He discovered Sunflower Greens and Buckwheat Lettuce and brought them to the mainstream. Within the book, a few of the most outstanding features are: insight into practical spirituality and dietary/spiritual relativism; development of positive mind set 99% of the time; how be free oneself of menstruation; a new paradigm of cancer - theory and cure, as proven to work successfully at the Hippocrates Health Institute and transition back to the land orientation; love, tantra and karma."

http://www.amazon.com/Survival-into-21st-Century-Planetary/dp/09332...

Comentário de Eunice Maria Rico Santos em 25 janeiro 2012 às 10:43

Olá, só agora vi o vosso grupo. Sou vegetariana e ando desde há meses a introduzir mais alimentos crus na minha dieta. Como sou terapeuta naturologista e bióloga, também tenho investigado para as pessoas que me procuram para as ajudar.

Não sei como vão os vossos projectos com as receitas. Se quiserem ajuda na parte mais teórica nutricional e biológica podem contar comigo.

Comentário de Luis Miguel Trindade em 4 dezembro 2011 às 13:35

Olá a todos! Antes de mais, gostaria de vos congratular pelo óptimo espaço que desenvolveram. Também eu, com a dificuldade de encontrar um espaço em Portugal que pudesse servir de comunidade para Crudivoros e Frutarianos, resolvi criar uma comunidade para todos os que se interessem pelo benefício da alimentação saudável na nossa saúde e em tudo o que nos rodeia. Trata-se de um lugar onde todos podemos trocar experiências e aprender muito mais. A todos os interessados, fica o convite. Inscrevam-se e participem! ;) Frutarianismo - Comunidade Portuguesa de Frutarianismo

Comentário de Vera Filipa Ripley em 13 agosto 2011 às 17:14

Filme sobre plantas selvagens, receitas, como identificar e comida crua!!! muito bom ;) :

 

http://permaculturaportugal.ning.com/video/wild-food-free-medicine

Comentário de Denise Pereira em 13 junho 2011 às 4:15

Olá!

Fico feliz pois agora já posso partilhar aqui alguma coisa, ainda que sem fotografias.

Durante muitos anos lutei comigo mesma para não consumir carne, mas só consegui deixar de a ingerir por completo há mais ou menos um ano. Talvez porque só nessa altura senti em mim isso não como necessidade, mas como algo natural, foi um amenizar das minhas contradições/convicções. Vivo com um vegetariano que já foi crudívero durante mais ou menos um ano e meio, e que está sempre a falar dos benificios que sentiu com esse tipo de alimentação, e recentemente tenho vindo a experimentar essas coisas, pois tenho feito uma alimentação maioritáriamente crudivera e consigo notar no corpo as alterações, uma digestão e eliminação muito mais fácil dos alimentos crus, e uma energia diferente, positiva. Depois disso, ao passar um dia com duas refeições cozinhadas, noto como as coisas demoram e me sinto mais pesada...

Lembrei-me de partilhar aqui umas receitas. Foi tudo inventado - com as frutas/vegetais de preferencia da época, e dá para fazer inumeras variações.

 

Sumo de vegetais

Ideal para beber logo pela manhã

-1 pepino

-1maçã/pera

-1 beterraba

-dente de leão

-salsa/aipo

-funcho

-1folha de couve

-rúcula

-gengibre

Comece por triturar o pepino no liquidificador, para criar líquido suficiente para esmagar o resto. Parta tudo em bocadinhos e triture bem, coe com um pano ou uma gaze, espremendo bem para aproveitar todo o sumo, e beba logo em seguida!

 

Salada verde

-alface

-chicória

-rúcula

-dente de leão

-mangericão

-rabanete

-couve repolho/coração

-alho q.b.

Corte tudo bem fininho, acrescente o mangericão no fim e salpique com tomilho limão.

 

Salada de courgete

A courgete crua é tão saborosa! Esta mistura dá uma salada maravilhosa, ideal para quando se quer uma refeição mais completa. basta ter um ralador, pois a forma como cortamos os alimentos pode ter influencia no seu sabor.

-1 courgete

- 1 pepino

- 2 cenouras

- 1 beterraba

- alho q.b.

- salsa

Corte tudo no ralador, excepto o alho e a salsa, que se deve cortar fininho. A mistura das raspas dos vegetais fica uma maravilha.

 

Tempêros

Use azeite extra virgem, vinagre de cidra ou sumo de limão.

Dispense o sal! Sinta o sabor dos alimentos e disfrute dos aromas.

Também pode acrescentar mostarda, ou uma mistura de sementes moídas.

 

Mistura de sementes

Para juntar a saladas

-sementes de sésamo

-sementes de girassol

-sementes de linhaça

Moer igual quantidade destas sementes num moínho de café elétrico, e utilizar.

 

Espero que gostem!

Comentário de Inês Cardoso em 7 maio 2011 às 19:09

Olá!

Encontrei esta notícia por acaso e resolvi divulgar aqui :)

http://sabores.sapo.pt/curso/crudivorismo-raw-food-

Abraço!

Comentário de Josué Manuel em 4 maio 2011 às 22:39

Ok Fátima, eu pensso que podemos ser radicais ou até fundamentalistas em relação a nós mesmos, o que não podemos nem devemos é  impôr as nossas "verdades" não é isso que se trata em relação a ti, claro, tu és pura, sincera e acreditas nos teus valores, o teu contributo são pequenos passos para um mundo mais saudável e harmonioso, afinal é isso que nos move...

abraço

Comentário de fatima colaço em 4 maio 2011 às 16:52
Claro que quero aderir! Sabes que comprei uma bimby de propósito para melhor moer legumes grossos! Tenho uma prima que vive na Alemanha, formada em Homeopatia/Nutricionismo Crudívoro (lá praticam a sério) e que me passa receitas estupendas - tipo salada à lavrador , tudo em crú , com couve coração e cenoura, etc. Ela estuda e adapta receitas à bimby! Ando a desafiá-la para fazer cá em Portugal um workshop sobre o tema. Achas que haveria massa crítica para tal??
 

Membros (111)

 
 
 

© 2020   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço