Rede EBC

Inovação Social, Organizacional e Política | BEMCOMUM.net | hello(at)ebc.pt

En Marche! | Volt | European SpringFale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt | Podcast EBC.pt Entrevista na TSF | Opinião | Objetivo SMART: 100.000!

Informação

Biodinâmica

Como criar um ecossistema exterior ou interior que se transforme num organismo que a partir de si mesmo seja capaz de produzir uma renovação. Aqui se trocam ideias sobre a nossa ligação com a dinâmica da natureza

Site: http://sublimart.blogspot.com/
Local: Planeta Gaia
Membros: 130
Última atividade: 26 Maio, 2015

Movimento lunar


The basis for biodynamic gardening is the belief that the land – your back yard, the farm down the road, all land – is a living (dynamic) environment that thrives only when all the flora and fauna (biology) of the area are considered

Fórum de discussão

Calendário Lunar 2010

Iniciado por paulo jorge morgado jacinto. Última resposta de silvia da floresta 30 Out, 2010. 3 Respostas

Introdução à Biodinâmica

Iniciado por Vale da Sarvinda 13 Fev, 2013. 0 Respostas

Caixa de Recados

Comentar

Você precisa ser um membro de Biodinâmica para adicionar comentários!

Comentário de Chelonia mydas em 19 maio 2011 às 22:17

Boas,

Andei pela TPP à procura de informação sobre AGRICULTURA e fiz uma pesquisa nos Grupos. Encontrei 7 que me pareceram complementares:

 

Por ter achado interessante esta ligação pensei em deixar esta nota e saber se não poderiam ligar os grupos para ser mais fácil de consultar (tipo com links na descrição dos grupos ou criando um local comum na ficha dos Grupos).

O que achas? Vou postar esta mensagem nos outros grupos também...Pode ser que ajude outros "pesquisadores".

A propósito, bom trabalho!!

Comentário de BoB o Construtor em 27 maio 2010 às 22:48
Muito interessante, saquei o pdf Paracelso - e a botanica oculta.
Pareceu-me interessante, vou ler e posto o feedback depois!
Abbraço!
Comentário de Rodrigo Silva em 5 outubro 2009 às 22:11

http://www.ted.com Every day, in a city the size of London, 30 million meals are served. But where does all the food come from? Architect Carolyn Steel discusses the daily miracle of feeding a city, and shows how ancient food routes shaped the modern world.

http://www.youtube.com/user/TEDtalksDirector
Comentário de clarisse carvalho em 3 outubro 2009 às 1:41
A Agricultura Biodinâmica é um dos desenvolvimentos das teorias de Rudolf Steiner, junto com a Medicina Antroposófica e a Pedagogia Waldorf.

[editar] Conceitos e princípios
Rudolf Steiner (1861 – 1925), fundador da Antroposofia, colocou, durante o Congresso de Pentecostes, em 1924, a pedra fundamental do berço do Movimento Biodinâmico, em forma de um ciclo de oito palestras para agricultores. Esse congresso teve lugar no castelo Koberwitz, perto de Wroclaw/Breslau, que hoje abriga a prefeitura de Kobierzyce, Polônia.

O impulso da Agricultura Biodinâmica, sendo uno com a Antroposofia, tem como conseqüência natural à renovação do manejo agrícola, a sanação do meio ambiente e a produção de alimentos realmente condignos ao ser humano.

Esse impulso quer devolver à agricultura sua força original criadora e fomentadora cultural e social, força que ela perdeu no caminho à industrialização direcionada à monocultura e à criação em massa de animais fora do seu ambiente natural.

A Agricultura Biodinâmica quer ajudar aqueles que lidam no campo a vencer a unilateralidade materialista na concepção da Natureza, para que eles possam, cada um por si mesmo, achar uma relação espiritual–ética com o solo, com as plantas e os animais e com os coirmãos humanos.

A Biodinâmica quer lembrar todos os homens que: "A Agricultura é o fundamento de toda cultura, ela tem algo a ver com todos".

O ponto central da Agricultura Biodinâmica é o Ser Humano que conclui a criação a partir de suas intenções espirituais baseadas numa verdadeira cognição da Natureza.

Esse quer transformar sua fazenda ou sítio em um organismo em si concluso e maximamente diversificado; um organismo que a partir de si mesmo for capaz de produzir uma renovação. O sítio natural deve ser elevado a uma "espécie de individualidade agrícola".

O fundamento para tal é a integração de todos os elementos ambientais agrícolas como culturas do campo e da horta, pastos, fruticulturas e outras culturas permanentes, florestas, sebes e capões arbustivos, mananciais hídricas e várzeas etc. Caso o organismo agrícola se ordene em volta desses elementos, nasce uma fertilidade permanente e a saúde do solo, das plantas, dos animais e dos seres humanos.

A partida e a continuidade desse desenvolvimento ascendente da totalidade do organismo-empresa é assegurado pelo manejo biodinâmico dos tratos culturais agrícolas e do uso de preparados apresentados pela primeira vez por Rudolf Steiner durante o Congresso de Pentecostes. Trata-se de preparados que incrementam e dinamizam a capacidade intrínseca da planta a ser produtora de nutrientes, seja por mobilização química, transmutação ou transubstanciação do mineral morto ou por harmonização e adequação na reciclagem das sobras da biomassa produzida. Preparados que simultaneamente apóiam a planta a ser transmissor, receptor e acumulador do intercâmbio da Terra com o Cosmo.

Adubar na biodinâmica significa, portanto, aviventar ou vivificar o solo e não apenas fornecer nutrientes para as plantas.

A única preocupação que devemos ter é o que fazer para que isso aconteça. Nesse caso é possível abster-se de tudo que hoje em dia parece ser imprescindível. Na Agricultura Biodinâmica não se usam adubos nitrogenados minerais, pesticidas sintéticos, herbicidas e hormônios de crescimento etc. A concepção do melhoramento biodinâmico dos cultivares ou das raças está em irrestrita oposição à tecnologia transgênica. A ração para os animais é produzida no próprio sítio ou fazenda e a quantidade dos animais mantidos está em relação com a capacidade natural da área ocupada.

O agricultor biodinâmico está empenhado em fazer somente aquilo pelo qual ele mesmo pode responsabilizar-se, a saber, o que serve ao desenvolvimento duradouro da "individualidade agrícola". Isso inclui o cultivo e a seleção das suas próprias sementes como também a adaptação e a seleção própria de raças de animais. Além disso, significa uma orientação renovada na pesquisa, consultoria e formação profissional.

O agricultor biodinâmico aprende, dentro do processo de trabalho, a ser ele mesmo um pesquisador, aprende a participar e transmitir sua experiência a outros e formar dentro do seu estabelecimento um local de formação profissionalizante para gerações vindouras.

Uma renovação desta natureza desperta o interesse das pessoas que vivem nas cidades. Elas ligam-se com esta ou aquela fazenda ou sítio, apóiam e ajudam como podem, tornando-se fieis fregueses. Elas colaboram na formação de mercados regionais tornando-se como associados solidários mútuos. Há iniciativas novas de importância fundamental em toda parte para que a Agricultura possa enfrentar com sua autonomia regional a globalização do mercado mundial. Agricultura não é somente profissão para ganhar dinheiro, mas é principalmente encargo de vida, é vocação.

Em mais de cinqüenta países da Terra, a Agricultura Biodinâmica é praticada ao serviço do cultivo do meio ambiente e alimentação saudável do ser humano. No mundo inteiro os produtos biodinâmicos são uniformemente comercializados sob a marca deméter. A marca garante uma cultura agrícola baseada em medidas novas nos campos culturais, espirituais, políticos, legais, econômicos e ecológicos.

Para o desenvolvimento da agricultura e da cultura em geral no Brasil, será de maior significação achar personalidades suficientes que tenham a coragem e a força de iniciativa de se colocar ao serviço desta renovação da agricultura.
Comentário de clarisse carvalho em 3 outubro 2009 às 1:19
desculpem os erros...estas teclas são mt pekenitas e ainda na me habituei...
e acho que algumas na estão boas..é um e -escolas....
Comentário de clarisse carvalho em 3 outubro 2009 às 1:16
Bas, amigos biodinamios! deixo já aqui a sugestão:leiam o bordad`água que é um exelente aliado. Atenção tambem para as plntas curativas que devem ser colhidas a certas horas do dia(hora de marte, hora de venus; etc)
leiam livros ou pesquisem ocultismo e plantas e escritos de Paracelso:
hei e xcrever unstemas tb...boas dinamicas!
Comentário de Ana Margarida Patricio ALpande em 14 agosto 2009 às 9:47
Olá Helder!

Estudei astrologia uma serie de anos e estou neste momento a descobriri tanto a permacultura e a agricultura biodinamica...este ano em setembro vou tentar fazer a sementeira pelo calendário lunar apelicando princiopios da permacultura que já vinha aplicando...vamos ver o que vem da experiência! Mas os principios básicos da bio-dinâmica fizeram-me todo o sentido!!!
 

Membros (127)

 
 
 

BEMCOMUM.net Conferences

The NOVA.policies Conference. Registrations.

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, especializada na facilitação de vida a Empreendedores de Transição para as Sustentabilidades.

Impulsionamos a Permacultura como filosofia e método de design em Portugal desde janeiro de 2009.

Fomos pioneiros na adaptação do Modelo de Transição à cultura e economia portuguesas!

© 2018   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço