10 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

MktLab

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, focada no projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!.

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos
Tenho andado a estudar o comportamento das abelhas e tenho visto alguns case studies, por forma a ter algumas luzes sobre como instalar uma colmeia em casa. Sinto um especial interesse pelas colmeias egípcias, que são cilindros escavados na parede, apenas com um entrada e saída.

Vi este link, que mostra mais algumas opções:
http://outdoorplace.org/beekeeping/natural.htm

No fundo, o que eu precisava mesmo era de uma solução:
Como fazer uma colmeia muito pequena, o mais natural possível, que não pareça uma colmeia e não dê nas vistas, e que não requeira a utilização de muitas ferramentas.

Alguém conhece alguma solução?

Um abraço a todo o grupo!
Cristina

Exibições: 1472

Respostas a este tópico

Viva.

Estava a ler o seu post e na minha opinião, será importante pensar no bem-estar da colónia em vez de se preocupar com a redução da dimensão da colmeia. Não me leve a mal. Qual o seu verdadeiro interesse, obter uma colónia de abelhas fortes, saudáveis e das quais com todo o respeito retira mel para seu proveito? Ou uma pequena colmeia em jeito de mascote que não consegue desenvolver-se e equilibra-se por se encontrar num espaço demasiado limitado? Acima de tudo, penso que o mais importante será o de definir se tem condições para ter uma colmeia. As dimensões de um ninho e falo apenas de uma alça (na apicultura convencional e mobilista) ainda é razoável. A colónia precisa de espaço para se desenvolver e produzir para ela e para si. Será viável essa ideia de colmeia reduzida? Para as abelhas, pergunto. No seu estado selvagem, uma colmeia ainda tem uma dimensão razoável e o número de individuos é elevado. Posso perguntar-lhe a motivação?

De que forma pretende fazer as operações na dita colmeia? 

Cumprimentos

PS: só agora vi a data deste post. A minha resposta poderá estar já desatualizada.

RSS

© 2019   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço