11 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

Grupos

PREC XXI

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, promotora do projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!

Tenho andado a estudar o comportamento das abelhas e tenho visto alguns case studies, por forma a ter algumas luzes sobre como instalar uma colmeia em casa. Sinto um especial interesse pelas colmeias egípcias, que são cilindros escavados na parede, apenas com um entrada e saída.

Vi este link, que mostra mais algumas opções:
http://outdoorplace.org/beekeeping/natural.htm

No fundo, o que eu precisava mesmo era de uma solução:
Como fazer uma colmeia muito pequena, o mais natural possível, que não pareça uma colmeia e não dê nas vistas, e que não requeira a utilização de muitas ferramentas.

Alguém conhece alguma solução?

Um abraço a todo o grupo!
Cristina

Exibições: 1491

Respostas a este tópico

Viva.

Estava a ler o seu post e na minha opinião, será importante pensar no bem-estar da colónia em vez de se preocupar com a redução da dimensão da colmeia. Não me leve a mal. Qual o seu verdadeiro interesse, obter uma colónia de abelhas fortes, saudáveis e das quais com todo o respeito retira mel para seu proveito? Ou uma pequena colmeia em jeito de mascote que não consegue desenvolver-se e equilibra-se por se encontrar num espaço demasiado limitado? Acima de tudo, penso que o mais importante será o de definir se tem condições para ter uma colmeia. As dimensões de um ninho e falo apenas de uma alça (na apicultura convencional e mobilista) ainda é razoável. A colónia precisa de espaço para se desenvolver e produzir para ela e para si. Será viável essa ideia de colmeia reduzida? Para as abelhas, pergunto. No seu estado selvagem, uma colmeia ainda tem uma dimensão razoável e o número de individuos é elevado. Posso perguntar-lhe a motivação?

De que forma pretende fazer as operações na dita colmeia? 

Cumprimentos

PS: só agora vi a data deste post. A minha resposta poderá estar já desatualizada.

RSS

© 2020   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço