10 anos de Rede EBC! Fale connosco: +351 239100351 ou hello(at)ebc.pt Renew Europe Entrevista na TSF | Opinião | Sítio institucional Rede EBC.

MktLab

Economia de Transição

Somos uma Rede Social, com mais de 6.000 membros, focada no projeto ENERGizar.pt.

Misturamos essencialmente conceitos de Empreendedorismo Social com Modelos e Projetos de Desenvolvimento Sustentável (Permacultura, Transição, EBC, BCSD, B Corp) desde janeiro de 2009, porque como diz Peter Druker, a melhor forma de prever o futuro, é criá-lo!

Vídeos

  • Adicionar vídeo
  • Exibir todos

Detalhes do evento

Eco Parque Fonte da Pipa

Horário: 24 abril 2018 às 18:00 a 25 abril 2018 às 19:00
Local: fonte da Pipa, explicação do projeto e defenição de parcerias locais
Rua: A caminho da Praia da Figueira
Cidade: aldeia da Figueira
Tipo de evento: conhecer, um, lindo, espaço, que, procura, parcerias...
Organizado por: Nuno Malta Duarte Silva
Última atividade: 23 Mar, 2018

Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descrição do evento

Motivações á implementação do Eco parque

O excesso de canas da ribeira, (Arundo Donax) e a sua parca utilização.

Ambientais:
A ribeira da Figueira que atravessa e contorna o terreno, está morta, asfixiada palas canas. O projeto prevê o arranque das canas e a limpeza da Ribeira, para que essa cessa banhada pela luz do sol que que não vê há já 2 décadas. desde que deixou de ser usada como caminho de bestas.
A ribeira atualmente não recebe qualquer raio de sol. Os dejetos andrajosos e malcheirosos arrastados pelas enxurradas jazem, pendentes nas canas. É uma imagem pesarosa iluminada por lanternas. Ninguém diria, que estamos no seio do PNSACV. A superfície da agua parece pele repuxada. Uma alcatifa ondulante castanha com riscas cinzentas.

Revolucionarias:
Uma revolução necessária, transformar uma planta evasiva num material útil. Esta revolução levara a uma obtenção de valor para a planta. Tornará a limpeza das ribeiras mais frequentes se não sistemáticas.

Educacionais :
A transmissão de conhecimento antigo para os mais jovens, na valorização deste material, em detrimento de artigos plásticos. haverá tardes a apreender a fazer cestos, caixas, gaiolas, carrinhos, chapéus, instrumentos musicais e outros. Tudo só com canas. haverá aulas, de fazer sabão , velas trabalhar o barro… . Caminhadas guiadas para interpretação de elementos naturais.

Economicas:
Um Parque como este se propõe ser, será certamente um importante dinamizador da economia local, tanto para prestadores de serviços como para produtores e agricultores.

Caixa de Recados

Comentar

RSVP para Eco Parque Fonte da Pipa para adicionar comentários!

Entrar em Rede EBC

Comparecer (1)

© 2020   Criado por BEMCOMUM.net.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Política de privacidade  |  Termos de serviço